Secretaria Municipal de Educação orienta como lidar com o autismo durante a pandemia

Secretaria Municipal de Educação orienta como lidar com o autismo durante a pandemia


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Formoso acredita na inclusão social, linguística e afetiva dos alunos, mesmo diante de um cenário tão desfavorável. Estar em isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus tem sido um desafio para a maioria das famílias. E, para aquelas famílias que têm membro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o desafio se torna ainda maior. Para que esse período seja mais tranquilo, manter uma rotina é muito importante, independente da gravidade do diagnóstico.

Com base nestes desafios, o Setor de Educação Inclusiva, vem buscando alternativas favoráveis de comunicação entre a equipe multidisciplinar, incentivando a formação continuada dos professores, realizando lives, compartilhando através dos grupos de whatsapp links e materiais pedagógicos para serem confeccionados, além da orientação aos pais referente a realização das atividades enviadas.

Para ajudar as famílias, seguem, algumas dicas de como ter uma rotina saudável com pacientes com TEA nesse momento de isolamento:

  1. Continue com sua rotina em casa: tente manter suas atividades como eram antes da pandemia. A criança e o adolescente com autismo ficam mais tranquilos quando sabem o que vai acontecer no seu dia. Desse modo, os impactos não serão tão agressivos com as pessoas que tenham algum grau do transtorno.
  2. Procure adaptar as terapias para meios online. É importante que a criança ou adolescente tenha contato com especialistas mesmo que virtualmente.
  3. Programe uma rotina de atividades físicas. É uma maneira de manter a criança em movimento. Entre as sugestões estão: jogar bola, saltar as almofadas, encher bexigas, rolar no chão, engatinhar, passar por obstáculos, brincar de estátua, amarelinha, "vivo ou morto".
  4. Mantenha uma alimentação saudável.
  5. Converse sempre. O diálogo é muito importante, explique o que está acontecendo e a importância das medidas de higienização por exemplo.