Oficina debate construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Campo Formoso

Oficina debate construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Campo Formoso


Nesta semana, Campo Formoso recebeu uma oficina para construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Campo Formoso, que resultará na ampliação de ações estratégicas que fortaleçam o desenvolvimento rural local.

Participaram do encontro:  técnicos do Pró-Semiárido, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da CAR e SDR que atuam no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Território Piemonte Norte do Itapicuru, e das entidades de ATER que atuam na região, sendo elas: Associação de assistência técnica e assessoria aos trabalhadores rurais e movimentos populares (Cactus), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido ( Idesa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e Organização Filhos do Mundo (Feme).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, que também esteve presente no evento, falou sobre o potencial de Campo Formoso. “Existem algumas características típicas do semi árido, em Campo Formoso, que podem ser apontadas, como por exemplo: a pecuária subdesenvolvida, a água de subsolo, a apicultura, e uma série de atividades que podem ser desenvolvidas no clima seco. Para que isso aconteça, existe um processo de informação de assistência técnica, de acompanhamento, além do investimento, que é a coisa mais importante. Com essas ações integradas e articuladas, há a possibilidade de atrair recursos para o município e fortalecer a agricultura familiar, que é realidade do nosso semi árido.

A prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes, acredita que por meio do ACT será possível dinamizar a agricultura familiar local e garantir mais condições para que as famílias permaneçam no meio rural: “Acredito que essa é uma conquista para os municípios e para a efetivação dos resultados. Essa aproximação, alinhamento com os municípios para que todo investimento seja mais eficaz e eficiente nas comunidades. Não existe resultado sem essa parceria e diálogo constante”. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação