Em três anos, inúmeras ações foram realizadas beneficiando o homem do campo; confira

Em três anos, inúmeras ações foram realizadas beneficiando o homem do campo; confira


Inúmeras ações foram realizadas pela gestão ao longo dos três anos de governo, beneficiando o homem do campo, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

Na busca de atender os anseios do público predominantemente da zona rural e que representa mais de 85% do território do município, foi lançado o Programa Municipal Produzir para Transformar, como construção de política de crescimento e de fortalecimento das ações produtivas do meio rural, visando qualificar toda a cadeia produtiva das culturas caracterizadas como prioritárias e potenciais para o desenvolvimento rural do município. O Programa é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo. As áreas prioritárias do programa têm foco em Gestão, Infraestrutura, Assistência Técnica, com a premissa de atuação integrada e com acompanhamento sistêmico para desenvolvimento produtivo e comercial.

Importante ressaltar a “Parceria Mais Forte – Governo do Estado e Prefeitura juntos pela Agricultura Familiar”. Foram R$ 9 milhões injetados na produção rural e mais de R$ 3 milhões para incentivar a produção rural. Sem contar na implantação de mais dois territórios rurais, do Projeto Pro-Semiárido, beneficiando 8 comunidades e mais de 240 famílias.  Só para ter ideia, nesses três anos de gestão, a Assistência Técnica e Extensão Rural dos Projetos Pró-Semiárido e Ater Sustentabilidade e Ater PCT’s, beneficiaram mais de 3.420 famílias.

Outra parceria importante com o Governo do Estado foi a entrega de 3 mil melgueiras e 1500 ninho que compõem 150 kits de apicultura. Cada apicultor da Associação Comunitária dos Agricultores e Moradores da Região de Cacimbinha; Associação Comunitária das Trabalhadores Rurais de Caraíba e Cooperativa Apícola e Pesqueira Campo Formoso, recebeu ainda indumentárias, núcleo de captura, alimentador, vassourinha e formão, itens necessários para trabalhar e desenvolver a cadeia de apicultura em cada comunidade. Ao todo, cada associação contemplada recebeu 50 kits.

Não podemos deixar de falar do ‘I Seminário da Cultura do Tomate e Cebola - Fortalecimento e Incentivo das Cadeias Produtivas’, que levou para cerca de 50 produtores da região de Tiquara, técnicas e tecnologias de produção, organização e comercialização do tomate e da cebola, por meio de palestras e capacitações.

Podemos ainda citar a Construção de 20 cisternas para auxiliar os produtores das comunidades de Borda da Mata, Alagadiço, Alvaçã e Algodões, melhorando a vida dos moradores dessas localidades. O cadastramento e entrega de 100 mil mudas de palmas; realização de limpezas e ampliação de aguadas comunitária, além do Alinhamento com a empresa prestadora de serviço ao Consórcio Público dos Município do Território Piemonte Norte do Itapicuru, beneficiando mais de 300 agricultores.

Ações que evidenciam que é mais que cuidar de uma cidade. É sobre cuidar de gente!

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação