Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus no país, as Escolas Municipais estão fechadas há mais de um mês em Campo Formoso, no intuito de evitar aglomerações. Diante desse novo cenário, a Secretaria de Educação criou uma cartilha com orientações de prevenção sobre a COVID 19 e algumas dicas pedagógicas, visando encurtar a distância entre Escola e Alunos durante o período de suspensão das aulas. O objetivo dessa ação é buscar alternativas para incentivar que os estudantes permaneçam com o vínculo escolar e desenvolvam atividades de aprendizagem com a supervisão presencial dos familiares.

O acompanhamento pedagógico é realizado pela direção e coordenação pedagógica das escolas, orientando os alunos para uma rotina de estudo que reforce o que eles aprenderam na escola (leitura e escrita, reforço de atividades).

Além de receberem telefonemas semanais, as famílias também recebem virtualmente ou presencialmente, as atividades escolares. Para aqueles que não possuem acesso à internet para se conectarem às redes sociais, principalmente nas escolas do campo, as Equipes Gestoras estão entrando em contato via ligação telefônica, para não perderem o vínculo com esses estudantes.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e os CRAS Vera Costa, São Francisco, Poços e Quilombola, desenvolveu durante todo o mês de agosto, atividades de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher,  em alusão ao Agosto Lilás, campanha organizada em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, regulamentada para defender os direitos da mulher em situação de violência.

A Lei Maria da Penha atua para proteger as vítimas do agressor e interromper o processo conhecido como escalada de violência – na qual a intensidade das agressões aumenta ao longo do tempo.

As atividades foram desenvolvidas pelos técnicos dos CRAS, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. O tema foi abordado de forma dinâmica, com a reflexão acerca das relações interpessoais e familiares estabelecidas por estas mulheres, a fim de informar sobre os diversos tipos de violência e relacionamentos abusivos, bem como sobre os serviços de proteção existentes no município. Atualmente, as mulheres vítimas de violência têm a sua disposição o CREAS, que conta com uma equipe de Psicólogo, Assistente Social e Advogado que atuam na proteção das vítimas de violência; Ronda Maria da Penha, que desenvolvem os Projetos "Cravos e Rosas”, atendendo e  acompanhando as mulheres vítimas de violência, e o "E Agora José?" desenvolvido com os autores da violência, com o objetivo de repensar o ciclo da violência e coibir novas agressões. É a Prefeitura de Campo Formoso garantindo direitos e cuidando de gente.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

O final de semana foi cheio para as equipes da Secretaria de Agricultura de Campo Formoso. Em Tiquara, foi realizada uma reunião técnica com produtores de tomate e cebola, ação que faz parte do Programa Produzir para Transformar. No sábado e domingo, dentro da II Feira do Licuri, em Lagoa da Roça, os artesãos foram cadastrados e todo evento contou com o apoio da Prefeitura em logística e estrutura.

Houve também a recuperação de Poço Artesiano no povoado de Caixão e encontro de resgate da cultura do café em nosso território, além de capacitação sobre SNCR dos produtores rurais.

O trabalho não para! Isso é cuidar de gente!

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

"Sinal Verde para a Inclusão"! É assim que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, realizarão de 03 a 30 de setembro, diversas atividades em alusão ao Setembro Verde, campanha da valorização da pessoa com deficiência. O objetivo é refletir sobre as conquistas das pessoas com deficiência, e sobre o nosso papel enquanto agentes públicos, educadores e acima de tudo, enquanto cidadãos.

 Programação: 

Dia 03/09, às 8h30

III edição do Projeto Setembro Verde Centro Cultural

 Dia 04/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Recepção de alunos com deficiência Espaços escolares

 Dia 05/09, diurno

Roda de Ciranda Espaços escolares / Centro Tatiana Morais

Dia 06/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Análise do projeto nas escolas e no Centro Tatiana

Dia 09/09, às 7h30 e às 13h 30 min

Oficinas de jogos pedagógicos em Espaço escolar

Dia 10/09, diurno

Palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência em Espaço escolar

Dia 11/09, às 8h

City Tour - Principais pontos da cidade

Dia 11/09, 14h

Cine Pipoca no Centro Cultural

Dia 12/09, diurno

Momento de reflexão espiritual Espaço escolar ou igreja

Dia 13/09, às 7h30

Análise do projeto nas escolas e no Centro Tatiana

Dia 16/09, diurno

Gincana Estudantil Espaço escolar

Dia 17/09, diurno

Ginástica Espaço escolar

Dia 18/09, diurno

Dia D da Higiene Pessoal Espaço escolar

Dia 19/09, diurno

 Inclubeleza Espaço escolar

 Dia 20/09, 8h às 17h

 Dia de lazer Clube de Campo Juá

Dia 21/09, às 13h

Entrevista na rádio 98 FM pela Secretária

Dia 23/09, diurno

Exposição de artesanato em Espaço escolar

Dia 24/09, diurno

Momento com os pais Espaço escolar

Dia 25/09, diurno

Formação Continuada para professores em Espaço escolar

Dia 26/09, diurno

Construção de materiais para exposição em Caminhada em Espaço escolar

Dia 27/09, diurno

 Dia da Beleza em Espaço escolar

Dia 30/09, às 8h

Caminhada Inclusiva Ruas da Cidade

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O ano de 2019 chegou com novidades para o Colégio Municipal José Telésphoro. Com uma proposta diferente, os alunos estão tendo uma formação que oportuniza o exercício da cidadania. Para isso, eles realizam atividades extracurriculares no contra turno escolar: Língua Portuguesa; Alfabetização Matemática; Leitura, compreensão e contração; Produção Textual; Saberes lógico-matemáticos; Jogos Cênicos; Xadrez; Robótica; Educomunicação; Ecologia Humana e Saúde; Rodas de conversa; Agroecologia e, em breve, as Oficinas de Corpo, Esporte e Lazer e a Fanfarra.

O estudante também terá ao longo do processo formativo, o acesso aos níveis de ensino que lhes permitem atuar no mundo do trabalho: domínio da leitura, escrita e cálculo, educação emocional; ética; estética nas relações que estabelece consigo e com o ambiente; domínio de saberes acumulados e dos saberes tradicionais; compreensão de todo lugar político que todo saber ocupa; utilização de tecnologias de comunicação e capacidade crítica de compreender os produtos midiáticos e sua gestão; autoconhecimento; autocritica e crítica permanente ao conhecimento aprendido e produzido.

Outros três projetos também estão sendo desenvolvidos na escola. ‘O Lider em Mim’, ‘Escola de Pais’, que incentiva a comunidade a fortalecer os laços entre os pais, alunos, professores e gestão da unidade educacional, além de ser uma ação para melhoria do aprendizado e ‘Metodologia Disciplinar de Ensino’, pautada no respeito e reconhecimento aos Profissionais da Educação, com o apoio da Polícia Militar.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Os usuários do Caps Vida Nova participaram de duas ações em saúde nesta semana. A primeira foi relacionada as Hepatites Virais, com atividades educativas, testes rápidos e vacinação. O objetivo é conscientizar sobre esse grave problema de saúde pública, já que muitas pessoas desconhecem a doença.

A segunda  ação foi realizada pelo NASF, com aferição de pressão arterial (PA), índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ), que auxiliam no diagnóstico de doenças do sistema cardiovascular.  A atividade contou com a presença de um educador físico, fisioterapeuta e farmacêutica, para avaliar o estado físico dos usuários e possíveis doenças associadas ao sobrepeso.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com o tema “Enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da utilização da caderneta de saúde da criança”, a Secretaria de Saúde realizou de 23 a 27 de abril, a Semana de Saúde na Escola, em diversas unidades de ensino municipais. Durante esse período, as equipes de saúde da família realizaram avaliação antropométrica, avaliação da caderneta de vacinação e atividades de promoção à saúde com foco da alimentação saudável, para os alunos das escolas identificadas como prioritárias.

Prefeitura da Campo Formoso - Cidade em Transformação

Dando continuidade as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Cras, realizou diversos eventos nos povoados de Limoeiro, Lage dos Negros, Bebedouro, Mulungu, nesta semana. A ideia é fortalecer o empoderamento da mulher e realizar um momento de descontração entre elas.

Palestras, sorteio de brindes, caminhadas, atividades lúdicas e muita diversão marcaram a semana de atividades em comemoração a esse dia tão especial e cheio de coisas boas. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar situado no bairro São Francisco, oferece diariamente atividades físicas (dança e alongamento) e socioeducativas (palestras, rodas de conversa, dinâmicas, etc) gratuitas, especialmente para idosos residentes do bairro e mediações.

Foi apresentada na última terça-feira (17), no Blandina Gourmet, as atividades que vão nortear a 4º SEMANA DO BEBÊ que acontecerá de 22 a 28 de outubro, com o tema:" Estratégias de Mobilização para a Importância dos Cuidados e Investimentos na 1º Infância". Participaram do evento a prefeita do município, o presidente da Câmara de Vereadores Wolnei Borges, os secretários de Saúde e Educação, Charles Farias e Anizete Laborda, respectivamente, representantes do grupo Intercement e da classe evangélica.

Sob a coordenação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e do CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) do Instituto Intercement, o projeto vai reunir profissionais de diversas áreas (professores, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos e agentes culturais) no desenvolvimento das atividades com destaque para as questões da Primeira Infância.

A Semana do Bebê tornou-se lei Municipal em 2015, mas já acontece no município há 3 anos.

Veja a programação:

Dia 22 de outubro

Participação e divulgação nas igrejas

Dia 23 de outubro, das 15 às 17h
Circuito temático com as gestantes (USF São Francisco, Esplanada, Vila Encantada e Lage dos Negros e CRAS São Franscisco e Vera Costa)
19h à 22h: Mesa redonda: importância dos pais na 1º infância (CMEI)

Dia 24 de outubro, das 8h às 11h
Chá com  as avós (Conviver)
Dia 25 de outubro, das 8h às 11h
Circuito temático com gestantes (USF Poços)
8h ás 21h: Cine-debate (Polo UAB)

Dia 26 de outubro, DAS 8h às 11h30
Circuito temático (USF Lage dos Negros)
7h30 ás 12h e 13h às 17h: Oficina sobre a importância do brincar - aprender brincando (CMEI)


Dia 27 de outubro
13h30 às 17h: Tarde lúdica/recreativa (Ginásio de Esportes)

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2