Secretaria de Meio Ambiente lança Campanha sobre Coleta Seletiva de Lixo Reciclável; Confira

Com o objetivo de gerar renda para os catadores, ampliar a plantação de mudas de espécies árvores e ajudar na redução de resíduos destinados ao Lixão, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançará o Projeto: Uma troca Legal. Uma Campanha sobre Coleta Seletiva de Lixo Reciclável, onde o aproveitamento de materiais recicláveis e a troca deste material por mudas de árvores nativas, propiciará aos participantes uma colaboração efetiva na melhoria da cobertura vegetal da cidade e conscientização na separação dos resíduos.

A reciclagem é um dos mais importantes métodos de recolhimento de resíduos domésticos, uma vez que ela faz com que materiais feitos de vidro, papel, plástico e metal possam ser reutilizados. Em Campo Formoso, são produzidos cerca de 1.300 toneladas de lixo doméstico por mês e na média, cada família produz cerca de 3kg de lixo por dia, de toda essa quantidade, menos de 10% é separado e coletado de maneira correta para a reciclagem. A coleta seletiva, minimizará os impactos associados ao descarte incorreto de lixo orgânico e inorgânico.

COMO FUNCIONARÁ

A população poderá entregar os resíduos na secretaria e retirar as mudas autorizadas de acordo com o montante de resíduos recebidos. Após a coleta, os catadores farão a triagem e separação desse material, a compactação e pôr fim a comercialização desse material que seria descartado no lixão. Antes de fazer a entrega, os resíduos deverão ser separados do orgânico, e colocados em sacolas ou caixas.

Os plásticos, vidros, metais e papéis, devem passar por alguns cuidados:

• As embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico devem ser lavadas e guardadas secas.
  • Os papéis e papelões podem ser dobrados, mas não amassados.
  • Os vidros quebrados e outros materiais cortantes devem ser enrolados em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.
  • As Garrafas e os frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
  • As embalagens mistas feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal devem ser desmontadas separando as partes de metal, plástico e vidro.

PONTO DE TROCA

Os interessados devem adquirir o formulário de solicitação de mudas pelos contatos da Secretaria de Meio Ambiente: e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos contatos: Whatsapp: (74) 99952-8931 e/ou fixo (74) 3645-1067.

Após o formulário preenchido, a entrega dos resíduos acontecerá na sede da Secretaria, na Av. Tancredo Neves, s/n, BA 220 ao lado da Delegacia, na qual, o doador receberá uma autorização para a retirada de mudas na Fonte da Antonica.

Quem levar 10 itens descartáveis ou 3 quilos de papel ou papelão, poderá trocá-los por uma muda de árvore. Podendo ser, Ipês (roxo, amarelo, branco, rosa e mirim), Jatobazeiro Craibeira, Pau Brasil, Abacateiro, Goiabeira, Cajueiro, Pitangueira, Umbuzeiro, Murta, Pata de Vaca, entre outras que estiverem disponíveis.