Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Cadastro Único de idosos até 15 de dezembro

A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza até o dia 15 de dezembro o Cadastro Único (CAD Único) para os idosos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para isso, eles precisam se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social, localizado na Rua Vital Brasil, Nº 88, ou ao CRAS mais próximo das 8h ás 12h e de 13h30 ás 17h, munido de RG, CPF ou o título de eleitor, comprovante de residência e os documentos dos seus familiares.

Importante: as famílias de beneficiários que já estão no Cadastro Único, devem atualizar os dados sempre que houver modificação na família, tais como mudança de endereço e alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá acarretar em suspensão do benefício.

O Benefício

O BPC é um benefício do Governo Federal, destinado a idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social, que tem como objetivo principal amparar as pessoas que não podem prover o seu sustento garantindo um salário mínimo mensal para que seus beneficiários tenham condições de manter-se financeiramente.

Para o direito ao recebimento do benefício os idosos devem ter 65 anos ou mais e para as pessoas com deficiência é necessário comprovar limitações físicas, intelectuais ou motoras que o impeçam de exercer trabalhos ou relacionamentos interpessoais. Ou seja, não só os deficientes físicos possuem esse direito, mas também pessoas com problemas mentais ou problemas de saúde permanentes.