Audiência Pública realizada na manhã desta terça (07) apresentou propostas para LDO 2020

Foi realizada, pela Prefeitura de Campo Formoso na manhã desta terça-feira (07), a audiência pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente à 2020.

A audiência foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e serviu para apresentar as metas e prioridades orçamentárias e as previsões de receitas e despesas para o exercício financeiro de 2020. Durante o evento, a contadora Dilzete Barbosa explanou sobre como funciona a LDO, como ela é elabora e apontou os programas e áreas que serão priorizados pela gestão em 2020.

A plateia contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores e comunidade em geral, que assistiram atentamente à apresentação.

LDO

Em toda gestão é necessário que haja a construção do Plano Plurianual (PPA). Este se caracteriza por ser um plano estratégico onde as táticas de governo estão encorpadas. Feito o PPA, nos quatro anos de gestão é necessário que se discuta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LDO funciona como um link entre o PPA e a LOA, ou seja, é nela onde são postas as diretrizes, onde será avaliado o plano de governo e o que foi cumprido até então e o que a gestão pretende ainda cumprir. Em suma, através dela é que se pode fazer uma “revisão” daquilo que está no PPA, além de fixar diretrizes que irão nortear a construção da LOA. Já a LOA, tem o papel de efetivar aquilo que está no PPA e na LDO.