A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo (SMADET), tem se esforçado para que os agricultores estejam aptos aos programas sociais, principalmente, que aproveitem as oportunidades de comercialização de seus produtos, através da Agricultura Familiar.

A Secretaria também está abraçando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com doação simultânea, em parceria como governo do Estado, que vai beneficiar agricultores e famílias em situação de insegurança alimentar. E logo mais, o agricultor familiar vai poder vender, com concorrência apenas local, direto para as escolas do Estado do seu município.

O Programa Garantia Safra, também está pleiteando novas ações neste período de pandemia, para garantir, ainda mais, renda aos agricultores. Após efetivação será anunciado pela Secretaria.  Você que é agricultor de Campo Formoso, fique atendo aos programas e garanta o seu incentivo.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Uma notícia maravilhosa, o programa Garantia Safra 2019/2020 vai liberar para as agricultores de Campo Formoso mais de R$ 3.900.000 (Três milhões e 900 mil reais). A entrada desse recurso, que irá aquecer a economia local, só será possível graças ao empenho da gestão municipal, que por meio da Secretaria de Agricultura e Bahiater, promoveram as inscrições dos agricultores na sede da secretaria e em reuniões nas comunidades do interior, alcançando 4.689 agricultores familiares, aptos a receber o benefício do Garantia Safra.

O Programa Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), voltado para os agricultores da região Nordeste que comprovam perda, de pelo menos, 50% da produção de verão ou de inverno, dependendo da região, por motivo da seca ou excesso de chuvas.

Importante ressaltar que, o benefício é pago por meio de cartões eletrônicos (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família) disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e também em lotéricas. O valor está previsto para ser liberado ainda no segundo semestre de 2020, ainda sem a informação se o benefício será de uma única vez, por conta da pandemia, ou parcelado como é a regra do programa.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

 

A criação da Feira On-line, teve como objetivo diminuir os impactos causados pela pandemia, evitando a perda de produtos e a renda por parte dos agricultores familiares locais. E para facilitar ainda mais a busca da população por produtos da agricultura familiar, a Prefeitura disponibilizou em seu site oficial, uma aba exclusiva para a Feira On-line, para divulgação dos feirantes cadastrados na Agricultura Familiar Municipal.

Desta forma, a Gestão visa garantir a movimentação da economia, a preservação de vidas e o cuidado com as pessoas, além de minimizar os impactos aos Agricultores Familiares do município que estão cumprindo as medidas preventivas instituídas em decreto.

No site oficial da Prefeitura, os munícipes encontrarão informações dos feirantes (Nome, comunidade, foto, contato e produtos disponíveis). Para obter os produtos, basta ligar ou enviar mensagem pelo WhatsApp e fazer sua encomenda de forma prática, segura e sem precisar sair de casa.

A Prefeitura esclarece que, a negociação sobre a forma de pagamento e entrega dos produtos devem ser realizadas diretamente entre consumidor e feirante.

Acesse agora mesmo e faça sua feira: http://campoformoso.ba.gov.br/apps/feiraonline

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Agricultura, informa aos beneficiários que estavam com pendência no NIS e não receberam nenhuma parcela do Garantia-Safra 2018, que a previsão de pagamento é para o mês de maio/2020, de acordo com o governo federal.

O benefício é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, entre outros, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

Outras informações sobre o benefício podem ser consultadas através do telefone (74) 3645-2616, da Secretaria de Agricultura do município.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

São obras e ações pra todo canto e feitas pra todo mundo, assim segue a gestão municipal que não para de levar serviços para as comunidades do interior. Na manhã desta terça-feira (06), o frio não intimidou os agricultores das comunidades de Abóbora, Boi Morto, Cercadinho e Mandacarú, que participaram da Assembleia do projeto Pró-Semiárido, realizada na localidade de Baixio, região de Tuiutiba. 

O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, e teve uma surpresa para os moradores da região, junto com vice-prefeito e secretários municipais, a prefeita Rose Menezes assinou a ordem de serviço para construção de um Ponto de Atendimento em Saúde em Baixio, uma grande conquista para o local.
Cuidar da saúde vem sendo uma das prioridades dessa gestão que de 2017 até hoje, já reformou diversos postos de saúde no município como em Curral da Ponta, bairro São Francisco, Mutirão, Campo de Avião, Alto da Serra, Varzinha, São Tomé, Brejão da Caatinga, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

O frio na manhã dessa quinta-feira (25), não assustou os mais de cem produtores da agricultura familiar, que participaram da Assembleia do projeto Pró-Semiárido, realizada na localidade de Baixio, região de Tuiutiba. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, para agricultores das comunidades de Campo de Fora, Caldeirão Verde, Pinheiros e Rodrigues.

No final do evento foram definidos 120 beneficiário no Programa Pró-Semiárido, que oferece assistência técnica, organização de documentação, assessoramento para acesso à outras políticas públicas da agricultura familiar e fomento para a aquisição de equipamentos e infraestrutura.

Estiveram no evento a prefeita Rose Menezes, o Vereador João Pedro, Secretário de Agricultura Hélio Alves, o Coordenador do Bahiater José Alberto, Assessor de Políticas Públicas do Pró-Semiárido Ion Fontes e a diretora da Escola Manoel Ricardo de Almeida Cássia Rocha.  

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

As ações de fortalecimento da agricultura familiar em Campo Formoso serão o mote de um grande seminário que acontecerá no auditório do Centro Cultural, no dia 17 de maio, a partir das 7h30. Dentro da concepção de Produzir para Transformar, várias comunidades do município de Campo Formoso vêm sendo beneficiadas com projetos socioprodutivos, onde a parceria Governo do Estado/Prefeitura tem permitido a potencialização dos recursos e viabilizado aumento de metas de alguns projetos.

Durante o evento serão mostrados os resultados sociais de empoderamento, desenvolvimento e crescimento produtivo alcançado pelas comunidades beneficiadas. Estarão presente ao evento o Secretario Estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, a prefeita Rose Menezes, beneficiários dos Programas: Pro-Semiárido, Bahia Produtiva, ATER de Povos e Comunidades Tradicionais e ATER Sustentabilidade; Instituições Financeiras; Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS e demais organizações do setor agropecuário.

Na oportunidade serão assinados novos convênios para ampliação do Programa Pro-Semiárido e implantação do Programa Mais Ater, assegurando fortalecimento de cadeias produtivas de novas comunidades do município. Durante o Seminário ainda serão entregues kit's de apicultura de três associações produtoras de Mel, beneficiando 150 apicultores, e outros materiais direcionados à agricultura familiar.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação