Equipe do Nasf realiza palestra sobre hábitos saudáveis para mães e professores da Escola José Barreto Filho

Equipe do Nasf realiza palestra sobre hábitos saudáveis para mães e professores da Escola José Barreto Filho


A equipe do Nasf de Campo Formoso realizou um encontro com mães e professores na Escola José Barreto Filho, para falar de falando de hábitos saudáveis, atividade física e vacinação, de acordo com as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde.
Bons exemplos fazem toda a diferença na promoção da alimentação saudável. Por isso, a importância de criar ações focadas nas crianças, nos pais, nos funcionários e assim por diante.

Mas o que seria um cardápio saudável?

· Frutas: são fontes de vitaminas, potássio, fibras e bioflavonoides (pigmentos com propriedades antioxidantes). O ideal é consumir duas vezes ao dia;

· Cereais: ricos em fibras, os cereais ajudam a manter baixo o nível de colesterol ruim, melhoram o trânsito intestinal e garantem a sensação de saciedade por um longo tempo;

· Pães e torradas: oferecem energia para o organismo por serem ricos em carboidratos, que dão a sensação de saciedade. A dica é optar por pães e torradas que contenham farinhas integrais;

· Sucos, água e água de coco: hidratar-se é fundamental. Dê preferência à água de coco e aos sucos naturais ou de polpa;

· Leite e derivados: contam com altas doses de cálcio, fundamental para os ossos. O iogurte natural traz ainda mais proteínas. O queijo branco tem mais cálcio que o leite. E nos queijos amarelos, sobram as vitaminas A e D;

· Verduras e legumes: importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro;

· Proteínas: ajudam, principalmente, na formação dos músculos, ossos, pele e cabelo. Além disso, melhoram o sistema imunológico e evitam alterações hormonais.

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