Os beneficiários do Bolsa Família que ainda não sacaram a parcela do mês de setembro/2017, devem se dirigir imediatamente a Agência da Caixa ou Loterias. Caso não efetuem o saque até 27 de dezembro, o recurso retornará para o Ministério de Desenvolvimento Social.

Importante: se o titular do benefício tiver o cartão, mas não possua a senha, deve ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia ir num Lotérico CAIXA com documento de identidade para recadastrá-la. Para tirar dúvidas e obter mais informações, os beneficiários podem procurar qualquer Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Gestão do Programa Bolsa Família do município.

O Programa – O Bolsa Família foi criado em outubro de 2003 e tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade no Brasil, fornecendo às famílias atendidas pelo programa um benefício em dinheiro. As famílias que fazem parte do projeto devem cumprir alguns compromissos sociais que reforçam o acesso à educação, à saúde e à assistência social.

Com o objetivo de oferecer subsídios ao homem do campo que vem de consequentes perdas na safra agrícola, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, informa aos beneficiários do Garantia-Safra que o pagamento de 2016/2017 já está disponível para saque nas Casas Lotéricas e Caixa Econômica Federal.

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, entre outros, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza até o dia 15 de dezembro o Cadastro Único (CAD Único) para os idosos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para isso, eles precisam se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social, localizado na Rua Vital Brasil, Nº 88, ou ao CRAS mais próximo das 8h ás 12h e de 13h30 ás 17h, munido de RG, CPF ou o título de eleitor, comprovante de residência e os documentos dos seus familiares.

Importante: as famílias de beneficiários que já estão no Cadastro Único, devem atualizar os dados sempre que houver modificação na família, tais como mudança de endereço e alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá acarretar em suspensão do benefício.

O Benefício

O BPC é um benefício do Governo Federal, destinado a idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social, que tem como objetivo principal amparar as pessoas que não podem prover o seu sustento garantindo um salário mínimo mensal para que seus beneficiários tenham condições de manter-se financeiramente.

Para o direito ao recebimento do benefício os idosos devem ter 65 anos ou mais e para as pessoas com deficiência é necessário comprovar limitações físicas, intelectuais ou motoras que o impeçam de exercer trabalhos ou relacionamentos interpessoais. Ou seja, não só os deficientes físicos possuem esse direito, mas também pessoas com problemas mentais ou problemas de saúde permanentes.

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu o novo sistema de captação de água que vai ajudar no melhoramento do abastecimento da comunidade de Poços. Foram investidos mais de 70 mil reais com a compra de 2200 metros de cabo multiplex trifásico, uma bomba submersa, um quadro de comando e 20 tubos de 75 mm para a recuperação da parte hidráulica que já existia, mas estava abandonada.

Agora, os mais de 8 mil moradores da comunidade vão contar com água de qualidade que sai direto de uma nascente para a barragem de Limoeiro, com uma vazão de mais de 14.400 litros por hora.