O Projeto Caps Intinerante desembarcou no povoado de Lage dos Negros para oferecer informações sobre saúde mental, avaliação médica, atendimento psicológico, social, de enfermagem, acolhimento e dispensação de medicamentos. O objetivo é a detecções precoce de transtornos psiquiátricos e prevenção de crise e internações em hospitais psiquiátricos. O encontro aconteceu em parceria com a Unidade de Saúde em um trabalho em rede.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Formoso realizou ações em alusão ao Setembro Verde, mês de Inclusão Social. O encontro aconteceu na sede do Creas com palestras para os usuários do Caps Vida Nova, além de atividades educativas e recreação para os alunos do Centro de Educação Especial Tatiana Moraes.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro.
O que é isso? É incluir em nossa sociedade as pessoas com deficiência com uma série de ações durante o mês de setembro, cuja cor verde simboliza a acessibilidade. É um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social.

Os usuários do Caps Vida Nova participaram de duas ações em saúde nesta semana. A primeira foi relacionada as Hepatites Virais, com atividades educativas, testes rápidos e vacinação. O objetivo é conscientizar sobre esse grave problema de saúde pública, já que muitas pessoas desconhecem a doença.

A segunda  ação foi realizada pelo NASF, com aferição de pressão arterial (PA), índice de massa corporal (IMC) e relação cintura quadril (RCQ), que auxiliam no diagnóstico de doenças do sistema cardiovascular.  A atividade contou com a presença de um educador físico, fisioterapeuta e farmacêutica, para avaliar o estado físico dos usuários e possíveis doenças associadas ao sobrepeso.

A semana do aniversário de 137 anos da cidade está movimenta! Depois de mais um encontro do PPA, nesta quarta-feira (26) foi a vez da atual gestão entregar à comunidade as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O evento contou com a presença da prefeita, vereadores, secretários, pacientes e equipe gestora.

De 2009 a 2012, o serviço atuava com uma equipe mínima de profissionais, hoje ela é formada por uma terapeuta ocupacional que assume a coordenação, uma assistente social, duas enfermeiras, 2 psicólogos, um médico psiquiatra, 01 farmacêutico, duas oficineiras, 01 cozinheira, duas auxiliares de serviços gerais, 01 recepcionista, 02 auxiliares administrativas, 01 técnica de enfermagem, 01 vigilante, totalizando: 18 profissionais. A equipe realiza o trabalho de acolhimento adulto/criança e adolescente; atendimento individual e familiar pelo serviço social; suporte psicoterápico; avaliação psiquiátrica; visita domiciliar; suporte de enfermagem; dispensa de medicação; orientação familiar; oficina de música; plantonista do dia, entre outros.

O CAPS

O Caps é um serviço especializado em saúde mental da ordem da média e alta complexidade dentro da assistência em saúde, e é responsável por acolher a demanda de casos de transtornos mentais graves e persistentes (a exemplo de depressão, esquizofrenia, transtorno do espectro autista), além de problemas decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas, onde apresentam um nível de sofrimento psíquico intenso onde a realização de atividades do cotidiano são prejudicadas.