I Fórum de Discussão da Educação do Campo é realizado no Centro Cultural de Campo Formoso

I Fórum de Discussão da Educação do Campo é realizado no Centro Cultural de Campo Formoso


O I Fórum de Discussão da Educação do Campo foi realizado nesta sexta-feira (23), no Centro Cultural de Campo Formoso, com a presença de autoridades, professores e pesquisadores da área. Trata-se de uma ação educativa que tem a finalidade de dialogar, tecer saberes/conhecimentos do campo em todas as dimensões, fortalecendo identidades e transformando vidas na perspectiva do desenvolvimento social, econômico e igualitário do campo. A ideia desse evento surgiu a partir da orientação do projeto de extensão ciclos de diálogos interinstitucionais sobre educação do campo – UNEB/MEC.

Educação no Campo

Campo Formoso é um município com uma ampla dimensão territorial, predominantemente campesino e a Rede Municipal de Ensino tem um grande desafio de ofertar uma educação que de fato contemple a educação do campo e para o campo, com suas especificidades. Uma educação legalmente respaldada, com um tratamento diferenciado e específico.

A Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso atualmente busca desenvolver um trabalho educativo a partir dos interesses, necessidades e da realidade singular e plural do nosso município. Neste sentido faz-se necessário um olhar diferenciado para as escolas do campo, uma vez que das 118 escolas da rede municipal de ensino, 100 estão localizadas no campo e dos 13.142 alunos atualmente matriculados na rede, 9.333 estão no campo.

O planejamento da educação é realizado com base na realidade e contexto destas escolas e a partir das metas do PME, com metas e estratégias específicas para a educação do campo.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação