Com municipalização do trânsito, população ajuda na fiscalização de infrações na cidade

Em mais de um ano de campanha educativa sobre o trânsito, a Prefeitura de Campo Formoso preparou a população para as novas mudanças que já estão acontecendo na cidade com a chegada da municipalização.  Aplicação de multas educativas; instrução de condutores; palestras em escolas municipais; atividades lúdicas; preparação das vias com sinalização adequada vertical (placas), horizontal (pinturas na via), em conformidade com a legislação; capacitação de agentes, entre outras ações, fez com que a população ficasse atenta do que é certo e errado. Dessa forma, a gestão ganhou um aliado para reforçar a fiscalização nas ruas e apontar, seja diretamente ao órgão responsável ou através das redes sociais, o que ainda precisa ser corrigido. Isso prova que o trabalho está no caminho certo!

A Prefeitura agradece a colaboração da população e reforça que a pessoa que flagrar qualquer ação irregular, pode fazer o registro (fotos, vídeos e texto) e enviar para o orgão responsável da administração municipal.

A instrução é que todos respeitem as leis descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): usar cinto de segurança; não falar ao telefone enquanto dirige; usar capacete; não estacionar em local proibido; respeitar o limite de velocidade; não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, entre outros. Caso haja infração de algum desses itens, a gestão adotará as medidas necessárias visto que ninguém está acima das leis.

Municipalização do trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ressalta em seu artigo 24 a obrigatoriedade da gestão municipal com o trânsito, descrevendo as competências do órgão executivo. Nelas estão incluídos o planejamento, a operação e a fiscalização do trânsito, dentre outras competências.  Buscando se adequar ás exigências legais e assim melhorar a organização de carros e pedestres em Campo Formoso, entrará em vigor nos próximos dias a Municipalização do Trânsito.

Para que isso ocorra como determina a lei, a Prefeitura em parceria com o Detran, realizou um curso de capacitação para os agentes de trânsito e guardas municipais de Campo Formoso. Nele, foram oferecidos material didáticos completos para que os alunos aprendessem novas formas e conhecimentos para tratar o público no trânsito. Entre as disciplinas estão: Legislação, Engenharia de tráfego, Psicologia, Ética, Cidadania, entre outras. Agora certificados, eles tem o papel de fiscalizar o tráfego, orientar os pedestres nas vias, tentando sempre pôr os cidadãos na ordem estabelecida pela lei.

Outra novidade é que novas placas de trânsito estão sendo implantadas, além da marcação adequada de vagas de estacionamento de motos e carros ao longo da cidade.

Zona AZUL

Para integrar essa mudança no município, já entrou em vigor o Estacionamento Rotativo Zona Azul, visando a mobilidade urbana na cidade, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias. O sistema de estacionamento rotativo é totalmente informatizado, assim não será necessária a colocação de papel no interior do carro e o sistema tanto de pagamento quanto de fiscalização se dará através da placa do veículo, por meio de aplicativo ou dos postos de venda instalados junto ao comércio local.

Todo o sistema será implantado e gerenciado pela empresa ganhadora da licitação e funcionará sob a fiscalização da Superintendência de Trânsito.

Como usar a Zona Azul Digital

1 – Baixe o aplicativo gratuito (PAREAZUL);

2 – Preencha os campos com seu número de telefone e seus dados;

3  - Informe a placa e o tipo de veículo para completar o cadastro;

4 – Clicando no botão comprar, você podem adquirir créditos e pagar por eles com cartão de crédito, débito e boleto;

5 – Depois é só clicar em estacionar na lista de carros cadastrados;

6 – Após escolher o carro, selecione a duração e deslize para ativar.

Valor das tarifas

Automóveis: