Atenção, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1 será encerrada em todo país nesta sexta-feira (22). É importante que as pessoas dentro dos grupos de risco procurem as unidades de saúde, afim de se imunizarem. Até o momento o município de Campo Formoso já atingiu 80% do público alvo.

Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (neste caso, se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);
- Gestantes, independente do mês gestacional;
- Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
- Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);
- Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua).

 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Equipes da Secretaria de Saúde estão realizando visitas nas escolas do município para esclarecer as dúvidas e ensinar a se proteger da Hanseníase, Verminoses e Tracoma. A campanha é voltada aos estudantes de cinco a 14 anos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas. Na ação estão sendo realizadas buscas ativas de novos casos de hanseníase e tratamento coletivo para verminoses.

HANSENÍASE

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

VERMINOSES

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

TRACOMA

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A campanha de vacinação contra a gripe no interior do município começa nesta quarta-feira (02). A vacinação é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. 

Quais documentos levar para a vacinação?

  • Todos deverão levar o Cartão de Vacinação da Criança e do Adulto. Caso não apresentem o cartão, no momento da vacinação será entregue um comprovante da dose da vacina recebida; Þ  Puérperas: deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto ( certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, dentre outros);
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
  • Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde - SUS devem se dirigir as Unidades que estão cadastrados para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer Posto de Vacinação.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso lançou, nesta semana, a campanha "Quem joga lixo na rua, joga sujo com a cidade!".  O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Então, fique ligado nas dicas para manter a cidade mais limpa e bem cuidada.

Confira:

 -  Deposite o lixo no horário da coleta;

 -  Não jogar lixo na rua e até recolher o que for visto em via pública, inclusive, os dejetos de animais de estimação, quando estão passeando;

 - Fechar bem as sacolas com resíduos e deixá-las longe do alcance de animais;

- Não jogue lixo nas ruas e calçadas. Se não encontrar uma lixeira por perto, guarde o material até encontrar uma;

- Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões e eletrodomésticos, em via pública, rios, canais e encostas. Além de ser crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva;

- Atos de vandalismo prejudicam a todos. Destruição de lixeiras públicas, contêineres de lixo e pichações só agravam os problemas;

- Sobras de construção ou reformas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Por isso, antes mesmo de começar a obra, é preciso contratar uma empresa credenciada para fazer o recolhimento e transporte de entulhos. E, na hora de escolher a empresa, verifique qual destinação essa empresa dará aos resíduos;

- Deposite o lixo em horário próximo ao da realização da coleta;

- Há sujeira no chão? Então, que tal buscar uma sacolinha, recolher e dar o exemplo? Assim pode inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo;

- Dentro do carro, mantenha uma sacolinha de lixo presa à marcha do automóvel para descartar pequenas coisas. Jamais descarte o lixo pela janela;

- É muito bom passear na companhia dos animais de estimação. Só não dá para esquecer de recolher as fezes dos bichinhos. Na hora de dar uma volta, leve um saquinho plástico junto e ajude a deixar as calçadas mais limpas, bem como o gramado de nossos jardins e praças;

- Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida, podendo ainda atrair roedores.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que visa proporcionar um trânsito melhor em Campo Formoso, segue com ações nas principais vias da sede do município. Diariamente, os agentes de trânsito realizam blitzes educativas onde condutores e a população em geral são orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito.

Uma das ferramentas utilizadas por eles é a multa educativa, que faz uma alerta sobre as infrações mais cometidas no trânsito como limite de velocidade; uso de cinto de segurança e equipamentos de proteção; respeito a travessia de pedestres sobre a faixa; estacionamento em locais proibidos; uso do celular enquanto estiver dirigindo, não conduzir automóvel se tiver ingerido bebida alcoólica, entre outras infrações.

A cada infração cometida, o condutor é orientado sobre o valor e quantos pontos serão inseridos na carteira de habilitação, sendo que nessa primeira fase de adaptação, ninguém paga nada, somente a partir de maio.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada do dia 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia de mobilização nacional, 12 de maio.  A vacinação é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. 

Quais documentos levar para a vacinação?

Þ Todos deverão levar o Cartão de Vacinação da Criança e do Adulto. Caso não apresentem o cartão, no momento da vacinação será entregue um comprovante da dose da vacina recebida; Þ  Puérperas: deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto ( certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, dentre outros);

 Þ Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

  • Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde - SUS devem se dirigir as Unidades que estão cadastrados para rece berem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer Posto de Vacinação.

A Secretaria de Saúde do município disponibilizou o roteiro de vacinação da sede e interior, com os respectivos locais e horários. Na sede, a vacinação acontecerá todos os dias nas unidades de saúde.

Data

Unidade de Saúde

Horario

 

12 Maio 2018

 

Esplanada

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Mutirão

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Maninho Ferreira

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

São Franscisco

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Poços

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Tiquara

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Tuiutiba

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Feira Livre

 

8:00 as 13:00

 

ROTEIRO

DATA

Veados, Alagadiço, Fundo, Trinta Ocos. Almeida I e II, Toca dos Félix, Junco, Fazenda Mexicana, Olhos d’água, Lagoa do Torquato.

02/05/18

Serra dos Morgados, Sítio do Meio, Mucambo e Oliveira.

02/05/18

 

Araras, João Gomes, Boa Vista do Cajuí.

03/05/18

 

Barra do Delfino, Lagoa da Barra, Bate Bico, Salgadinho, Ponta d’água, Riachão.

03/05/18

 

Contador, Tanque Novo, Rancho do Padre, Várzea de Dentro, Maria da Costa, Riachão e Moita.

04/05/18

Cacimbinha Passagem, do Sargento, Quixaba, Silvério, Cercado.

04/05/18

Recanto, Gangorra, Poço da Pedra, Sem Terra, Várzea, Faz. Tranqueira

05/05/18

Faz. Tabua, Faz Piau, Faz Poço da Pedra, Saquinho, Lagoa Branca, Tabuleiro.

05/05/18

Borges, Lagoa dos Toinhos, Queixo Dantas, Grota do olhos d’água.

05/05/18

Baixa Grande, Várzea Grande, Casas Velhas, Queimada redonda, Baixinha.

 

06/05/18

 

 

ROTEIRO

DATA

 

 

Baraúnas do Barros, Cachoeirinha, Mulungu.

06/05/18

Gameleira do Dida, Retiro, Alagadiço.

06/05/18

Casa Nova dos Marinhos, Casa Nova dos Ferreiras, Casa Nova dos Amaros.

07/05/18

Sangradouro I,II,III, Boa Intenção, Chiqueiro das ovelhas, Barrocas.

07/05/18

Pedra, Patos I,II,III.

08/05/18

Pacui, Buraco, Gameleira, Bebedouro, Sumidouro, Atalho.

08/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Brejão da Caatinga

09/05/18

Boa Vista do Brejão, Gameleira do Brejão, Alagadiço do Brejão, Passagem Seca, Salitre do Brejão, Maxixeiro.

09/05/18

Junco, Fazenda Mexicana, Veados, Alagadiço, Fundo, Toca do Felix, .

10/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Alazão, Rego, Olho d’ água das Pombas, Piabas, Caititu.

10/05/18

Faz. Almir, Panelas, Campo dos veados.

11/05/18

Espinheiro, Faz. Algodão, Angico torto, Faz. Mocó, Abreus, Varzea Grande e Assentamento dos sem terra.

11/05/18

Caixão , Terra Branca, Bom Jardim, Faz mandacaru.

14/05/18

Curral Velho.

14/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Lagoa do Porco, Morrinhos I, II, Tiririca.

15/05/18

 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. Este ano, seis casos de morte já foram confirmados só na Bahia. 

A boa notícia é que a partir do dia 23 de abril, o Ministério da Saúde vai disponibilizar para todo o país, a vacina contra a gripe. Em Campo Formoso, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Abaixo segue uma lista de perguntas e respostas sobre a doença. Confira: 


Como o vírus da Gripe H1N1 é transmitido?
Contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus.

Quais os sintomas?
Febre acima dos 38 ºC;
Dores no corpo;
Dores de garganta e de cabeça;
Tosse seca;
Espirros;
Calafrios;
Fadiga ou cansaço.

Grupos de risco

Pessoas a partir de 60 anos;
Grávidas a partir de 12 semanas;
Mães com até 45 dias pós-parto;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Trabalhadores da saúde;
População indígena;
Pessoas privadas de liberdade.

Dicas para prevenir a doença

Beba bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;
Lave as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca;
Se não puder lavar as mãos, carregue na bolsa um frasco de álcool em gel para esterilizá-las;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;
Evite o contato muito próximo com alguém infectado;
Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;
Mantenha hábitos saudáveis;
Se achar necessário, use máscaras de proteção para não ficar em contato com gotículas contaminadas que estejam no ar;
Vacine-se.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, iniciou nesta terça-feira (27) a campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com o tema 'O trânsito só muda quando a gente muda', a ideia é preparar a população para a municipalização de trânsito que inicia no mês de maio com toda sinalização adequada.

A campanha está sendo realizada por meio de blitzes educativas em diversos pontos da cidade, onde condutores e a população em geral são orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito, como: limite de velocidade; uso de cinto de segurança e equipamentos de proteção; respeito a travessia de pedestres sobre a faixa; estacionamento em locais proibidos; uso do celular enquanto estiver dirigindo, não conduzir automóvel se tiver ingerido bebida alcoólica, entre outras infrações.

Fique atento as mudanças que acontecerão em Campo Formoso e siga as instruções dadas pelos agentes de trânsito. Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Em alusão ao mês de conscientização sobre a hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Saúde da Família de Caraíbas, está realizando ações de orientação sobre a doença na região. O reforço nas informações tem como objetivo garantir o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando há uma descoberta tardia. Entre as medidas, estão a realização de palestras educativas, caminhadas, sala de espera e debates.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

O tratamento é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita, trata-se de um tratamento poliquimioterápico, que é a associação de rifampicina, dapsona e clofazimina. Essa associação diminui a resistência medicamentosa do bacilo, que ocorre com frequência quando se utiliza apenas um medicamento, e impossibilita a cura da doença. O tratamento dura de 6 meses a 1 ano, podendo ser prolongado por mais 1 ano.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

"Sinal Verde para a Inclusão"! É assim que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, realizará do dia 18 a 22 de setembro, diversas atividades em alusão ao Setembro Verde, campanha da valorização da pessoa com deficiência. O objetivo é refletir sobre as conquistas das pessoas com deficiência, e sobre o nosso papel enquanto agentes públicos, educadores e acima de tudo, enquanto cidadãos.

Confira a programação completa:

Dia 18/09, das 08h ás 12h, no Polo UAB

Cerimônia de Lançamento Oficial do Projeto Setembro Verde com Exposição Arte Inclusiva

Dias 19, 20 e 21/09 nas escolas

Seminários, oficinas, palestras e outros

Dia 22/09 no Clube de Campo Juá, das 9h às 15h

Momento de lazer e Bem fazer

Dados estatísticos

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 20% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a participação destes profissionais no mercado de trabalho formal ainda é pequena. Apenas 403.255 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% das 45 milhões de pessoas com deficiência no país.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2