O melhor do Natal é ter a família toda reunida! E foi pensando nisso, que a Prefeitura Municipal de Campo Formoso realizou a abertura oficial dos festejos na última sexta-feira (01), na Praça Deputado Herculano Menezes. O evento contou com a presença da prefeita, vice-prefeito, vereadores, secretários, o Deputado Estadual Adolfo Menezes e o Deputado Federal José Nunes, além de diversas famílias.

Para animar o momento especial, se apresentaram: a Filarmônica de Senhor do Bonfim e o musicista e professor da Escola de Música do Projeto ‘Ocupação Cultural do Ginásio de Esportes’ Pablo. A decoração do espaço foi um show à parte: uma árvore de natal gigante foi montada no centro da praça que também recebeu iluminação natalina, um presépio, mais de 10 árvores de natal menores e ainda um espaço para o Papai Noel tirar foto com as crianças.

"A cidade de Campo Formoso é um lugar que merece respeito e seriedade. Estou muito orgulhoso de estar aqui vivendo esse momento inédito e especial. Agora sim, Campo Formoso está no caminho certo", disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Wolnei Borges.  "Hoje iniciamos o Natal em Família e quero que todos vocês aproveitem esse momento", ressaltou o Deputado Adolfo. Já a prefeita Rose Menezes, se emocionou durante o discurso: "eu ouvi o dia todo várias pessoas me falarem sobre como essa praça estava bonita, mas não imaginei que superaria as minhas expectativas. Espero que vocês também tenham gostado e que aproveitem muito esse período".

Esse ano, a população poderá curtir atrações culturais e artísticas, todos os finais de semana, até o dia 06 de janeiro, gratuitamente. Em parceria com a Associação Comercial, o comércio também ficará aberto até às 20h, para que todos possam se programar para comprar o presente natalino.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

O Município de Campo Formoso recebeu a confirmação de adesão ao 'Selo UNICEF Município Aprovado', que é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Após a adesão, o município se compromete com um conjunto de responsabilidades que fazem parte da metodologia do Selo, que incluem Ações Estratégicas, ou seja, o que o município precisa realizar, comprometendo-se em melhorar Indicadores de Impacto Social relativos aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Assim, o município será acompanhado pelos próximos quatro anos da edição por profissionais do Selo UNICEF, em coordenação com um articulador no município que será a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carla Guimarães, para informar sobre os ciclos de capacitação, atualizações metodológicas, dicas de implementação de programas e outras atividades do Selo. Cabe ao articulador no município mobilizar as pessoas para participarem de cada atividade ou ação.

O que o município ganha ao ser certificado com o Selo?

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social. Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Sobre o Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo Unicef e a Plataforma dos Centros Urbanos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Entrou em vigor nesta semana em Campo Formoso a mudança no procedimento para emissão da declaração de óbito. Agora, em casos onde a morte é natural, médicos que atuam no Hospital São Francisco e em unidades de saúde na sede do município devem atestar o óbito. O protocolo funcionará assim: se a pessoa falecer em casa, na sede do município, um ente da família ou duas testemunhas devem levar o corpo ao hospital ou uma unidade de saúde mais próxima - que tenha um profissional médico - , para que ele possa atestar e declarar o óbito. A decisão é da Juíza de Direitos da Vara dos Feitos  Cíveis e Registros Públicos da Comarca de Campo Formoso, Geysa Rocha.

Já na zona rural, em casos onde a morte é natural, os povoados com sede de Unidade de Saúde da Família - USF, com presença de profissional médico, devem seguir o mesmo protocolo, exceto, finais de semana, dias de folga dos profissionais ou no período noturno. As áreas que não possuem Unidade de Saúde da família, deverão procurar a USF mais próxima para preenchimento do Processo de Declaração de Óbito - PDO, com duas testemunhas e coveiro e após isso, se dirigir ao Centro de Vigilância em Saúde e ao Cartório do Registro Civil de Campo Formoso.

Mortes relacionadas a circunstâncias violentas seguem sendo registradas pelo Instituto Médico Legal (IML), ou seja, ninguém pode mexer no corpo até que a equipe responsável chegue ao local.

Importante: os representantes de funerárias não são autorizados a emitir declaração de óbito. Eles devem orientar e informar a família do falecido o procedimento legal para obter o documento.  A partir de agora, nenhum cidadão poderá ser sepultado nos cemitérios oficiais sem que possua certidão de óbito.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Uma equipe de cinco condutores/socorristas e três técnicos de enfermagem do SAMU de Campo Formoso, participou de um treinamento simulado de acidente com Múltiplas Vítimas. A ação aconteceu na Praça Nova do Congresso, com objetivo de qualificar, dar agilidade e aprimorar ainda mais o trabalho das equipes no dia a dia durante as ocorrências.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, em parceria com o Serviço Móvel de Urgência – SAMU 192 e contou com a presença de outras bases descentralizadas do SAMU na região como Pindobaçu, Ponto Novo, Itiúba, Jaguarari e Andorinha.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveram nesta segunda-feira (21), no Polo UAB a 1ª Conferência Municipal de Saúde do município. Cerca de 140 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço do SUS e gestores, participaram do evento.

A Conferência contou com duas palestras, a primeira com o Secretário de Saúde Charles Farias, que discorreu sobre o tema "O Sistema Único de Saúde no município de Campo Formoso". E a segunda sobre Planejamento em Saúde, ministrada por Rita de Cassia Nascimento, Enfermeira, Mestre em Saúde Comunitária e Doutora em Saúde Pública.

Nas discussões dos eixos, foram abordados os temas: Vigilância, Proteção e promoção da saúde; Atenção básica com ênfase na integralidade do cuidado; Rede e processo regulatório de Saúde; Rede de Atenção Psicossocial e Assistência Farmacêutica.

 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação 

O sábado (29) e o domingo (30) ainda fizeram parte da programação festiva do aniversário de 137 anos de Campo Formoso. O cronograma contou com passeio ciclístico, aulão de zumba, torneio de tiro esportivo e futebol Sub 15 e amador. Nesta segunda-feira (31) e terça-feira (01) a população contará ainda com a Feira de Saúde Fundação José Silveira, na Praça Deputado Herculano Menezes. Os serviços de clinico geral, ginecologia, cardiologia, preventivo, odontologia e ultrassonografia serão oferecidos em 04 unidades móveis.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

O dia 28 de julho de 2017 vai ficar na história com uma programação mais que especial que a Prefeitura preparou para a população campo-formosense. Logo pela manhã, a prefeita, secretários, vereadores, autoridades, colaboradores e a comunidade participaram do ato solene na sede da prefeitura que contou com a execução do hino nacional cantado pelo coral de alunos da Creche CMEI e o hasteamento das bandeiras do município, Bahia e Brasil.

Em seguida, já no cais da Praça Dr. José Gonçalves, foi a vez de a população ser presenteada com o ‘Espaço da Beleza’ que ofereceu serviços de lavagem, corte e escova de cabelos, design de sobrancelhas, manicure, entre outros serviços.  O espaço foi coordenado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social. No mesmo local, os colaboradores da Secretaria de Saúde disponibilizaram os serviços de aferição de pressão arterial, pesagem,  vacinas, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e alongamento. Na Praça Herculano Menezes, mais atividades: exposição dos produtos da Agricultura Familiar e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agrário e do Turismo; atletismo (em diversas categorias) e o Campeonato de Agachamento e Supino.

A tarde, o esporte tomou conta do Ginásio de Esportes da cidade. Diversos jogos de futsal, voleibol e basquete animaram o público que vibrava a cada vez que seu time preferido vencia.  O dia terminará com uma festa na Praça de Eventos Fernando Mendes com os shows do Forró di Calli, Seu Maxixe e Ciel Rodrigues.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Na próxima sexta-feira, 28 de julho, Campo Formoso comemora 137 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial com shows e atividades esportivas. Serão três dias de ações para celebrar também os 180 dias da atual gestão no município.  Entre as opções de lazer estão: o 'Consultório de Rua' que abrigará serviços de saúde e bem-estar, 'Espaço da Beleza' que oferecerá cortes de cabelo, serviços de manicure e pedicure, entre outras ações; Torneio agachamento, futebol para crianças, voleibol, atletismo, tiro esportivo, basquete, passeio ciclístico, feira de saúde, aulão de zumba e exposição de produtos da Agricultura Familiar estão entre os destaques da programação.  Confira os dias e horários e programe-se para acompanhar tudo de perto. 

Cadastramento de ambulantes

O ambulante que deseja vender bebidas, alimentos ou artesanato durante os três dias de eventos do aniversário da cidade, deverá realizar o cadastro prévio nesta sexta-feira (21), às 14h, no Polo UAB (antigo Mercado Velho). O vendedor deverá comparecer ao local com os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, conforme o edital publicado no site da Prefeitura Municipal de Campo Formoso. 

?Prefeitura de Campo Formoso  - Cidade em Transformação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, no uso de suas atribuições legais, torna público o chamamento público para pessoas que se interessem em realizar “Atividade de Comércio Eventual” de bebidas, alimentos e outras atividades correlatas para atenderem os participantes do evento de rua (Praça de Eventos Fernando Mendes) e em espaços públicos (Ginásio de Esportes, Estádio Municipal, Praça Deputado Herculano Menezes), no período de 28 a 30 de julho de 2017. Confira o edital no link abaixo.

A Prefeitura de Campo Formoso lançou na sexta-feira (07), o Plano Plurianual (PPA) participativo - Quadriênio 2018/2021. A reunião aconteceu na no Departamento de Trânsito, Transporte e Logística, com a presença da prefeita, vice-prefeito, secretários, vereadores e colaboradores.

Na ocasião, o consultor Neudenir Sena fez uma breve apresentação sobre o trabalho que vai permear as escutas públicas em todas as oito regiões do município. A primeira reunião acontecerá já na quinta-feira (13), no povoado de Tuiutiba, às 17h, dando o ponta pé inicial para os próximos encontros que seguem até o mês de agosto.

O plano será construído em conjunto com os diferentes segmentos sociais do município, apresentando as suas diretrizes e ouvindo o que as pessoas têm a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e sugestões.

O PPA

O Plano Plurianual (PPA) está previsto no artigo 165 da Constituição Federal de 1998. É um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, regulamentado pelo Decreto que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública. É com base no PPA, que se estabelece o plano para a o período de quatro anos, e na LDO, que define as metas e as prioridades para o ano seguinte.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2