Saiba como transferir ou regularizar seu título eleitoral pela internet; confira

Com a suspensão dos atendimentos nos Cartórios Eleitorais em virtude da pandemia do coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), adotou um sistema que permite a atualização de títulos eleitorais de forma on-line. O ‘Título Net’ é uma ferramenta que tem sido utilizada como solução de atendimento em meio ao distanciamento social, permitindo que a população consiga, dentre outros serviços, tirar o primeiro título ou alterar o domicílio eleitoral.

Ao acessar a ferramenta ‘Título Net’, o cidadão além de preencher os dados exigidos, deverá anexar uma “selfie”, na qual deverá exibir, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação anexado ao seu requerimento.

Todas as solicitações são encaminhadas, exclusivamente, via internet e serão analisadas pelos cartórios eleitorais. O envio dos dados, juntamente com documentação digitalizada, deve ocorrer até dia 6 de maio, data limite para alterações no cadastro, conforme definido pelo Calendário Eleitoral 2020.

A utilização do Título Net foram definidas por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada na última sexta-feira (17). Com a norma do TSE, também ficam suspensos os efeitos de cancelamento de títulos dos eleitores de municípios onde a biometria foi concluída depois do pleito de 2018.  Passadas as Eleições Municipais de 2020, será necessário ir até a Justiça Eleitoral regularizar a situação. Contudo, o cancelamento de títulos motivado por identificação de fraudes será mantido.

Para mais informações, acesse o site do TSE.