Agentes de trânsito recebem fardamento novinho para iniciar trabalho na rua; veja fotos

Os agentes da Superintendência de Trânsito de Campo Formoso receberam na manhã desta sexta-feira (01), na sede da Prefeitura, fardamentos novinhos para o trabalho em campo. A entrega foi realizada pelo vice-prefeito Ismael Pereira, a secretária de Administração, Maria Celeste, o vereador Vasconde Gomes, secretário de Infraestrutura Valmir Ferreira e o secretário de Agricultura Hélio Alves. A medida segue uma tendência nacional e faz parte da modernização assumida pela atual gestão, com a implantação da municipalização do trânsito na cidade. O novo fardamento conta com o padrão de calças pretas e camisas em tom de amarelo mais intenso e refletivo. O incremento inclui botas, cinturões, bonés e porta-objetos.

A Municipalização do trânsito em Campo Formoso será efetivada a partir de hoje, 1º de março. Isso quer dizer que a Prefeitura será responsável, através do órgão de trânsito, pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito. Também assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

Com a novidade, podemos elencar cinco vantagens:

1. Implantação dos serviços de estacionamento rotativo regulamentado, zona azul;
  2. Multas municipais por infração à legislação de trânsito;
  3. Redução dos custos hospitalares com a redução de acidentes;
  4. Melhoria da qualidade do trânsito urbano e consequentemente melhoria da qualidade de vida da população com o controle da poluição sonora e ambiental;
  5. Formação mais adequada dos alunos de escolas municipais como usuários de trânsito.

Campanha educativa

Desde o primeiro semestre de 2018, a prefeitura vem desenvolvendo campanhas de conscientização sobre a municipalização preparando a população para essa mudança por meio da aplicação de multas educativas, instruindo condutores, levando para as escolas municipais palestras e atividades lúdicas, bem como preparando as vias com sinalização adequada vertical (placas), horizontal (pinturas na via), em conformidade com a legislação, capacitando os agentes, entre outras ações. Por isso, ninguém pode dizer que não foi avisado!

Fiscalização

A fiscalização de trânsito, além de mantenedora da eficácia das normas legais, cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas. O papel do agente de trânsito, além do que traz o Código de Trânsito Brasileiro, que está em fiscalizar o cometimento de infrações e colaborar com a organização do fluxo de veículos, age também como educador e organizador para manter a disciplina nas vias públicas das cidades. Ele também pode ter função de suporte, em caso de acidentes e até na realização de eventos, em que se faz necessário o ordenamento do fluxo de pedestres e veículos.

A fim de manter a ordem e coibir infrações, o agente de trânsito na função de fiscalizador das normas jurídicas, está autorizado a autuar condutores que cometem infrações em trânsito. E neste sentido, sua ordem tem prioridade sobre os demais sinais e normas de trânsito (conforme previsto no artigo 89 do CTB).

Multas eletrônicas

Em Campo Formoso, os agentes de trânsito usarão o sistema de Prontuário Eletrônico, que utiliza de smartphones e tablets para fiscalizar veículos e condutores. A medida permite o registro de infrações e eliminará as multas em papel. Os equipamentos utilizam o sistema operacional Android e possuem software de consulta de dados e registros de autos de infração.

Com o novo sistema, também será possível consultar as informações dos veículos e condutores, comprovar a validade de documentos, como carteira de habilitação e Certificado de Registro do Veículo.

Mais Orientações:

• Faixa banca: pode estacionar desde que esteja a cinco metros da esquina;
  • Faixa amarela: proibido estacionar;
  • Faixa azul: indica o estacionamento rotativo sempre do lado direito. De acordo com o Art. 49 do Código de Trânsito, é desse lado que o embarque e desembarque devem ocorrer, exceto para o condutor. As faixas da esquerda são destinadas  às ultrapassagens;

Prefeitura de campo Formoso – Cidade em Transformação