Campanha alerta para risco da exploração do trabalho infantil durante pandemia

Campanha alerta para risco da exploração do trabalho infantil durante pandemia


Devido a pandemia do novo conoravírus, este ano, todas as ações em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho, estão sendo realizadas pelas redes sociais. A Campanha, que tem por objetivo, alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia, traz como o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

 A Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil - realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho – alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil diante da crise econômica mundial que, continuadamente faz com que os problemas sociais sejam inflados.

 Vale ressaltar que, o trabalho infantil doméstico não ocorre apenas dentro da própria casa. Neste atual cenário de pandemia, de isolamento social, a situação de vulnerabilidade das famílias se agrava muito, pois, os meios de sustento familiar estão reduzidos, o que pode levar a busca de estratégia de sobrevivência que poderão expor, especificamente, meninas e adolescentes mulheres a situações de maior violação de direitos.

 SÍMBOLO DA CAMPANHA

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

 É MUITO TRISTE, MUITO CEDO, É MUITO COVARDE CORTAR INFÂNCIAS PELA METADE.

 Todos juntos no enfrentamento do trabalho Infantil!

 Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação