Sete comunidades do município de Campo Formoso serão beneficiadas com a instalação de 07 dessalinizadores de águas salobras e salinas, vindos do Projeto Água Doce, ação do Governo Federal, com apoio da Prefeitura e governo do estado.

A novidade está sendo anunciada após as reuniões realizadas nos povoados de Mucambo, Oliveira, Fazenda Nova, Varzinha, Curral Velho, Terra Branca, Curralinho e São Tomé, para discutir e explicar aos moradores sobre o projeto de implantação do sistema de dessalinização para ter água potável e tratar dos tipos de intervenções que vão acontecer na localidade. A adesão ao projeto foi significativa! Os moradores participaram ativamente, tiraram dúvidas, deram sugestões e esclarecimentos.

A próxima etapa, segundo o engenheiro da CERB, Jean, é a execução da obra, com visita às localidades. A partir daí, será implantado o sistema.

O Programa

O Programa Água Doce (Pad) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas.

A construção do sistema simplificado de abastecimento de água do bairro do Barro Amarelo, localizado na sede do município, foi concluída com sucesso! A obra realizada em parceria com a CERB e o Governo do Estado, vai beneficiar mais de 90 moradores do local com água de qualidade.

Esse sistema consiste em captar a água, a partir de um manancial subterrâneo ou superficial como, por exemplo, um poço ou um açude e distribuir essa água por meio de uma rede adutora levando-a até as habitações implantados em pontos de fácil acesso à comunidade.

A novidade era uma reivindicação antiga dos moradores que utilizavam a água sem qualquer tratamento, coletada em contenção improvisada.

O município de Campo Formoso foi comtemplado esses últimos dias com chuva, amenizando o forte calor na região, melhorando consequentemente o solo da nossa terra e dando esperança aos moradores que sofrem com a seca. Prova disso é que a barragem da comunidade de Caraíbas que estava literalmente seca, chegou ao nível de dois metros e meio, segundo os moradores. A novidade já aumenta a felicidade dos agricultores e demais moradores da região.

Vale lembrar que em 2017 a Prefeitura de Campo Formos já tinha intensificado o trabalho de limpeza da barragem, para que a capacidade de armazenamento de água do reservatório fosse ampliada significativamente.

Apesar do volume de água ainda não ter sido contabilizado pelos órgãos competentes, a população comemora porque o reservatório já conseguiu captar um volume considerável, podendo restabelecer o abastecimento da comunidade.

A prefeita municipal Rose Menezes assinou na tarde desta sexta-feira (08), a ordem de serviço para a construção do sistema simplificado de abastecimento de água para o bairro do Barro Amarelo, localizado na sede do município. A obra será realizada em parceria com a CERB e o Governo do Estado, implantando 25 sistemas. Participaram do evento a prefeita, secretários, vereadores, representantes da CERB e moradores do local.

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu o novo sistema de captação de água que vai ajudar no melhoramento do abastecimento da comunidade de Poços. Foram investidos mais de 70 mil reais com a compra de 2200 metros de cabo multiplex trifásico, uma bomba submersa, um quadro de comando e 20 tubos de 75 mm para a recuperação da parte hidráulica que já existia, mas estava abandonada.

Agora, os mais de 8 mil moradores da comunidade vão contar com água de qualidade que sai direto de uma nascente para a barragem de Limoeiro, com uma vazão de mais de 14.400 litros por hora.

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa aos moradores de Poços que houve um problema com a bomba da barragem que abastece o local. Desde a semana passada, a secretaria aguarda o material, que vem de São Paulo, para realizar o conserto, mas só nesta segunda-feira (21) eles o receberam para fazer os devidos reparos. Até esta quarta-feira (23) a secretaria finalizará essa restauração. Enquanto isso, a população não ficará no prejuízo: carros- pipa farão o abastecimento temporário para a comunidade.