Semana do Bebê: gestantes participam de oficina sobre aleitamento materno

Mamães de primeira viagem e também as mães mais experientes, participaram de oficinas sobre aleitamento materno realizadas nas Unidades de Saúde dos bairros São Francisco, Esplanada e Vila Encantada, além das comunidades de Caraíbas, Tiquara e São Tomé. A ação faz parte da 6º Semana do Bebê "Estratégias de Mobilização para a Importância dos Cuidados e Investimentos na 1º Infância", com programação até o dia 20 de setembro.

Durante os encontros, equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde ressaltaram sobre a importância do leite materno para a formação da criança, além de tirar dúvidas das mães relacionadas à gestação.

Se você quer um motivo para dar o peito, nós damos 10!

1. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê;
  2. Até os 6 primeiros meses de vida, o bebê não precisa de outro tipo de alimento, basta o leite materno;
  3. A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os 6 primeiros meses de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê;
  4. A digestão do leite materno é mais fácil. Isso diminui a chance do bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  5. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio.
  6. Está comprovado que bebês alimentados só com o leite materno, nos 6 primeiros meses de vida, ficam menos sujeitos a alergias;
  7. O leite materno é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal;
  8. A amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto;
  9. Amamentar reduz o risco de câncer de mama e de ovários;
  10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho, tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.

Semana do Bebê

Sob a coordenação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e do CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) do Instituto Intercement, o projeto reúne profissionais de diversas áreas (professores, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos e agentes culturais) no desenvolvimento das atividades com destaque para as questões da Primeira Infância.

A Semana do Bebê tornou-se lei Municipal em 2015, mas já acontece no município há 5 anos.