A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que elas sigam os mesmos princípios, critérios e a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir: conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.

Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Campo Formoso desenvolveu o projeto ‘'Escola e famílias unidas, transformando vidas', que incentiva a comunidade a fortalecer os laços entre os pais, alunos, professores e gestão da unidade educacional, além de ser uma ação para melhoria do aprendizado. Essa participação é importante para que os pais fiquem por dentro de tudo o que acontece no espaço escolar e também, porque o filho sentirá segurança ao perceber que os pais se preocupam com o processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

A relação Escola e Família é imprescindível à melhoria dos índices da qualidade da educação, dada a importância deste como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança/adolescente.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A Escola Eudes Muniz, em Varzinha, foi devolvida à população na última segunda-feira (22) totalmente reformada. Forro novo, fachada, cozinha, banheiros e salas  estão de cara nova. A entrega contou com a presença da prefeita, vereadores, suplentes,  secretária de Educação e população em geral. "Estou muito feliz em ver a escola novinha, mais aconchegante para alunos e equipe que trabalha aqui. Agradecemos imensamente esse presente dado a comunidade", disse Geisa, moradora da localidade.

"Esse é mais um serviço importante que viemos aqui entregar em Varzinha, depois do Posto de Saúde. Sei que temos muito para fazer, mas temos que chegar também em outras comunidades", ressaltou a prefeita.

 

A Creche Pape São João Batista, em Poços, está passando por uma verdadeira transformação. Troca de acessórios de banheiros, revisão hidráulica e elétrica, colocação de forro, pintura e revisão no telhado foram alguns dos serviços realizados no local.  A obra está a todo vapor para ser entregue antes do início das aulas, 11 de março.

Essa era uma reivindicação antiga da comunidade que reclamava das péssimas condições que a creche funcionava. Além dela, mais 10 escolas estão passando por reforma nos quatro cantos do município.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A volta às aulas na rede municipal de ensino é marcada pelas reformas das unidades. Uma das prioridades dessa gestão é deixar os ambientes mais adequados para os alunos e profissionais da Educação e permitir o funcionamento das escolas em espaços próprios.

Só esse ano, diversas escolas estão passando por reformas. Uma delas é a José da Silva Nazário, em Poços, que há mais de 40 anos não passava por uma reforma.  A obra iniciou essa semana com os seguintes serviços a serem executados: reparo em piso, troca de portas e fechaduras, reparo nas paredes e pintura, colocação de cerâmica, retelhamento e forro, entre outros.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A rede municipal de ensino de Campo Formoso tem recebido cada vez mais investimentos. Além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de equipe pedagógica, há também a preocupação com a ampliação e melhoria da frota escolar que diariamente transporta alunos. A boa notícia é que, através de mais uma parceria com o Governo Federal, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) -  estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação -, o município vai receber 2 novos ônibus.

O modelo Ônibus Rural Escolar - ORE 1 comporta transportar, no mínimo, 23 (vinte e três) passageiros adultos sentados ou 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho recebeu de 25 a 27 de setembro, a Semana PlayEnergy, projeto vinculado a empresa Enel do Parque Eólico Delfina, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Alunos, professores e coordenadores pedagógicos das Escolas: Samuel Galvão, Josefa Monteiro, Dr. Heraldo Rocha, Dr. Armindo Simões, Gilcina Carvalho, Escola de Gestão Compartilhada Prof. Maria do Carmo e Luiz Manoel Celestino de Lage dos Negros, participaram do evento.

Na ocasião foram desenvolvidas oficinas com a finalidade de construir protótipos de máquinas simples movidas a energia solar e eólica. O objetivo era demostrar a viabilidade e eficiência de energias renováveis, aquisição da concepção do que seja transformação energética para, a partir dessas aprendizagens, poderem reproduzir esse evento nas suas respectivas Unidades Escolares.

A premiação foi para as melhores produções de vídeos, idealizados pelos alunos, com o tema energia renovável; tendo como ganhadoras as Escolas: Luiz Manoel Celestino do povoado de Lage dos Negros que levou o primeiro lugar, seguida da escola Dr. Armindo Simões, que levou o segundo e terceiro lugares.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Os moradores da comunidade de Baixinha comemoram a entrega da Escola São João Totalmente reformada. Agora os alunos têm um local adequado para realizar as atividades e aprender mais a cada dia com professores comprometidos.Troca do telhado, piso, forro, pintura, reparos hidráulicos e elétricos foram realizados na reforma. Participaram do evento na última quinta-feira (13) a prefeita Rose Menezes, o presidente da Câmara Wolnei Borges e os moradores da comunidade.

“Conheci essa escola um lixo, mas agora está outra coisa: limpa, organizada, com forro e pisos novos. Espero que as crianças cuidem porque eu nunca vi aqui uma escola desse jeito tão bem arrumada”, disse Dalva, moradora da localidade. “Meus netos estudam aqui e agradeço por esse presente. Estou muito feliz e espero que venham mais obras para nossa região”, pontuou João.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Escola Rosalvo Luiz Celestino, em Lage dos Negros, está passando por uma verdadeira transformação! Após mais de 10 anos sem nenhuma reforma, o local já recebeu um novo sistema elétrico, troca de portas, reposição de telhas e troca de forro, bica, tratamento de rachadura, novo piso, cerâmica, ampliação de duas salas, no vasos sanitários, pias, reforma geral na cozinha, pintura geral no prédio, entre outros serviços.

Evaneide trabalha na limpeza da Escola e não esconde a felicidade de saber que em pouco tempo, o local estará de cara nova. “A Escola estava precisando mesmo de uma reforma. O bom é que eles organizaram tudo de forma que não atrapalhe os alunos”, disse.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos indivíduos é um dos pilares dessa gestão. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realizou, nesta semana, uma Feira em Saúde com a presença de médico, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, dentista, educador físico e assistente social. O objetivo foi avaliar os alunos e orientá-los sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde.

Durante todo dia foram realizados atendimentos médicos, oficina de doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, educação em saúde bucal, atendimento com nutricionista, palestra sobre valores e identidade de gênero com o Secretário de Saúde Charles Farias, vacinação e testes rápidos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o intuito de desenvolver um trabalho que estreite os laços entre família e escola, a Secretaria de Educação de Campo Formoso promoveu nesta terça-feira (23), o Dia D da Família na Escola. O evento aconteceu simultaneamente em todos os polos de ensino do município, onde pais e alunos foram recebidos com palestras, música, apresentação de dança, serviços de saúde, entre outras atividades.

É importante ressaltar que, quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos. Essa ação faz com que a relação entre pais e filhos seja enriquecida por meio de atividades socioemocionais; encoraja pais a participarem ativamente da vida escolar de seus filhos, começando pelo desenvolvimento das habilidades que ajudam na aprendizagem; orienta a família para o acompanhamento dos alunos nas atividades do “Para Casa”, melhorando o desempenho escolar.  

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Pagina 1 de 2