O projeto PlayEnergy realizado pela ENEL vai desembarcar na Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho nesta semana. A ação propõe um percurso pelo mundo extraordinário da energia elétrica. Esse ano, o projeto realizará oficinas de construção de dispositivos eólicos e solares e a sua escola é a nossa convidada.

O que vai acontecer nas oficinas?

É durante essas oficinas que você e seus alunos e alunas
aprenderão a construir máquinas simples movidas à energia
solar e eólica. Aprenderão também sobre a produção
de energias renováveis e as transformações energéticas (ideia essencial para a compreensão do complexo conceito
de energia). Os estudantes também aprenderão como
reproduzir esse evento em suas escolas.

PROGRAMAÇÃO:

25 de setembro

Oficina de montagem e dispositivos

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho

8h30 às 9h – Boas vindas e Coffe Break

9h ás 9h30 – Apresentação geral da oficina

9h30 às 9h40 – Entrega dos kits com dispositivo

9h40 às 10h – Orientações e dicas de montagem

10h às 12h – Montagem e testes dos dispositivos

13h30 às 15h – Continuação para a montagem

15h ás 15h20 – Pausa para o Coffe

15h20 ás 17h – Finalização e regras do campeonato

17h às 17h30 - Encerramento

 

26 de setembro

Oficina de montagem da feira

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho

8h30 às 9h – Boas vindas e Coffe Break

9h ás 9h30 – Apresentação com Anabelle Custodio

9h30 às 9h40 – orientações sobre a produção de um evento

9h40 às 10h – Divisão de atividades

10h às 11h30 – Mão na massa

11h30 às 12h – Apresentação de resultados

12h às 12h30 – Orientações para o dia seguinte e encerramento

 

27 de setembro

Feira de apresentação dos dispositivos

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho (pátio)

7h30 às 8h30 – Abertura da feira e boas vindas

8h30 às 9h30 – Campeonato Formula Solar PlayEnergy

9h30 ás 10h – Luta de insetos

9h30 às 10h – Degustação de bolos

10h às 10h30 – Encerramento da feira

Cerimônia de Premiação do Concurso Cultural

Local: Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho (auditório)

10h30 às 10h40 – Abertura Secretaria de Educação e PlayEnergy

10h40 às 11h30 – Apresentação dos finalistas

11h30 ás 12h20 – Anuncio dos vencedores

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Estudantes das Escolas Maria Auxiliadora, IENSF, Geozinho e Augusto Galvão visitaram a Fonte da Antonica nesta semana, para conhecer o local e aprender um pouco mais sobre a história de Campo Formoso, que completa 138 anos neste sábado (28). O passeio foi guiado por Valber Freitas.

Durante muitos anos, a Fonte foi o principal canal de abastecimento de água da sede do município, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça. O local abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade por mais de 80 anos, sendo depredada e subutilizada durante todo esse período.

Revitalizada após mais de 80 anos, a Fonte da Antonica tem atraído dezenas de famílias, estudantes e turistas desde que foi entregue à população, como mais uma opção de lazer para a comunidade. Preservando a arquitetura original desde o calçamento até a própria fonte, o local ganhou iluminação, bancos, paisagismo valorizando a arborização local, calçada, escadaria restauradas, portão e uma vista de causar inveja, sendo palco de ensaios fotográficos.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso vai lançar neste sábado (28), o novo jingle institucional em homenagem ao 138º aniversário da cidade. Valorizando os artistas da terra, a música foi gravada pela cantora Grace di Calli, vocalista da banda Forró di Calli.

O jingle mescla características de vários estilos musicais, ressaltando que a transformação está chegando em cada canto do município. A letra é do jornalista Adriano Diniz e foi gravado no Estúdio Audio Master.

Aniversário

Para comemorar os 138 anos da cidade, a Prefeitura preparou uma programação especial, dia 28 de julho, às 9h. Confira:

 - Apresentação da Fanfarra Municipal de Campo Formoso
 - Momento cívico com hasteamento das bandeiras do município, estado e Brasil
 - Apresentação da Literatura de Cordel sobre Campo Formoso
 - Apresentação da Orquestra - Ponto de Cultura do Grupo Culturart

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Campeonato de Futebol Municipal vai começar em Campo Formoso! Os jogos nas categorias amador e juvenil acontecerão a partir deste final de semana, no Estádio José Telésphoro, que está totalmente reformado. Leve sua família, faça sua torcida e prestigie mais essa ação da Prefeitura Municipal em parceria com a Liga Desportiva de Campo Formoso. Os ingressos custam R$ 2 reais. Confira abaixo o cronograma dos jogos deste final de semana:

O dia de volta às aulas para os mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Campo Formoso está sendo de muito aprendizado e descontração nesta segunda-feira (05)! Cerca de 133 escolas iniciaram as atividades hoje, algumas, já totalmente reformadas para maior comodidade dos alunos.

O ano de 2018 contará com 201 dias letivos, com a previsão de término das atividades no dia 07 de dezembro. São mais de 150 gestores, mais de 600 professores preparados para levar o melhor do ensino para os alunos, E mais:  cerca de 200 merendeiras - que tiveram capacitação sobre boas práticas, manipulação e aproveitamento dos alimentos, além da organização do armazenamento dos gêneros – trabalham para que os alunos tenham a melhor nutrição na alimentação escolar.

Preparação para volta às aulas
Durante o período de férias dos estudantes, as escolas passaram por serviços de limpeza geral e algumas também receberam reformas e manutenções que garantirão melhorias na estrutura e no funcionamento das unidades. Além disso, professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos participaram de Jornadas com o tema “Educar para formar e transformar sonhos em vida”, recebendo direcionamentos, propostas dos projetos que acontecerão nas escolas, estudo de calendário, planejamento, etc.

Importante: as Escolas Maria do Carmo e CMEI só retornarão as atividades dia 12 de março.

 Aluno, um mundo de conquistas espera por você! A educação é o caminho! Aproveite mais um ano de estudo para transformar o futuro!

Prefeitura de Campo Formoso, Cidade em Transformação

 

O melhor do Natal é ter a família toda reunida! E foi pensando nisso, que a Prefeitura Municipal de Campo Formoso realizou a abertura oficial dos festejos na última sexta-feira (01), na Praça Deputado Herculano Menezes. O evento contou com a presença da prefeita, vice-prefeito, vereadores, secretários, o Deputado Estadual Adolfo Menezes e o Deputado Federal José Nunes, além de diversas famílias.

Para animar o momento especial, se apresentaram: a Filarmônica de Senhor do Bonfim e o musicista e professor da Escola de Música do Projeto ‘Ocupação Cultural do Ginásio de Esportes’ Pablo. A decoração do espaço foi um show à parte: uma árvore de natal gigante foi montada no centro da praça que também recebeu iluminação natalina, um presépio, mais de 10 árvores de natal menores e ainda um espaço para o Papai Noel tirar foto com as crianças.

"A cidade de Campo Formoso é um lugar que merece respeito e seriedade. Estou muito orgulhoso de estar aqui vivendo esse momento inédito e especial. Agora sim, Campo Formoso está no caminho certo", disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Wolnei Borges.  "Hoje iniciamos o Natal em Família e quero que todos vocês aproveitem esse momento", ressaltou o Deputado Adolfo. Já a prefeita Rose Menezes, se emocionou durante o discurso: "eu ouvi o dia todo várias pessoas me falarem sobre como essa praça estava bonita, mas não imaginei que superaria as minhas expectativas. Espero que vocês também tenham gostado e que aproveitem muito esse período".

Esse ano, a população poderá curtir atrações culturais e artísticas, todos os finais de semana, até o dia 06 de janeiro, gratuitamente. Em parceria com a Associação Comercial, o comércio também ficará aberto até às 20h, para que todos possam se programar para comprar o presente natalino.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Município de Campo Formoso recebeu a confirmação de adesão ao 'Selo UNICEF Município Aprovado', que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Após a adesão, o município se compromete com um conjunto de responsabilidades que fazem parte da metodologia do Selo, que incluem Ações Estratégicas, ou seja, o que o município precisa realizar, comprometendo-se em melhorar Indicadores de Impacto Social relativos aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Assim, o município será acompanhado pelos próximos quatro anos da edição por profissionais do Selo UNICEF, em coordenação com um articulador no município que será a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carla Guimarães, para informar sobre os ciclos de capacitação, atualizações metodológicas, dicas de implementação de programas e outras atividades do Selo. Cabe ao articulador no município mobilizar as pessoas para participarem de cada atividade ou ação.

O que o município ganha ao ser certificado com o Selo?

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social. Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo Unicef e a Plataforma dos Centros Urbanos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Entrou em vigor nesta semana em Campo Formoso a mudança no procedimento para emissão da declaração de óbito. Agora, em casos onde a morte é natural, médicos que atuam no Hospital São Francisco e em unidades de saúde na sede do município devem atestar o óbito. O protocolo funcionará assim: se a pessoa falecer em casa, na sede do município, um ente da família ou duas testemunhas devem levar o corpo ao hospital ou uma unidade de saúde mais próxima - que tenha um profissional médico - , para que ele possa atestar e declarar o óbito. A decisão é da Juíza de Direitos da Vara dos Feitos  Cíveis e Registros Públicos da Comarca de Campo Formoso, Geysa Rocha.

Já na zona rural, em casos onde a morte é natural, os povoados com sede de Unidade de Saúde da Família - USF, com presença de profissional médico, devem seguir o mesmo protocolo, exceto, finais de semana, dias de folga dos profissionais ou no período noturno. As áreas que não possuem Unidade de Saúde da família, deverão procurar a USF mais próxima para preenchimento do Processo de Declaração de Óbito - PDO, com duas testemunhas e coveiro e após isso, se dirigir ao Centro de Vigilância em Saúde e ao Cartório do Registro Civil de Campo Formoso.

Mortes relacionadas a circunstâncias violentas seguem sendo registradas pelo Instituto Médico Legal (IML), ou seja, ninguém pode mexer no corpo até que a equipe responsável chegue ao local.

Importante: os representantes de funerárias não são autorizados a emitir declaração de óbito. Eles devem orientar e informar a família do falecido o procedimento legal para obter o documento.  A partir de agora, nenhum cidadão poderá ser sepultado nos cemitérios oficiais sem que possua certidão de óbito.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Uma equipe de cinco condutores/socorristas e três técnicos de enfermagem do SAMU de Campo Formoso, participou de um treinamento simulado de acidente com Múltiplas Vítimas. A ação aconteceu na Praça Nova do Congresso, com objetivo de qualificar, dar agilidade e aprimorar ainda mais o trabalho das equipes no dia a dia durante as ocorrências.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, em parceria com o Serviço Móvel de Urgência – SAMU 192 e contou com a presença de outras bases descentralizadas do SAMU na região como Pindobaçu, Ponto Novo, Itiúba, Jaguarari e Andorinha.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveram nesta segunda-feira (21), no Polo UAB a 1ª Conferência Municipal de Saúde do município. Cerca de 140 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço do SUS e gestores, participaram do evento.

A Conferência contou com duas palestras, a primeira com o Secretário de Saúde Charles Farias, que discorreu sobre o tema "O Sistema Único de Saúde no município de Campo Formoso". E a segunda sobre Planejamento em Saúde, ministrada por Rita de Cassia Nascimento, Enfermeira, Mestre em Saúde Comunitária e Doutora em Saúde Pública.

Nas discussões dos eixos, foram abordados os temas: Vigilância, Proteção e promoção da saúde; Atenção básica com ênfase na integralidade do cuidado; Rede e processo regulatório de Saúde; Rede de Atenção Psicossocial e Assistência Farmacêutica.

 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação 

Pagina 1 de 2