III Jornada de Gestores reúne Diretores, Vice-diretores e Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino

“ Educação em Transformação - Direitos de aprendizagem: Currículo e Práticas Pedagógicas”. Este é o tema da III Jornada de Gestores 2020, evento destinado aos Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, sede e interior. Este ano, a jornada acontecerá em quatro dias, a abertura aconteceu nesta terça-feira (4) e o encerramento será na próxima sexta-feira (7), no Centro Cultural.

O evento iniciou-se com uma oração realizada pelo Prof. Herculano, em seguida, a Secretária de Educação, Anizete Laborda, o vice-prefeito, Ismael Pereira, fizeram seus pronunciamentos. Após a fala das autoridades, o Prof. José Renato, fez uma meditação espiritual sobre a parábola do semeador, registrado nas escrituras sagradas em Mateus 13:1-9. A Profª. Elenira recitou uma linda poesia arrancando aplausos de todo o público e a Profª Débora encerrou essa primeira parte com um momento motivacional.

As atividades da manhã foram encerradas com a palestra da Profª. Mestre Maria Elizabeth Gonçalves, discorrendo sobre o tema proposto da III Jornada de Gestores ‘Direitos de aprendizagem: Currículo e Práticas Pedagógicas’, sob a perspectiva do direito de ensinar e aprender. Ela endossou seu discurso trazendo para discussão a seguinte provocação: “O direito de aprender está vinculado com o direito de ensinar?”. Enfatizou também que só há aprendizagem, se houver uma clareza de ensino, entretanto, só existe esta clareza de ensinar e aprender dentro de uma perspectiva de educação de qualidade.

No período da tarde, os gestores receberam com grande alegria e entusiasmo a Profª Mestranda Geruza Ferreira de Souza, (gestora escolar há 12 anos da Escola Adenil da Costa Filho, em Feira de Santana-BA). Na oficina realizada, a Profª. Geruza trouxe pontos importantes da gestão escolar, dos perfis de gestores e apresentou um plano de ação para os gestores, logo depois, os inspirou a executarem dentro dos seus ambientes de trabalho algo semelhante.

A mestranda ressaltou ainda a importância da ação gestora nas escolas, “discutir, hoje, a ação gestora dentro de uma escola é de extrema importância, porque se desejamos e lutamos por uma educação transformadora, se faz necessário entender que o direito de aprendizagem dos alunos, perpassa por um trabalho com os gestores, que eles percebam que podem fazer grandes mudanças na educação”, disse.