Auxílio Emergencial: saiba como usar o dinheiro da melhor forma; confira

Auxílio Emergencial: saiba como usar o dinheiro da melhor forma; confira


Diante das dificuldades financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus, o auxílio emergencial do governo, no valor de R$600 ou mais (a depender da situação), tem sido de grande ajuda para muitos trabalhadores e suas famílias.

Mas é importante ressaltar que esse recurso precisa ser usado de forma consciente, afinal, não é possível saber quando essa crise chegará ao fim.

Neste momento, é preciso ter cautela e organizar os gastos para que sejam realizados com prudência, então, separamos algumas dicas para te ajudar a saber a melhor forma de utilizar o valor do auxílio emergencial.

Confira as dicas para o bom uso do benefício:

1- Priorize o valor do auxílio para adquirir itens essenciais: opte por comprar alimentos e itens de higiene e limpeza. Uma opção é fazer as compras em mercados de bairro, de maneira a apoiar os pequenos empresários. Outro caminho é procurar os supermercados atacadistas, que costumam ter preços mais em conta, fazendo o dinheiro render.

2- Evite gastar por impulso: a dica é fazer uma lista de compras detalhada, considerando itens e quantidades. Como a recomendação é evitar sair de casa com muita frequência, o ideal é que as quantidades sejam o suficiente para abastecer sua casa por um período de duas semanas a um mês.

3 - Priorize as contas: As necessidades básicas não esperam e precisam estar entre as prioridades. Comece separando o dinheiro para pagar as contas de: água, telefone, energia, gás, farmácia, entre outras. Esses serviços são essenciais no dia a dia e precisam de atenção especial.

4- Olhe além das compras de itens básicos: esta é uma oportunidade de organizar o orçamento doméstico como um todo. O planejamento financeiro diante de uma mudança brusca de renda é essencial para evitar entrar em dívidas.

5- Reveja as finanças da casa diante da nova realidade: liste todos os gastos fixos e variáveis e veja se é possível reduzir ou eliminar alguns deles. Você pode buscar um plano de telefonia mais econômico, por exemplo.

6 - Escolha as prioridades: caso perceba que não será possível arcar com todas as contas do mês, é hora de aprender sobre suas opções e os impactos financeiros de cada uma. Depois das contas de serviços essenciais, priorize aquelas que tem os maiores juros e avalie suas alternativas.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação