Campanha de vacinação contra a gripe começa no interior; veja locais

Campanha de vacinação contra a gripe começa no interior; veja locais


A campanha de vacinação contra a gripe no interior do município começa nesta quarta-feira (02). A vacinação é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. 

Vale salientar que os pais ou responsáveis são obrigados a manter o cartão de vacinação de suas crianças atualizados, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, de modo que os pais podem responder por negligência, caso o menor contraia uma eventual doença ou até perder a guarda do filho de acordo com a lei 8.069/1990. Quem infringir essa determinação do poder público também poderá sofrer pena de detenção, de um mês a um ano e multa, de acordo com o Código Penal.

Quais documentos levar para a vacinação?

  • Todos deverão levar o Cartão de Vacinação da Criança e do Adulto. Caso não apresentem o cartão, no momento da vacinação será entregue um comprovante da dose da vacina recebida; Þ  Puérperas: deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto ( certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, dentre outros);
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
  • Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde - SUS devem se dirigir as Unidades que estão cadastrados para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer Posto de Vacinação.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Tópicos: