Estudantes de escolas municipais da sede e comunidades participaram nesta quinta-feira (27) da caminhada ‘Sou + 1 por 1 trânsito seguro e a II Gincana ‘Campo Formoso e a Educação no Trânsito. O objetivo do projeto foi integrar professores, alunos, pais e gestores para promover a conscientização dos alunos quanto às diferentes responsabilidades e papéis que assumem no trânsito, estimulando assim, condutas preventivas e um comportamento seguro.

Participaram do evento as escolas: Professora Maria do Carmo de Araújo Maia - Sistema CPM, Dr Rômulo Galvão (Poços), João Severo da Cruz (Brejão da Caatinga), Davino Carneiro (São Tomé) e Thierry Lins (Curral Velho).

Campanha de educação e conscientização no trânsito

Um dia inteiro de muita brincadeira, atividades, banho de piscina e até apresentação musical! Foi assim que crianças e adolescentes das salas de recursos da Escola José Barreto Filho, Escola Antônio Ferreira, Escola Samuel Galvão, Colégio José Telesphoro, alunos de São Tomé, Brejão da Caatinga, Lagoa da Barra, Araras, Pacui, Curral Velho, Tuiutiba, Poços, Caraíbas, Lagoa do Porco, Varzinha, Lage dos Negros e do Centro Tatiana de Moraes se divertiram. O encerramento do evento contou com a apresentação do Projeto Sementes do Amanhã e do grupo ACRA.

A programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência aconteceu durante toda essa semana com seminários, oficinas, palestras e outras ações nas escolas.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO

A primeira equipe de coordenação pedagógica de Educação Inclusiva surge no ano de 2000 a partir de uma nova estrutura da Secretaria de Educação com a as professoras Valdênia Viana e Maria Gardênia Oliveira tendo como suporte principal dessa modalidade o Centro Tatiana Morais Santana que já atendia diretamente crianças com deficiência.

Essa coordenação surgiu com a necessidade de apoiar os alunos que ingressavam na rede regular de ensino a partir das observações e triagens feitas pelos professores e profissionais do Centro Tatiana, de acordo com a série adequada para cada aluno já “trabalhado “socialmente e assim apto a escola comum. Essa coordenação apoiava e orientava os professores que atendiam esses alunos com visitas esporádicas nas unidades escolares.

Em 2005 surge a proposta de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e assim, todos os alunos com deficiência passam a frequentar o ensino regular sem a necessidade de um apoio institucional.

Em 2008 surge a proposta das Salas de Recursos multifuncionais atendendo à necessidade histórica da educação brasileira, de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização. As duas primeiras chegadas no município foram no colégio José Telesphoro e na escola Antônio Ferreira através de um projeto da professora Valdenia Viana de Oliveira.

Em 2010, o MEC lança a proposta de ampliação das Salas de Recursos no programa PROINFO e atualmente são solicitadas através do PAR.  Nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva da implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas demais escolas comuns da rede pública de ensino. Mas o município já investia em políticas inclusivas com a manutenção do Centro Tatiana Morais de Santana para o atendimento dessa clientela.

Hoje, o município conta com dezesseis salas de recursos sob a coordenação pedagógica da professora Luciene Nunes e Ana Mara Firmino em que atende um universo de 300 alunos.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com o tema: “ O Sabor Cultural e Histórico de um Novembro Negro” foi realizado nesta quinta-feira (23) o 3º Café Pedagógico organizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Campo Formoso. O encontro voltado para os coordenadores das escolas municipais contou com café da manhã, atividades, apresentações culturais, dinâmicas de apresentação da temática por etapas e modalidades (Educação Infantil; Anos Iniciais; Anos Finais, EJA e Educação Inclusiva) e avaliação.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Dando continuidade a Campanha "O Trânsito Só muda, Quando a Gente Muda", a equipe da Superintendência de Trânsito está realizando palestras nas escolas municipais da sede e comunidades com o apoio do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. A ideia é apresentar o tema aos alunos de forma didática, mas sem deixar de lado a ludicidade.

Para isso, estão sendo utilizados vídeos explicativos e um simulador de trânsito real, onde através da práticas, as crianças, adolescentes e jovens, aprendem noções de legislação, sinalização e comportamentos adequados perante o trânsito.

A Campanha

A Campanha de educação e conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que visa proporcionar um trânsito melhor em Campo Formoso, segue com ações nas principais vias da sede do município. Diariamente, os agentes de trânsito realizam blitzes educativas onde condutores e a população em geral são orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito.

Uma das ferramentas utilizadas por eles é a multa educativa, que faz uma alerta sobre as infrações mais cometidas no trânsito como limite de velocidade; uso de cinto de segurança e equipamentos de proteção; respeito a travessia de pedestres sobre a faixa; estacionamento em locais proibidos; uso do celular enquanto estiver dirigindo, não conduzir automóvel se tiver ingerido bebida alcoólica, entre outras infrações.

A cada infração cometida, o condutor é orientado sobre o valor e quantos pontos serão inseridos na carteira de habilitação, sendo que nessa primeira fase de adaptação, ninguém paga nada, somente a partir de maio.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o intuito de prevenir os agravos ocasionados pela hipertensão arterial, o PSF de Tuiutiba realizou na última quinta-feira (19), o dia de atenção especial ao hipertenso. Durante todo o dia foram realizadas palestras, aferição de PA, verificação da glicemia, incentivo a imunização entre outros cuidados com as pessoas portadoras de Hipertensão arterial sistêmica.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). 

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Com o tema “Educar para Formar e Transformar Sonhos em Vida”, a II Jornada de Gestores foi realizada na manhã desta sexta-feira (09), no auditório do Departamento de Trânsito, Transporte e Logística, a cerimônia de abertura contou com a presença de diretores, vice-diretores, coordenadores, equipe da Secretaria de Educação, secretária Anizete Laborda, prefeita Rose Menezes e vice Ismael Pereira.

Além de um café da manhã reforçado, a programação foi recheada de momentos que inspiraram e encorajaram os gestores para o desenvolvimento de suas atividades durante todo o ano letivo, como: Meditação espiritual, apresentação musical, lançamento do edital para premiação de gestores, momento cultural, palestra, entre outros.

Em sua fala, a prefeita pontuou a importância da educação para a vida das crianças. “Cada um de nós contribuímos para o desenvolvimento de nossas crianças, nossa tarefa é a de transformar, formar vidas, encaminhar os sonhos das pessoas, é nossa responsabilidade com os quase 15 mil alunos. Quando temos amor e verdade, Deus nos conduz, e assim podemos fazer uma Campo Formoso melhor, é por meio da educação que nós podemos transformar sonhos em vida”.

A Secretária de Educação Anizete Laborda falou da importância do tema da jornada. “Queremos propor com esse tema que aquele menino ou menina que está na periferia, que tem um sonho de dançar balé, participar de atividades culturais, esporte, tenha seu sonho realizado, e que isso o motive a ir pra escola, pois só através da educação e dessas atividades as crianças desenvolvem motivação para uma aprendizagem com encantamento e paixão”, finalizou.    

 

As reformas nas Escolas da Rede Municipal de ensino não param! Tanto que as obras na Escola Reunidas José de Anchieta as Escolas estão a todo vapor: o espaço está recebendo manutenção nos telhados, novas pinturas, troca de pisos e mudança nos espaços recreativos, para que os alunos tenham espaços de ensino mais confortáveis no retorno ás aulas. Com uma nova infraestrutura, os pais e mães poderão contar com um novo espaço para que possam deixar seus filhos mais aconchegantes.

Campo Formoso – Cidade em Transformação!

Começa nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 26 de janeiro a matrícula para os novos estudantes da rede municipal de ensino. A inscrição poderá ser realizada das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Central de Matrículas (antiga LBA) ou nas escolas. Confira a relação de documentos necessários:

1 – Certidão de Nascimento do Aluno;

2 – Carteira de Identidade do Aluno;

3 – CPF do Aluno (caso tenha)

4 – Cartão do SUS do Aluno (caso tenha)

5 – RG e CPF dos pais ou responsável

6 – Cartão do Bolsa Família (caso tenha)

7 – Comprovante de Residência (Coelba)

8 – Transferência e Históricos

 

Veja a lista de escolas disponíveis na sede do município:

 

Bairros: Santa Luzia, Campo de Avião, São Francisco, Guabiraba e Maria Joana:

Escolas:

1) Creche Heraldo Rocha (Tempo Integral - Educação Infantil 3º a 5º anos)

2) Antônio Ferreira de Araújo (Tempo Integral - Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 4º ano).

3)Elizabeth Carvalho Marques (Educação Infantil 3º a 5º anos)

4) CMEI (Tempo Integral - Educação Infantil: 2º a 5º anos)

5) Extensão CMEI (Educação Infantil: 3º a 5º anos)

6)Gilcina Carvalho - com transporte

(Tempo Integral - Ensino Fundamental 1º a 5º anos)

7) Professora Maria do Carmo Araújo Maia (Ensino Fundamental - anos iniciais 5º ano. Anos finais: 6º ao 9º).

 

Bairros: Vila Pernambucana / Esplanada

Escolas:

8) Samuel Galvão de Carvalho (Ensino Fundamental: anos iniciais - 1º ao 5º. Anos finais: 6º ao 9º.

EJA - Jovens e Adultos.

9) Salomão Galvão de Carvalho (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º)

10) Creche Galdino Carvalho Marques (Educação infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ano.

 

Bairros: Vila Iracy / Colina do Sol

Escolas:

11) José Barreto Filho (Educação infantil: 3 a 5 anos)

12) Extensão Heraldo Rocha (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º)

 

Bairro: Vila dos Sonhos

Escola:

13) Josefa Monteiro (Educação infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º a 5º ano.

 

Bairros: Centro/ Mutirão

Escolas:

14) Reunidas José de Anchieta (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º ano. EJA - Jovens e Adultos.

15) Armindo Simões (Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano)

 

Bairros: Centro / Centro Cultural

Escolas:

16) Luiz Viana Filho (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º ano)

17) José Telesphoro Ferreira de Araújo (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º). EJA - Jovens e Adultos.

18) Nossa Senhora Auxiliadora (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano)

19) Maria Anita de Miranda Rocha (Educação Infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano).

 

Bairros: Vila Encantada / Alto do Cruzeiro / Raulindo Saturnino

Escolas:

20) Raulindo Saturnino (Educação Infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano.

 

Em todos os bairros

21) Centro Noturno EJA

Educação de Jovens e Adultos

 

Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

Informatizar todos os processos referentes à entrada de novos estudantes e à manutenção dos que já pertencem à rede é uma ação estruturante e que tem como maior vantagem a possibilidade de planejamento. Pensando nisso, pela primeira vez, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Educação, investiu em um sistema informatizado de matrícula escolar que teve início nesta quinta-feira (04). Os dados dos estudantes agora fazem parte de um sistema online que, além de agilizar o fornecimento de informações para o Censo Escolar e a consulta por disponibilidade de vaga em uma escola, também funcionarão com instrumento para a captação mais eficiente de recursos junto ao governo federal.

Constam do sistema informações como nome completo do estudante e dos pais, números de documentos, endereço e a escola em que estudam. Ao realizar a busca, é possível ver o nome de todas as escolas do município e o quantitativo de vagas disponíveis para cada uma, por turma, série, bairros, entre outras opções.

Para que todo o processo ocorra como previsto, durante todo o mês de dezembro, a equipe de informática da Prefeitura ministrou um treinamento para a equipe gestora e secretários escolares da Rede Municipal para o processo de matrículas informatizadas.

Matrículas

Começou nesta quinta-feira (04) e segue até o dia 12 de janeiro a renovação da matrícula para os estudantes que já estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede municipal de ensino. A inscrição poderá ser realizada das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Central de Matrículas (antiga LBA) ou nas escolas. Também em janeiro, de 15 a 26, acontecerão as matrículas para alunos novatos.  Confira a relação de documentos necessários:

1 – Certidão de Nascimento do Aluno;

2 – Carteira de Identidade do Aluno;

3 – CPF do Aluno (caso tenha)

4 – Cartão do SUS do Aluno (caso tenha)

5 – RG e CPF dos pais ou responsável

6 – Cartão do Bolsa Família (caso tenha)

7 – Comprovante de Residência (Coelba)

8 – Transferência e Históricos

 

Veja a lista de escolas disponíveis na sede do município:

 

Bairros: Santa Luzia, Campo de Avião, São Francisco, Guabiraba e Maria Joana:

Escolas:

1) Creche Heraldo Rocha (Tempo Integral - Educação Infantil 3º a 5º anos)

2) Antônio Ferreira de Araújo (Tempo Integral - Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 4º ano).

3)Elizabeth Carvalho Marques (Educação Infantil 3º a 5º anos)

4) CMEI (Tempo Integral - Educação Infantil: 2º a 5º anos)

5) Extensão CMEI (Educação Infantil: 3º a 5º anos)

6)Gilcina Carvalho - com transporte

(Tempo Integral - Ensino Fundamental 1º a 5º anos)

7) Professora Maria do Carmo Araújo Maia (Ensino Fundamental - anos iniciais 5º ano. Anos finais: 6º ao 9º).

 

Bairros: Vila Pernambucana / Esplanada

Escolas:

8) Samuel Galvão de Carvalho (Ensino Fundamental: anos iniciais - 1º ao 5º. Anos finais: 6º ao 9º.

EJA - Jovens e Adultos.

9) Salomão Galvão de Carvalho (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º)

10) Creche Galdino Carvalho Marques (Educação infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ano.

 

Bairros: Vila Iracy / Colina do Sol

Escolas:

11) José Barreto Filho (Educação infantil: 3 a 5 anos)

12) Extensão Heraldo Rocha (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º)

 

Bairro: Vila dos Sonhos

Escola:

13) Josefa Monteiro (Educação infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º a 5º ano.

 

Bairros: Centro/ Mutirão

Escolas:

14) Reunidas José de Anchieta (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º ano. EJA - Jovens e Adultos.

15) Armindo Simões (Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano)

 

Bairros: Centro / Centro Cultural

Escolas:

16) Luiz Viana Filho (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º ano)

17) José Telesphoro Ferreira de Araújo (Ensino Fundamental: anos finais 6º ao 9º). EJA - Jovens e Adultos.

18) Nossa Senhora Auxiliadora (Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano)

19) Maria Anita de Miranda Rocha (Educação Infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano).

 

Bairros: Vila Encantada / Alto do Cruzeiro / Raulindo Saturnino

Escolas:

20) Raulindo Saturnino (Educação Infantil: 3 a 5 anos. Ensino Fundamental: anos iniciais 1º ao 5º ano.

 

Em todos os bairros

21) Centro Noturno EJA

Educação de Jovens e Adultos

 

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