Dia Mundial do Rim: Agentes Comunitários de Saúde e Endemias participam de palestra

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de demais membros da Secretaria de Saúde participaram de uma palestra sobre a saúde dos rins, em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado na última quinta-feira (12). O evento foi realizado pela equipe multidisciplinar da Clinefro e teve como facilitador o Dr. Edvaldo Alves, além do Secretário de Saúde Charles Farias.

Sobre a Doença Renal Crônica

A doença renal crônica se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, sendo necessário o tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.