Os usuários do Caps Vida Nova participaram de duas ações em saúde nesta semana. A primeira foi relacionada as Hepatites Virais, com atividades educativas, testes rápidos e vacinação. O objetivo é conscientizar sobre esse grave problema de saúde pública, já que muitas pessoas desconhecem a doença.

A segunda  ação foi realizada pelo NASF, com aferição de pressão arterial (PA), índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ), que auxiliam no diagnóstico de doenças do sistema cardiovascular.  A atividade contou com a presença de um educador físico, fisioterapeuta e farmacêutica, para avaliar o estado físico dos usuários e possíveis doenças associadas ao sobrepeso.

Com o tema “Enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da utilização da caderneta de saúde da criança”, a Secretaria de Saúde realizou de 23 a 27 de abril, a Semana de Saúde na Escola, em diversas unidades de ensino municipais. Durante esse período, as equipes de saúde da família realizaram avaliação antropométrica, avaliação da caderneta de vacinação e atividades de promoção à saúde com foco da alimentação saudável, para os alunos das escolas identificadas como prioritárias.

Prefeitura da Campo Formoso - Cidade em Transformação

Dando continuidade as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Cras, realizou diversos eventos nos povoados de Limoeiro, Lage dos Negros, Bebedouro, Mulungu, nesta semana. A ideia é fortalecer o empoderamento da mulher e realizar um momento de descontração entre elas.

Palestras, sorteio de brindes, caminhadas, atividades lúdicas e muita diversão marcaram a semana de atividades em comemoração a esse dia tão especial e cheio de coisas boas.

O Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar situado no bairro São Francisco, oferece diariamente atividades físicas (dança e alongamento) e socioeducativas (palestras, rodas de conversa, dinâmicas, etc) gratuitas, especialmente para idosos residentes do bairro e mediações.

Foi apresentada na última terça-feira (17), no Blandina Gourmet, as atividades que vão nortear a 4º SEMANA DO BEBÊ que acontecerá de 22 a 28 de outubro, com o tema:" Estratégias de Mobilização para a Importância dos Cuidados e Investimentos na 1º Infância". Participaram do evento a prefeita do município, o presidente da Câmara de Vereadores Wolnei Borges, os secretários de Saúde e Educação, Charles Farias e Anizete Laborda, respectivamente, representantes do grupo Intercement e da classe evangélica.

Sob a coordenação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e do CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) do Instituto Intercement, o projeto vai reunir profissionais de diversas áreas (professores, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos e agentes culturais) no desenvolvimento das atividades com destaque para as questões da Primeira Infância.

A Semana do Bebê tornou-se lei Municipal em 2015, mas já acontece no município há 3 anos.

Veja a programação:

Dia 22 de outubro

Participação e divulgação nas igrejas

Dia 23 de outubro, das 15 às 17h
Circuito temático com as gestantes (USF São Francisco, Esplanada, Vila Encantada e Lage dos Negros e CRAS São Franscisco e Vera Costa)
19h à 22h: Mesa redonda: importância dos pais na 1º infância (CMEI)

Dia 24 de outubro, das 8h às 11h
Chá com  as avós (Conviver)
Dia 25 de outubro, das 8h às 11h
Circuito temático com gestantes (USF Poços)
8h ás 21h: Cine-debate (Polo UAB)

Dia 26 de outubro, DAS 8h às 11h30
Circuito temático (USF Lage dos Negros)
7h30 ás 12h e 13h às 17h: Oficina sobre a importância do brincar - aprender brincando (CMEI)

Dia 27 de outubro
13h30 às 17h: Tarde lúdica/recreativa (Ginásio de Esportes)

O sábado (29) e o domingo (30) ainda fizeram parte da programação festiva do aniversário de 137 anos de Campo Formoso. O cronograma contou com passeio ciclístico, aulão de zumba, torneio de tiro esportivo e futebol Sub 15 e amador. Nesta segunda-feira (31) e terça-feira (01) a população contará ainda com a Feira de Saúde Fundação José Silveira, na Praça Deputado Herculano Menezes. Os serviços de clinico geral, ginecologia, cardiologia, preventivo, odontologia e ultrassonografia serão oferecidos em 04 unidades móveis.

Com o objetivo central de fomentar a cultura e o esporte no município, a Secretaria de Educação promoverá nesta terça-feira (11) às 14 horas, a Ocupação Cultural e Esportiva do Ginásio de Esportes, com apresentação e demonstração artística e esportiva nas modalidades de Música, Coral, Ballet, Street Dance, Jiu Jitsu, Vôlei, Futsal e Capoeira, que serão ofertadas pelo projeto.

Pais e estudantes estão convidados para o lançamento e apresentação do projeto, e quem se interessar poderá realizar a inscrição até dia 14/07, das 08h às 12h e das 14h às 17h no ginásio e até o dia 31/07 na Secretaria de Educação.