Municipalização do trânsito vem aí: entenda as mudanças que ocorrerão em Campo Formoso

Municipalização do trânsito vem aí: entenda as mudanças que ocorrerão em Campo Formoso


O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ressalta em seu artigo 24 a obrigatoriedade da gestão municipal com o trânsito, descrevendo as competências do órgão executivo. Nelas estão incluídos o planejamento, a operação e a fiscalização do trânsito, dentre outras competências.  Buscando se adequar ás exigências legais e assim melhorar a organização de carros e pedestres em Campo Formoso, entrará em vigor nos próximos dias a Municipalização do Trânsito.

Para que isso ocorra como determina a lei, a Prefeitura em parceria com o Detran, está realizando um curso de capacitação para os agentes de trânsito e guardas municipais de Campo Formoso. Nele, são oferecidos material didático completo para que os alunos possam aprender novas formas e conhecimentos para tratar o público no trânsito. Entre as disciplinas estão: Legislação, Engenharia de tráfego, Psicologia, Ética, Cidadania, entre outras. Ao final do curso, todos receberão certificados de trânsito tendo o papel de fiscalizar o tráfego, orientar os pedestres nas vias, tentando sempre pôr os cidadãos na ordem estabelecida pela lei.

Outra novidade é que novas placas de trânsito estão sendo implantadas, além da marcação adequada de vagas de estacionamento de motos e carros ao longo da cidade.

Zona AZUL

Para integrar essa mudança no município, também entrará em vigor o Estacionamento Rotativo Zona Azul, visando a mobilidade urbana na cidade, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias. O sistema de estacionamento rotativo é totalmente informatizado, assim não será necessária a colocação de papel no interior do carro e o sistema tanto de pagamento quanto de fiscalização se dará através da placa do veículo, por meio de aplicativo ou dos postos de venda instalados junto ao comércio local.  Todas informações quanto a valores, locais adequados de estacionamento, bem como os pontos de venda das vagas de estacionamento serão divulgadas a partir da próxima semana, pela empresa vencedora da licitação. Todo o sistema será implantado e gerenciado pela empresa ganhadora da licitação e funcionará sob a fiscalização da Superintendência de Trânsito.

Campanha educativa

Desde o primeiro semestre de 2018, a prefeitura vem desenvolvendo campanhas de conscientização sobre a municipalização preparando a população para essa mudança por meio da aplicação de multas educativas, instruindo condutores, levando para as escolas municipais palestras e atividades lúdicas, bem como preparando as vias com sinalização adequada vertical (placas), horizontal (pinturas na via), em conformidade com a legislação, capacitando os agentes, entre outras ações.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação