Os ambulantes que vão trabalhar durante o Arraiá da Freguesia, em Campo Formoso, participaram do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos realizado nos dias 29 e 30 de maio, no auditório do SINTRAF. Os encontros foram ministrados pela equipe da Vigilância Sanitária, com o objetivo de promover um melhor atendimento ao público, com adequada higienização ao preparo, armazenamento e manuseio de produtos e/ou quaisquer tipos de serviços oferecidos na festa.

A Vigilância Sanitária prioriza sempre o trabalho educativo e preventivo, orientando e tirando possíveis dúvidas a qualquer momento quanto aos procedimentos corretos de higiene, beneficiando toda a população presente na festa.

MEDIDAS GERAIS:

• Manter o ambiente de trabalho rigorosamente limpo, organizado e livre de lixo, materiais em desuso, animais domésticos, conservando limpos os tabuleiros, bancas, mesas e demais instrumentos de trabalho, bem como a área ao seu redor;
  • Utilizar lixeiras no chão com sacolas plásticas, sempre trocando quando estiver cheia;
  • Manter as caixas de isopor e similares limpos;
  • Transportar e manter os produtos alimentícios em locais separados dos produtos de limpeza (desinfetantes, cloro, etc.);
  • Quando necessário, embrulhar alimentos, utilizar sacola ou filme plástico, não utilizando papel de jornais, revistas e outros reciclados;
  • Usar somente utensílios descartáveis (copos, pratos talheres, guardanapos, embalagens de lanche e similares);
  • Cortar alimentos utilizando utensílios (facas/superfícies) limpos e desinfetados;
  • Frutas e verduras devem ser previamente limpas e permanecerem estocados protegidos do acesso de insetos e poeira;
  • Não deixar os alimentos expostos, sempre utilizando vitrine, caixa plástica ou similar;
  • As barracas de cachorro quente deverão cobrir com filme plástico salsichas, molho, temperos e complementos de forma que os proteja de insetos e poeira, somente deixando abertura mínima que permita o acesso desses alimentos pelo vendedor;
  • É terminantemente proibida a utilização de maionese de fabricação caseira, devendo ser utilizada apenas as industrializadas;
  • A água utilizada e o gelo servidos nas bebidas deverá ser de água potável, filtrada ou fervida;
  • Manter em pequena quantidade, em exposição sobre o tabuleiro, à temperatura ambiente o alimento que necessite de refrigeração ou congelamento (carne, pizza, queijos, etc.), Devendo manter a quantidade em estoque acondicionada em isopor, pois não se tem mais nenhuma garantia de segurança após 02 horas nesta condição.

HIGIENE PESSOAL

• Manter rigoroso asseio individual e usar, durante a confecção dos produtos e durante a jornada de trabalho roupas limpas, toucas boné ou outro dispositivo que cubra totalmente os cabelos;
  • Manter as mãos sempre limpas, lavadas com água e sabão líquido, antes do início, durante as atividades de elaboração dos produtos e após a utilização do sanitário;
  • Não usar adornos nas mãos e nos pulsos, manter as unhas curtas, sem pinturas e limpas, e, não usar perfumes e desodorantes com cheiro forte que possa comprometer o alimento;
  • Não manusear dinheiro e não tocar diretamente os alimentos com as mãos, sempre utilizando utensílios apropriados (luva plástica, espátula, pinça, colher ,etc.) .

Prefeitura de Campo Formoso- Cidade em Transformação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, no uso de suas atribuições legais, torna público o chamamento público para pessoas que se interessem em realizar “Atividade de Comércio Eventual” de bebidas, alimentos e outras atividades correlatas para atenderem o público do evento ‘Natal em Família’. O evento será realizado na Praça Deputado Herculano Menezes), no período de 01 de dezembro de 2017 a 06 de janeiro de 2018, apenas aos finais de semana. Confira o edital no link abaixo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, no uso de suas atribuições legais, torna público o chamamento público para pessoas que se interessem em realizar “Atividade de Comércio Eventual” de bebidas, alimentos e outras atividades correlatas para atenderem os participantes do evento de rua (Praça de Eventos Fernando Mendes) e em espaços públicos (Ginásio de Esportes, Estádio Municipal, Praça Deputado Herculano Menezes), no período de 28 a 30 de julho de 2017. Confira o edital no link abaixo.

Atenção ambulantes! A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo vai realizar o cadastramento dos ambulantes para o comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e adereços na festa de aniversário dos 137 de Campo Formoso, nesta sexta feira (21), às 14 horas no Polo da UAB, antigo mercado municipal.

Os interessados devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Somente os ambulantes cadastrados e autorizados poderão utilizar os espaços públicos para comercialização de alimentos, bebidas, artesanatos e outras atividades comerciais