Dia Mundial da Saúde é celebrado com atividades físicas em Campo Formoso

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no último sábado (7), a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação de atividades especial com ações de incentivo às práticas de atividade física como forma de prevenção e controle da Hipertensão Arterial e outras doenças não crônicas, já que neste mês o Ministério da Saúde também comemora o dia mundial da Atividade Física (06) e o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26).

O evento aconteceu na praça Doutor José Gonçalves, na tarde de terça-feira (10), e contou com a participação de mais de 130 pessoas, que passaram por uma avaliação prévia, como atendimento médico, avaliação física e nutricional nas Unidades Básicas de Saúde, e serão acompanhadas mensalmente pelas equipes de saúde através de um grupo controle, onde estes passarão a realizar atividades físicas na Praça Dr. José Gonçalves, no mínimo 3x por semana, acompanhados por um educador físico.

Benefícios da Atividade Física

• Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração.
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino.
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão.
  • Melhora o humor e a auto-estima.
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, diabetes melitos, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios.
  • Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.
  • Aliada ao consumo reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal. Também aumenta a massa magra corporal (músculos).

Ação faz parte do projeto 'Movimenta Campo Formoso', que foi lançado pela Prefeitura de Campo Formoso em julho de 2017, por meio da Secretaria de Saúde. Se você também quer fazer parte desse movimento, todos os dias (4h30 às 6h30 e 18h30 às 20h), inclusive final de semana e feriado (7h às 17h), a Praça Dr. José Gonçalves e a entrada da cidade estarão reservadas para que a população possa praticar exercícios físicos.