A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Formoso realizou ações em alusão ao Setembro Verde, mês de Inclusão Social. O encontro aconteceu na sede do Creas com palestras para os usuários do Caps Vida Nova, além de atividades educativas e recreação para os alunos do Centro de Educação Especial Tatiana Moraes.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro.
O que é isso? É incluir em nossa sociedade as pessoas com deficiência com uma série de ações durante o mês de setembro, cuja cor verde simboliza a acessibilidade. É um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social.

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social divulgou na sede e nas comunidades o ‘Projeto Cravos e Rosas – Vivendo em Paz’, com o objetivo de promover a lei Maria da Penha nos locais com maior incidência de casos de violência doméstica. Os encontros aconteceram na sede e nos povoados de Abreus, Tiquara, Limoeiro, Lage dos Negros, Baixio, Tuiutiba, Boa Vista dos Pauzinhos, Poços, Araras, Garimpo do Socotó, Caraíbas e Belas, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar dessa luta, reafirmando a importância do denunciar, na responsabilização dos autores desse tipo de crime.

culminância do projeto aconteceu na Sede do CREAS Campo Formoso, no dia 29 de agosto, com a presença da sociedade civil, autoridades e representantes de órgãos de proteção e defesa dos direitos das mulheres. Vale lembrar que o CREAS está completando 10 anos de luta no enfrentamento desta violência e um ano de parceria com a Ronda Maria da Penha.

As equipes do CREAS e Ronda Maria da Penha estão preparando ações em alusão ao aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha e 10 anos de CREAS em Campo Formoso  que acontece dia 07 de agosto. Para comemorar estas conquistas aos direitos das mulheres e fortalecer ainda mais a Rede, serão realizados ciclos de palestras informativas sobre essa temática nos bairros e povoados de maior incidência de casos de violência doméstica no município de Campo Formoso.  A culminância do projeto será um encontro com a participação de órgãos de proteção e defesa dos direitos das mulheres, em alusão ao tema.

Confira programação:

Dia 01/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Lages.

Dia 02/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Tiquara.

Dia 03/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Limoeiro

Dia 06/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Brejão da Caatinga.

Dia 07/08/18, das 07h30 ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Abreus.

Dia 08/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Baixio.

Dia 09/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Tuiutiba.

Dia 10/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Boa Vista de Pauzinhos.

Dia 13/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Poços.

Dia 14/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Araras.

Dia 15/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Garimpo do Socotó

Dia 16/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de São Tomé.

Dia 17/08/18, das 14h ás 17h

Roda de Conversa no Povoado de Caraíbas.

Dia 20/08/18

Das 14h ás 17h Roda de Conversa no Povoado de Belas.

Dia 29/08/18, das 14h ás 17h

II Encontro da Rede de Enfretamento da Violência contra a Mulher:

* A Lei Mª da Penha, seus avanços e Entraves.

Palestrante: Igor Clóvis Miranda - Promotor de Justiça

* A atuação da Ronda, frente à demanda de Violência Doméstica. Palestrante: Ivana Almeida Ribeiro – Major PM 54ª CIPM

* As Consequências da Violência Doméstica para a Dinâmica familiar e o contexto que cerca essa família.

Palestrante: Roberto Filho – Psicólogo do CREAS

A LEI

A Lei 11.340 também conhecida como Maria da Penha representa uma grande conquista dos movimentos feministas em busca da erradicação, prevenção e punição da violência contra a mulher no âmbito doméstico. Ela é o resultado de muitos anos de luta para que as mulheres brasileiras pudessem dispor de um instrumento legal próprio que assegurasse seus direitos e para que o Estado brasileiro passasse a enxergar a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Essa Lei tipifica a violência doméstica como uma das formas de violação dos direitos humanos. Altera o Código Penal e possibilita que agressores sejam presos em flagrante, ou tenham sua prisão preventiva decretada, quando ameaçarem a integridade física da mulher. Prevê, ainda, inéditas medidas de proteção para a mulher que corre risco de vida, como o afastamento do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação física da mulher agredida e dos filhos.

É a gestão da Transformação, melhorando a vida da população. Na tarde desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou a sede própria do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), ao lado do Ginásio de Esportes. O evento contou com a participação da prefeita municipal, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, funcionários e população.

O novo prédio, com total acessibilidade, possui 4 salas de atendimento, 4 banheiros sendo 2 adaptados, 1 sala de atendimento de grupo, copa, almoxarifado e recepção. Hoje o Centro atende mais de 200 famílias em violação de direitos no município.

O CREAS oferece serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.