Como parte do enfretamento à COVID-19, foram instaladas barreiras sanitárias em três pontos estratégicos da cidade, sendo, uma no bairro Sucesso, saída para Tuiutiba, outra no bairro Campo de Avião, saída para Curral da Ponta e a terceira no Distrito de Poços. As barreiras estão sendo executadas pela Vigilância Sanitária em parceria com os Agentes da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. Em breve, esses locais receberão toldos, faixas e os profissionais poderão, também, realizar a medição de temperatura dos motoristas. Essa é mais uma ação preventiva e orientativa com o objetivo de fiscalizar os motoristas em relação ao cumprimento do Cronograma de transporte que vem do interior para a sede.

Durante a abordagem dos veículos, seus condutores e passageiros são alertados sobre as maneiras corretas para evitar a proliferação do coronavírus, como: deixar os vidros abertos, uso correto da máscara, lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, evitar aperto de mão, abraços e sobre a importância do distanciamento social.

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, instalou essa semana mais uma barreira sanitária no interior do município. Equipes da Secretaria de Saúde e Agentes de Trânsito estão na região de Curral Velho, especificamente, na Passagem do Sargento, divisa de Campo Formoso com Juazeiro. Esse local tem um trânsito intenso, principalmente, aos fins de semana. Os Agentes de saúde e de trânsito estão trabalhando para orientar e prestar apoio aos moradores e comerciantes locais. Orientando sobre os procedimentos de enfrentamento da COVID-19.

Todos os veículos estão sendo parados e seus condutores e passageiros alertados sobre as maneiras corretas para evitar a proliferação do vírus como: permanecer em casa, lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cuidados com os idosos, aperto de mãos, abraços e sobre a importância do distanciamento social.

É importante que a população acompanhe as informações pelos canais oficiais da Prefeitura e que evite a propagação de Fake News.

De caráter preventivo, as abordagens nas barreiras sanitárias têm como objetivo identificar se as pessoas em deslocamento apresentam sintomas da Covid-19. Equipes da Secretaria de Saúde, Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e PM estão em plantão de 24 horas na entrada da cidade de Campo Formoso, com a Operação Coronavírus.

Todos os veículos estão sendo parados e seus condutores e passageiros alertados sobre as maneiras corretas para evitar a proliferação do vírus como: permanecer em casa, lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cuidados com os idosos, aperto de mãos, abraços e sobre a importância e permanecer com o distanciamento social.

Com 1 (um) caso confirmado em Campo Formoso, as intervenções se tornaram mais intensas. Confira como ficará o controle de acesso dos veículos na entrada da cidade:

1 - Autorizada a entrada de caminhões de carga com gêneros alimentícios (essencial), produtos farmacêuticos e químicos (botijão, combustível e afins), água e alimentos animais, com comprovação de nota fiscal;
2 -Autorizada a entrada de transportes das empresas reguladas pela Secretaria de Saúde, desde que possuam o documento de avaliação no anteposto e que tenham passado por toda triagem clínica;
3 - Profissionais de saúde possuem trânsito liberado desde que apresentem documentação que comprove (carteira do conselho);
4 - Será permitida a entrada de veículos pequenos com mais de um passageiro, desde que apresentem comprovação de familiaridade entre os mesmos através de documentação, sendo estes de Campo Formoso;
5 - Permitido acesso de caçambas de areia e brita do próprio município ou com regulação da Secretaria de Saúde;
6 - Fica suspenso o trânsito de veículos de transporte de pessoas no âmbito intermunicipal, como: vans, ônibus, mototáxi, táxis e afins;
7 - Todos os transportes de carga que não são considerados essenciais ou regulamentados pela Secretaria de Saúde, NÃO PODERÃO ENTRAR na cidade. Eles podem estacionar o veículo no espaço destinado a este uso (na barreira), para transferir sua mercadoria para um veículo, do proprietário da mercadoria. Isso será aplicado nas terças, quintas, sábados e domingos;
8 - Caminhões de carga que não sejam descritos e liberados em decreto, terão permitida a entrada em Campo Formoso apenas às segundas, quartas e sextas das 19h às 22h, estacionando apenas no estabelecimento específico para descarga;
9 - Permitido o transporte intermunicipal, desde que seja oriundo desse município, dos ônibus ou Vans de TDF ou carros de passeio destinados a hemodiálise.

A barreira sanitária montada na entrada de Campo Formoso-BA continua a todo vapor. Equipes da Secretaria de Saúde, Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e PM estão em plantão de 24 horas, com a Operação Coronavírus. Essa intervenção tem como objetivo fazer uma triagem das pessoas que entram no município, fazendo aferição de temperatura e colocando em quarentena aqueles que estão vindo de São Paulo ou outras cidades, que já tenham casos suspeitos ou confirmados do Covid-19, prevenindo riscos de contaminação e disseminação do vírus.

Todo os veículos estão sendo parados e seus condutores e passageiros alertados sobre as maneiras corretas para evitar a proliferação do vírus como: permanecer em casa, lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cuidados com os idosos, aperto de mãos, abraços e sobre a importância do distanciamento social.

As medidas preventivas tomadas foram publicadas em decreto municipal em que diz que fica suspenso por 15 dias, prorrogável por igual período, o transporte intermunicipal de e para as cidades com casos confirmados e/ou suspeitos de COVID-19.

No momento, Campo Formoso registrou 1 (um) caso suspeito, cujo resultado ainda não foi encaminhado pelo LACEN-BA (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia) a Secretaria de Saúde do município.