Núcleo de Cidadania de Adolescentes é lançado em Campo Formoso

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) foi lançado em Campo Formoso no dia 29 de agosto, realizado pela Comissão Intersetorial Selo Unicef, em parceria com o CMDCA. O evento foi iniciado com a composição da mesa, seguida da execução do Hino Nacional e do Município, seguido da Apresentação do Musical: “Não mais vida Maria”, encenado pelos monitores do Projeto Sementes do Amanhã, um momento de reflexão sobre os direitos que devem ser assegurados, buscando socializar a proposta do NUCA pelo Mobilizador Michael Coelho.

Houve ainda apresentação da Paródia “Meu desejo é ser feliz”, interpretada pela participante Michelle Kauane e coreografada pelos Monitores de Balé e Breack Dance do Projeto Sementes do Amanhã. Foram apresentados também oito desafios temáticos, com uma roda de conversa onde os participantes do Nuca levantaram questionamentos, acerca das temáticas que futuramente serão abordadas.

Ao término do evento, aconteceu a comemoração de um ano do Projeto Sementes do Amanhã, com o reconhecimento em Moção de Aplausos, pelo excelente trabalho que o Projeto está desempenhando.

Participaram do evento: prefeita, vereadores, Carla Guimarães, Articuladora do Selo Unicef em Campo Formoso; Hilda Menezes, Secretária de Desenvolvimento Social; Maria Aldete Ribeiro, Secretária Executiva; ,Valdênia Viana, presidente do CMDCA; Maria Elecy Barreto, Coordenadora das Ações Estratégicas do PETI; André Kennedy, Coordenador do Projeto Sementes do Amanhã; Michael Coelho, Mobilizador do Nuca; Thaise Emanuella Ribeiro, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de representantes das Secretarias de Educação e Saúde.

NUCA

A ação é uma metodologia do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal, com o objetivo de trazer melhorias a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes através da garantia de seus direitos e do acesso dos nossos adolescentes nas políticas públicas, por meio do NUCA.

Os municípios devem mobilizar, organizar e criar espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. Espaços estes de incentivo para a participação nas políticas públicas desenvolvidas no município, dando aos nossos adolescentes voz ativa, para uma vez conhecendo, reivindicar seus direitos.