2ª edição do Sarau Cultural emociona público em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Sabores Históricos e Culturais de um Novembro Negro. Esse foi o tema da 2ª Edição do Projeto Novembro Negro de Campo Formoso. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, realizado na manhã desta quarta (20), no auditório do Centro Cultural.

Uma manhã histórica e emocionante, onde alunos, professores e familiares se encontraram para prestigiarem várias apresentações culturais em alusão ao dia da Consciência Negra. Um momento que somou conhecimentos, descobertas e vivências coletivas.
Além das apresentações de música, poesia, dança, monólogo, cotação de história, esquete teatral, a estética africana e afro-brasileira foi manifestada nas roupas, nos cabelos trançados, acessórios, talentos, habilidades, conquistas e histórias de vida através de representatividades negras com destaque na política, literatura, mundo artístico, no trabalho e na vida social.

Grandes nomes foram lembrados, como do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a ex-primeira dama Michele Obama, da afro-brasileira Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, do ilustre capoeirista baiano, Mestre Bimba, do dramaturgo e artista plástico, Abdias Nascimento e dos jornalistas Heraldo Pereira de Carvalho e Maria Júlia Coutinho Portes, ou simplesmente Maju, âncoras da Rede Globo de televisão.

Também não faltaram homenagens aos quilombolas locais: o Secretário de Agricultura, Hélio Alves e as professoras Cleide Alves, Hilta Costa e Laurentina. Um momento marcado por emoção e orgulho, pois todos os presentes puderam conhecer suas histórias, de muitas lutas, mas, sobretudo de conquista e superação.

O grandioso evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Anizete Laborda, da Coordenadora do Departamento de Cultura, Nildinha Galvão, do vereador Daniel Muniz, além de professores, familiares e alunos do Colégio José Telésphoro Ferreira de Araújo, Colégio Maria do Carmo gestão compartilhada com a PM e a Escola Luiz Viana Filho.