A quarta edição do Programa ‘Saúde até você foi um sucesso! Mais de 5 mil atendimentos foram realizados no Colégio Armando Trajano Maia, em Pacuí. Durante todo o dia, a equipe da Secretaria de Saúde levou atendimento médico gratuito (clínico geral e pediatra), fisioterapia, psicologia, realizou preventivo, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B); vacinação; visitas domiciliares de agentes de endemias, atendimento em saúde bucal, Cartão do SUS, Bolsa Família e muitos outros serviços para a população.

“Eu estou achando muito bom esse evento e só tenho a agradecer. A gente está tendo oportunidade de ter quatro médicos a disposição, coisa que nunca teve aqui na região”, disse Maria de Lurdes, da comunidade de Baixinha, que chegou cedo para ser atendida.

O programa Saúde Até Você é mais uma ação de prevenção e promoção a saúde, realizada pela gestão municipal, buscando levar atendimentos em diversas especialidades para regiões onde ainda não há Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF).  A próximas edição acontece em Baixio, dia 28 de setembro.

Cuidar das pessoas é um dos pilares desta gestão. Prova disso é que os moradores do Residencial Minha Casa Minha Vida e adjacências estão recebendo atendimento móvel odontológico gratuito todas as quintas-feiras, pela manhã e tarde.  Se você ainda não foi atendido, procure a Secretaria de Saúde para mais informações ou faça seu agendamento nas Unidades Básicas de Saúde.

Estrutura

Unidade Odontológica Móvel é composta por cadeira odontológica, kit de pontas (“motorzinho do dentista”), cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).

As unidades também possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.

Com intuito de proporcionar um acompanhamento integral e de acordo com as necessidades dos alunos da rede municipal de ensino do município, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, vem desenvolvendo, através da Comissão de Alinhamento Intersetorial, composta por profissionais das políticas públicas da Educação, Saúde e Assistência Social, um projeto piloto de intervenções interdisciplinares na Escola Municipal de Tempo Integral (Gilcina Carvalho e Antônio Ferreira), que garantam a Doutrina da Proteção Integral sugerida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Essas intervenções tiveram início desde o começo do ano letivo e se intensificaram a partir do mês de abril, com a realização de reuniões intersetoriais, atividades socioeducativas e palestras informativas realizadas com os alunos e suas famílias, bem como com os professores da unidade escolar, atendimento multidisciplinar e encaminhamentos à rede de serviços do município.

Na área da educação, as crianças estão tendo uma educação de ensino de qualidade com aulas planejadas para garantir a aprendizagem adequada à faixa etária atendida, com a oferta de atividades extraclasse com aulas de balé, música e esporte, além de um acompanhamento nutricional em um ambiente amplo e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento das suas crianças e adolescentes.

Na saúde, já foram desenvolvidas diversas ações, como a que aconteceu na última quarta-feira (16), com o apoio da Equipe de Saúde da Família de Vila Encantada. Na ocasião foi realizada uma atividade de saúde preventiva, com a oferta de orientação, avaliação oral, supervisão de escovação, avaliação clínica dos alunos, além de agendamento para casos que precisam de acompanhamento nas unidades de saúde do município.

No que se refere à Assistência Social, acontece o trabalhando junto às famílias, a informação sobre a rede de serviços existentes no município para acesso e usufruto de direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares dos alunos, a importância da parceria entre a família e a escola e a integração da equipe que compõe a unidade escolar.

Sempre em busca de melhorias e ampliação dos serviços de saúde no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Formoso, por meio da equipe da Unidade Básica da Família de Olho D´água das Pombas, tem disponibilizado vários serviços no povoado de Abreus.

Unidade Básica da Família de Lage dos Negros passa por reforma

No mês de março, cerca de 40 atendimentos médicos, consulta de enfermagem, atendimento de fisioterapia, visita domiciliar, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos, preservativos, entre outros, foram realizados.

O novembro azul é uma campanha de conscientização aos homens a respeito da sua saúde integral, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde do município irá realizar no dia 23 de novembro, na Praça Deputado Herculano Menezes, das 9h as 19h o DIA D do Novembro Azul. Na ocasião serão ofertados serviços gratuitos como atendimentos médicos e odontológicos, avaliação nutricional e física, aferição de pressão, medição de glicemia, além de palestras voltadas exclusivamente para o público masculino.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.