Caps realiza ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial; confira

Caps realiza ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial; confira


O Dia da Luta Antimanicomial comemorado no dia 18 de maio, foi o tema de uma ação realizada pelo Caps Vida Nova, de Campo Formoso, em parceria com o Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e apoio da Rede de Frio, na Praça Deputado Herculano Menezes. No local, a população foi orientada sobre o tema e tiveram acesso a alguns serviços gratuitos como aferição de pressão, glicemia, vacinação, etc.

Além disso, foram apresentados os atendimentos que o Caps oferece: psicológico, psiquiátrico, de enfermagem, social, odontológico, diversas oficinas e grupos, palestras, reinserção social, visita domiciliar/busca ativa e tratamento medicamentoso. 

O que é luta antimanicomial?

Um movimento nacional, iniciado na década de 70, com a participação de usuários, seus familiares e profissionais de saúde mental, que a partir de manifestações políticas e culturais, buscam superar a história de exclusão e segregação de pessoas com transtornos mentais. A luta pela garantia dos direitos, pela reabilitação e pela inclusão social, visa romper com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Tópicos: