Visando amenizar as expectativas da população e os danos causados pela seca na região de Araras, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, perfurou um poço artesiano na última terça-feira (31) na sede do povoado. O poço com 100 metros de profundidade apresentou água partir dos 60 metros e segundo os técnicos que acompanharam o serviço, a água é aparentemente de boa qualidade e apresentou uma vazão preliminar de 5 mil litros por hora.

O próximo passo agora será o estudo em laboratório através de análise físico-química que deve ser realizada por meio de encaminhamento a Embasa e o teste de vazão (onde os técnicos deixam a água vazando por 12h). É importante ressaltar que durante a vazão, os moradores da comunidade vão aproveitar a água que sai do poço para consumo.

A população aguarda ansiosa o resultado dos testes para que o problema da água na região seja resolvido. A previsão é que mais quatro poços sejam perfurados ainda este ano na localidade.

A região de Araras participou de mais escuta pública do PPA que aconteceu na quinta-feira (10), no Colégio de Araras. Nos seis eixos divididos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, gestão pública e desenvolvimento sustentável, a comunidade definiu as prioridades locais para os próximos quatro anos de governo. O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a comissão de organização do PPA.

Vale destacar que essa é a primeira vez nos 137 anos de emancipação de Campo Formoso que uma gestão realiza o PPA Participativo, priorizando a participação dos quatro cantos do municípios.

Não conseguiu participar do encontro do PPA? Deixe sua sugestão através do formulário (clique aqui)

Cronograma de encontros:

Nos próximos dias, os encontros terão continuidade nas demais regiões do município. Confira:

15 de agosto: Colégio Rosalina Gomes (Olho d'água das Pombas)
17 de agosto: Colégio Armando Trajano Maia (Pacuí)
22 de agosto: Colégio Manoel Ricardo (Baixio)
2 de agosto: Praça Herculano Menezes (Campo Formoso)

Dinâmica de trabalho

Como será a dinâmica de trabalho nas regiões: cada Secretaria indicou profissionais das áreas prioritárias e estratégicas da gestão, são elas: GESTÃO MUNICIPAL; INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE; SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA; EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES; DESENVOLVIMENTO SOCIAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A partir desses representantes serão coordenadas ações de pesquisas, levantamentos, entrevistas e demais procedimentos de base estratégica para sistematização do Plano. No final, os técnicos organizarão as propostas em programas para priorização de recursos a serem investidos nos quatro anos e nortear o orçamento anual.

Modelo de escuta popular

O modelo de Escuta Popular implementado no município tornou-se uma marca desta gestão pois, desde o primeiro mês de governo, a prefeita, secretários e chefes de departamentos iniciaram a construção do Planejamento estratégico, orientado pela empresa Loft. O modelo de escuta foi batizado como “OUVINDO PARA TRANSFORMAR” e como marca de gestão, foi definido que todas as ações a serem desenvolvidas serão realizadas ouvindo as pessoas.

O que é PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é destinado a organizar e viabilizar as ações para cumprir os fundamentos e os objetivos da municipalidade, e declarar o conjunto das políticas públicas do governo municipal para os próximos quatro anos, além dos caminhos que serão trilhados para viabilizar as metas previstas.

A nona edição do Plano Plurianual Participativo promovido pela nova gestão da Prefeitura de Campo Formoso será nesta quinta-feira (10), no povoado de Araras. O encontro acontecerá no Colégio Municipal de Araras, às 16h, e será mediado pelos auxiliares da gestão municipal que receberão as propostas de políticas públicas, visando o desenvolvimento de Campo Formoso. A presença de toda população é muito importante para ajudar a definir diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública nos próximos quatro anos.

Vale lembrar que as localidades de Brejo GrandeTuiutibaPoçosLage dos NegrosCaraíbas, Curral Velho Tiquara já receberam o evento, com grande participação da população e muitas propostas levantadas.

Cronograma de encontros

15 de agosto: Colégio Rosalina Gomes (Olho d'água das Pombas)
17 de agosto: Colégio Armando Trajano Maia (Pacuí)
22 de agosto: Colégio Manoel Ricardo (Baixio)