Combate ao Aedes Aegypti: ruas de Campo Formoso são pulverizadas com inseticida

No combate intenso ao mosquito Aedes Aegypti que é um agente transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya, A Secretaria de Saúde de Campo Formoso, por meio do Setor de Endemias, realizou a pulverização de ruas e vias públicas, nesta semana. Essa é uma medida emergencial que visa diminuir a população de mosquitos adultos e, com isso, conter o risco de que um ciclo de transmissão.

Os moradores devem ficar atentos e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Quando o foco do mosquito Aedes aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos munícipes, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, o Setor de Endemias Municipal deve ser acionado para remover os possíveis focos/criadouros.

Porém, em casa, alguns cuidados importantes devem ser tomados, tais como:

1. Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
  2. Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.
  3. Não jogar lixo em terrenos baldios.
  4. Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo.
  5. Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
  6. Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
  7. Se for guardar pneus velhos em casa, retirar toda a água e coloca-los em locais cobertos, protegidos da chuva.
  8. Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  9. Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.