Entrevistadores passam por capacitação sobre o CadÚnico

Entrevistadores passam por capacitação sobre o CadÚnico


Entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) participaram de uma capacitação direcionada na busca familiarizar os profissionais com os protocolos éticos e técnicos necessários para oferecimento de acolhimento digno à população. O objetivo é proporcionar aos entrevistadores o conhecimento sobre esse Cadastro Único e, principalmente, levar ao conhecimento deles a importância de um preenchimento com qualidade, de uma receptividade que acolha as famílias com o máximo de dignidade possível. É um momento onde os entrevistadores tem proximidade com toda a documentação, composta por um caderno de informações e entrevistas, onde se tem um conjunto de perguntas e respostas que vão propiciar a inclusão das famílias em situação de vulnerabilidade nos programas sociais do Governo Federal.

 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Trata-se de caderno extenso, contendo dados vulneráveis e instrumentais.

Desde 2003, o Cadastro Único tornou-se o principal instrumento do Estado para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Assim, funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.