Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social realizam ações de enfrentamento contra o suicídio

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. O dia 10 de Setembro é o Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada.

Em Campo Formoso a temática foi abordada em diversas comunidades do município através dos 04 CRAS e em parceria com profissionais das diversas políticas públicas como saúde e educação. As atividades de sensibilização foram desenvolvidas por meio de rodas de conversas e exposições dialogadas, promovendo um espaço de reflexão e trocas. Foram momentos ricos e importantes, sobretudo para identificação de algumas situações que demandam uma intervenção imediata junto às comunidade.

De acordo com o diretor-geral da OMS, é possível evitar o suicídio. Ele diz que, para isso, as nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.
Para o Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende voluntária e gratuitamente, sob total sigilo, todas as pessoas que querem conversar sobre o assunto. O atendimento é por telefone, e-mail, chat e voip e funciona 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV, que atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do número 188, é gratuita e pode ser feita de qualquer linha telefônica fixa ou celular.