A Campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que visa proporcionar um trânsito melhor em Campo Formoso, segue com ações nas principais vias da sede do município. Diariamente, os agentes de trânsito realizam blitzes educativas onde condutores e a população em geral são orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito.

Uma das ferramentas utilizadas por eles é a multa educativa, que faz uma alerta sobre as infrações mais cometidas no trânsito como limite de velocidade; uso de cinto de segurança e equipamentos de proteção; respeito a travessia de pedestres sobre a faixa; estacionamento em locais proibidos; uso do celular enquanto estiver dirigindo, não conduzir automóvel se tiver ingerido bebida alcoólica, entre outras infrações.

A cada infração cometida, o condutor é orientado sobre o valor e quantos pontos serão inseridos na carteira de habilitação, sendo que nessa primeira fase de adaptação, ninguém paga nada, somente a partir de maio.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada do dia 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia de mobilização nacional, 12 de maio.  A vacinação é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. 

Quais documentos levar para a vacinação?

Þ Todos deverão levar o Cartão de Vacinação da Criança e do Adulto. Caso não apresentem o cartão, no momento da vacinação será entregue um comprovante da dose da vacina recebida; Þ  Puérperas: deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto ( certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, dentre outros);

 Þ Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

  • Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde - SUS devem se dirigir as Unidades que estão cadastrados para rece berem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer Posto de Vacinação.

A Secretaria de Saúde do município disponibilizou o roteiro de vacinação da sede e interior, com os respectivos locais e horários. Na sede, a vacinação acontecerá todos os dias nas unidades de saúde.

Data

Unidade de Saúde

Horario

 

12 Maio 2018

 

Esplanada

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Mutirão

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Maninho Ferreira

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

São Franscisco

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Poços

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Tiquara

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Tuiutiba

 

8:00 ás 16:00

 

12 Maio 2018

 

Feira Livre

 

8:00 as 13:00

 

ROTEIRO

DATA

Veados, Alagadiço, Fundo, Trinta Ocos. Almeida I e II, Toca dos Félix, Junco, Fazenda Mexicana, Olhos d’água, Lagoa do Torquato.

02/05/18

Serra dos Morgados, Sítio do Meio, Mucambo e Oliveira.

02/05/18

 

Araras, João Gomes, Boa Vista do Cajuí.

03/05/18

 

Barra do Delfino, Lagoa da Barra, Bate Bico, Salgadinho, Ponta d’água, Riachão.

03/05/18

 

Contador, Tanque Novo, Rancho do Padre, Várzea de Dentro, Maria da Costa, Riachão e Moita.

04/05/18

Cacimbinha Passagem, do Sargento, Quixaba, Silvério, Cercado.

04/05/18

Recanto, Gangorra, Poço da Pedra, Sem Terra, Várzea, Faz. Tranqueira

05/05/18

Faz. Tabua, Faz Piau, Faz Poço da Pedra, Saquinho, Lagoa Branca, Tabuleiro.

05/05/18

Borges, Lagoa dos Toinhos, Queixo Dantas, Grota do olhos d’água.

05/05/18

Baixa Grande, Várzea Grande, Casas Velhas, Queimada redonda, Baixinha.

 

06/05/18

 

 

ROTEIRO

DATA

 

 

Baraúnas do Barros, Cachoeirinha, Mulungu.

06/05/18

Gameleira do Dida, Retiro, Alagadiço.

06/05/18

Casa Nova dos Marinhos, Casa Nova dos Ferreiras, Casa Nova dos Amaros.

07/05/18

Sangradouro I,II,III, Boa Intenção, Chiqueiro das ovelhas, Barrocas.

07/05/18

Pedra, Patos I,II,III.

08/05/18

Pacui, Buraco, Gameleira, Bebedouro, Sumidouro, Atalho.

08/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Brejão da Caatinga

09/05/18

Boa Vista do Brejão, Gameleira do Brejão, Alagadiço do Brejão, Passagem Seca, Salitre do Brejão, Maxixeiro.

09/05/18

Junco, Fazenda Mexicana, Veados, Alagadiço, Fundo, Toca do Felix, .

10/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Alazão, Rego, Olho d’ água das Pombas, Piabas, Caititu.

10/05/18

Faz. Almir, Panelas, Campos dos veados.

11/05/18

Espinheiro, Faz. Algodão, Anjico torto, Faz. Mocô, Abreus, Varzea Grande e Assentamento dos sem terra.

11/05/18

Caixão , Terra Branca, Bom Jardim, Faz mandacaru.

14/05/18

Curral Velho.

14/05/18

 

ROTEIRO

DATA

Lagoa do Porco, Morrinhos I, II, Tiririca.

15/05/18

 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. Este ano, seis casos de morte já foram confirmados só na Bahia. 

A boa notícia é que a partir do dia 23 de abril, o Ministério da Saúde vai disponibilizar para todo o país, a vacina contra a gripe. Em Campo Formoso, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Abaixo segue uma lista de perguntas e respostas sobre a doença. Confira: 


Como o vírus da Gripe H1N1 é transmitido?
Contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus.

Quais os sintomas?
Febre acima dos 38 ºC;
Dores no corpo;
Dores de garganta e de cabeça;
Tosse seca;
Espirros;
Calafrios;
Fadiga ou cansaço.

Grupos de risco

Pessoas a partir de 60 anos;
Grávidas a partir de 12 semanas;
Mães com até 45 dias pós-parto;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Trabalhadores da saúde;
População indígena;
Pessoas privadas de liberdade.

Dicas para prevenir a doença

Beba bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;
Lave as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca;
Se não puder lavar as mãos, carregue na bolsa um frasco de álcool em gel para esterilizá-las;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;
Evite o contato muito próximo com alguém infectado;
Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;
Mantenha hábitos saudáveis;
Se achar necessário, use máscaras de proteção para não ficar em contato com gotículas contaminadas que estejam no ar;
Vacine-se.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, iniciou nesta terça-feira (27) a campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com o tema 'O trânsito só muda quando a gente muda', a ideia é preparar a população para a municipalização de trânsito que inicia no mês de maio com toda sinalização adequada.

A campanha está sendo realizada por meio de blitzes educativas em diversos pontos da cidade, onde condutores e a população em geral são orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito, como: limite de velocidade; uso de cinto de segurança e equipamentos de proteção; respeito a travessia de pedestres sobre a faixa; estacionamento em locais proibidos; uso do celular enquanto estiver dirigindo, não conduzir automóvel se tiver ingerido bebida alcoólica, entre outras infrações.

Fique atento as mudanças que acontecerão em Campo Formoso e siga as instruções dadas pelos agentes de trânsito. Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

 

Em alusão ao mês de conscientização sobre a hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Saúde da Família de Caraíbas, está realizando ações de orientação sobre a doença na região. O reforço nas informações tem como objetivo garantir o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando há uma descoberta tardia. Entre as medidas, estão a realização de palestras educativas, caminhadas, sala de espera e debates.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

O tratamento é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita, trata-se de um tratamento poliquimioterápico, que é a associação de rifampicina, dapsona e clofazimina. Essa associação diminui a resistência medicamentosa do bacilo, que ocorre com frequência quando se utiliza apenas um medicamento, e impossibilita a cura da doença. O tratamento dura de 6 meses a 1 ano, podendo ser prolongado por mais 1 ano.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

"Sinal Verde para a Inclusão"! É assim que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, realizará do dia 18 a 22 de setembro, diversas atividades em alusão ao Setembro Verde, campanha da valorização da pessoa com deficiência. O objetivo é refletir sobre as conquistas das pessoas com deficiência, e sobre o nosso papel enquanto agentes públicos, educadores e acima de tudo, enquanto cidadãos.

Confira a programação completa:

Dia 18/09, das 08h ás 12h, no Polo UAB

Cerimônia de Lançamento Oficial do Projeto Setembro Verde com Exposição Arte Inclusiva

Dias 19, 20 e 21/09 nas escolas

Seminários, oficinas, palestras e outros

Dia 22/09 no Clube de Campo Juá, das 9h às 15h

Momento de lazer e Bem fazer

Dados estatísticos

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 20% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E apesar da importância e da obrigatoriedade legal, a participação destes profissionais no mercado de trabalho formal ainda é pequena. Apenas 403.255 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% das 45 milhões de pessoas com deficiência no país.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos começa nesta sexta-feira (01) em Campo Formoso e segue até o dia 16 de outubro. A cada dia, a vacinação vai ocorrer numa Área Programática do município. (Veja o quadro de localidades ao fim da matéria).Cães devem ser levados aos locais com coleira e gatos em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Caso não seja possível aplicar a dose agora, basta o proprietário procurar O Centro de Vigilância em Saúde para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e compromete o sistema nervoso central. Ela provoca comportamento agressivo (por isso o nome da doença), dilatação das pupilas, hipersalivação, dificuldade para engolir, irritação, alteração na forma de andar natural, contrações musculares faciais e paralisia dos membros. A enfermidade não tem cura e pode levar a vítima – animal ou humano – ao óbito em menos de sete dias.

O que fazer para evitar?

– Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos.

– Não mexer em cães e gatos desconhecidos para evitar um possível ataque (essa é difícil para Felícias de plantão como eu).

– Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima

– Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos; o que evita o contato com morcegos.

– A doença tem poucos casos no Brasil, mas zonas rurais, por exemplo, podem abrigar morcegos e outros animais infectados que, por consequência, podem transmitir raiva ao seu pet. Por isso, evite que o peludo tenha contato com esses animais transmissores.

Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação