Professores de Campo Formoso recebem 2º formação sobre a Base Nacional Comum Curricular

Professores de Campo Formoso recebem 2º formação sobre a Base Nacional Comum Curricular


O currículo escolar é o que determina o que os alunos irão aprender ao longo dos anos escolares, tanto da Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, em todas as disciplinas. É um importante instrumento para os professores e, por isso, precisa refletir suas práticas pedagógicas, bem como as especificidades e necessidades de cada escola, seus alunos e da comunidade local.

O movimento de (re) elaboração curricular acontece em todo o país, impulsionado pela Base nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC é um referencial obrigatório que determina os direitos de aprendizagem dos estudantes de todo Brasil disciplina por disciplina.

Todas as redes, particulares e públicas, estão revendo os currículos locais à luz da BNCC e em regime de colaboração com os municípios, que podem ou não aderir ao currículo estadual. A participação de todos em sua construção, no entanto, é fundamental para garantir a diversidade local e dar unidade - e as mesmas oportunidades de aprender o que é essencial - para todos os alunos do território.

Em nosso estado, a construção do currículo também acontece em regime de colaboração e de forma participativa. A primeira versão do texto está em consulta pública e Campo Formoso irá participar e colaborar com a construção do currículo territorial, contribuindo nas consultas online, sugerindo organizando encontros formativos para mobilização e estudos da BNCC e informação sobre a rota/cronograma do Currículo com a participação das escolas, professores, secretaria e famílias.

MOBILIZAÇÃO

QUANDO: 29/09/18  2º DIA DE APROPRIAÇÃO DA BNCC NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (sábado letivo/ multiplicação da Formação nas escolas)

COMO? Encontro Formativo

QUEM PODE PARTICIPAR? Professores, equipes gestoras, alunos, pais etc.

ONDE? Unidades de Ensino

 

SOBRE A BNCC

Prevista no Plano Nacional de Educação e construída a partir de consultas públicas realizadas entre 2015 e 2017, a BNCC será referencial obrigatório para os currículos das redes públicas e particulares a partir de 2020. Ela determina quais são as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de desenvolver na Educação Básica. Ao longo de 2018, as redes estaduais e municipais, em regime de colaboração, estão revendo seus currículos de acordo com a BNCC. Da mesma forma, materiais didáticos e a formação de professores devem ser alinhados ao que o documento determina.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Tópicos: