Alunos da Rede Estadual de Ensino participam de visita técnica a Fazenda Quina

Alunos da Rede Estadual de Ensino participam de visita técnica a Fazenda Quina


Técnicos da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo realizaram dia de campo com os alunos do curso técnico em Agronegócio, atendendo à demanda do Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva. A visita aconteceu na comunidade da Fazenda Quina, 36 km da sede no município, na região de Tiquara, onde os alunos puderam vivenciar na prática as disciplinas trabalhadas em sala de aula. Entre os conhecimentos construídos em campo pode-se mencionar a realidade de uma comunidade tradicional de Fundo de Pasto, o processo organizativo local, gestão e administração de uma propriedade rural, Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER e ecologia humana e de produção.

Durante a visita guiada os alunos visitaram os empreendimentos da comunidade, cisternas de captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano e produção, plantio adensado de palma, cultivo de mandioca, apriscos individuais e coletivos e demais empreendimentos de produção não agrícola.

“A interação do conhecimento técnico com a vivência do agricultor é importante para adoção de técnicas e tecnologias viáveis ao desenvolvimento do processo produtivo, sempre partindo da realidade que o sujeito está inserido. É válido salientar que para a execução exitosa de um trabalho de ATER, o técnico precisa entender que a construção do conhecimento faz parte de um processo dialógico entre o conhecimento acadêmico e os saberes e fazeres do agricultor”, diz Jaziel Santos, Chefe de Departamento de ATER).

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação