A Escola de Tempo Integral Gilcina Carvalho recebeu de 25 a 27 de setembro, a Semana PlayEnergy, projeto vinculado a empresa Enel do Parque Eólico Delfina, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Alunos, professores e coordenadores pedagógicos das Escolas: Samuel Galvão, Josefa Monteiro, Dr. Heraldo Rocha, Dr. Armindo Simões, Gilcina Carvalho, Escola de Gestão Compartilhada Prof. Maria do Carmo e Luiz Manoel Celestino de Lage dos Negros, participaram do evento.

Na ocasião foram desenvolvidas oficinas com a finalidade de construir protótipos de máquinas simples movidas a energia solar e eólica. O objetivo era demostrar a viabilidade e eficiência de energias renováveis, aquisição da concepção do que seja transformação energética para, a partir dessas aprendizagens, poderem reproduzir esse evento nas suas respectivas Unidades Escolares.

A premiação foi para as melhores produções de vídeos, idealizados pelos alunos, com o tema energia renovável; tendo como ganhadoras as Escolas: Luiz Manoel Celestino do povoado de Lage dos Negros que levou o primeiro lugar, seguida da escola Dr. Armindo Simões, que levou o segundo e terceiro lugares.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Os moradores da comunidade de Baixinha comemoram a entrega da Escola São João Totalmente reformada. Agora os alunos têm um local adequado para realizar as atividades e aprender mais a cada dia com professores comprometidos.Troca do telhado, piso, forro, pintura, reparos hidráulicos e elétricos foram realizados na reforma. Participaram do evento na última quinta-feira (13) a prefeita Rose Menezes, o presidente da Câmara Wolnei Borges e os moradores da comunidade.

“Conheci essa escola um lixo, mas agora está outra coisa: limpa, organizada, com forro e pisos novos. Espero que as crianças cuidem porque eu nunca vi aqui uma escola desse jeito tão bem arrumada”, disse Dalva, moradora da localidade. “Meus netos estudam aqui e agradeço por esse presente. Estou muito feliz e espero que venham mais obras para nossa região”, pontuou João.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A Escola Rosalvo Luiz Celestino, em Lage dos Negros, está passando por uma verdadeira transformação! Após mais de 10 anos sem nenhuma reforma, o local já recebeu um novo sistema elétrico, troca de portas, reposição de telhas e troca de forro, bica, tratamento de rachadura, novo piso, cerâmica, ampliação de duas salas, no vasos sanitários, pias, reforma geral na cozinha, pintura geral no prédio, entre outros serviços.

Evaneide trabalha na limpeza da Escola e não esconde a felicidade de saber que em pouco tempo, o local estará de cara nova. “A Escola estava precisando mesmo de uma reforma. O bom é que eles organizaram tudo de forma que não atrapalhe os alunos”, disse.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos indivíduos é um dos pilares dessa gestão. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realizou, nesta semana, uma Feira em Saúde com a presença de médico, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, dentista, educador físico e assistente social. O objetivo foi avaliar os alunos e orientá-los sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde.

Durante todo dia foram realizados atendimentos médicos, oficina de doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, educação em saúde bucal, atendimento com nutricionista, palestra sobre valores e identidade de gênero com o Secretário de Saúde Charles Farias, vacinação e testes rápidos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Com o intuito de desenvolver um trabalho que estreite os laços entre família e escola, a Secretaria de Educação de Campo Formoso promoveu nesta terça-feira (23), o Dia D da Família na Escola. O evento aconteceu simultaneamente em todos os polos de ensino do município, onde pais e alunos foram recebidos com palestras, música, apresentação de dança, serviços de saúde, entre outras atividades.

É importante ressaltar que, quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos. Essa ação faz com que a relação entre pais e filhos seja enriquecida por meio de atividades socioemocionais; encoraja pais a participarem ativamente da vida escolar de seus filhos, começando pelo desenvolvimento das habilidades que ajudam na aprendizagem; orienta a família para o acompanhamento dos alunos nas atividades do “Para Casa”, melhorando o desempenho escolar.  

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Com a volta às aulas, a Prefeitura de Campo Formoso tem investido diariamente na melhoria da alimentação escolar dos mais de 12 mil estudantes do município. Com o auxílio de uma nutricionista, as refeições servidas são saudáveis, equilibradas, saborosas e contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens. Atualmente mais de 200 pessoas entre merendeiras e ASEs trabalham para que os alunos tenham a melhor nutrição.

Frutas, biscoito, pão, vitamina, achocolatado, bolo, arroz doce, mingau, macarrão, arroz, feijão, salada, frango, carne, entre outros, estão na lista de itens que vão para a mesa dos alunos diariamente.

Controle de qualidade

Antes da preparação da merenda, há um controle rigoroso de qualidade que vai desde a descrição dos produtos para serem licitados (que possa atender todos os parâmetros nutricionais quanto a sua caloria, proteína e tipo de gordura), até o momento da aquisição dos gêneros alimentícios no setor de distribuição.

Produtos orgânicos

Pela primeira vez, os alimentos produzidos no campo estão sendo levados diretamente para as cooperativas locais - semanalmente ou quinzenalmente -, que distribuem para as escolas através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Os produtos orgânicos são todos aqueles alimentos, animais ou vegetais, que são obtidos sem a utilização de produtos químicos ou hormônios que acelerem seu crescimento. São resultado de uma produção agrícola que respeita o meio ambiente e visa à qualidade do alimento. Os produtos orgânicos são mais saudáveis porque não contêm agrotóxicos que podem causar danos à saúde do consumidor. 

Prefeitura de Campo Formoso -  Cidade em Transformação

 

A Escola Municipal Professora Maria do Carmo de Araújo Maia, funcionará, a partir de hoje, com a gestão compartilhada com a PM BA por meio do 54º Batalhão de Polícia Militar. A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (12) com a presença da prefeita, vereadores, secretários, policiais militares, alunos, pais e comunidade em geral.  

Durante o evento, foi apresentada a nova metodologia implantada na unidade de ensino, pautada na disciplina, respeito e reconhecimento aos Profissionais da Educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, através da aquisição de habilidades e competências básicas do Ensino e aprendizagem.

“Lutei muito para que a gente conquistasse esse primeiro colégio de gestão compartilhada da Bahia. Tenho certeza que cada mestre aqui vai se esforçar para oferecer o melhor do ensino. Aproveitem essa oportunidade, em breve vocês serão presenteados com o fardamento completo! Quando passarem na rua, vão ser invejados por muita gente, viu? Escrevam o que estou dizendo. Agarrem essa oportunidade com força, para ter um futuro melhor!", disse a prefeita.

“Estou muito orgulhoso porque planejamos tudo com muito carinho: desde a escolha do colégio, corpo docente militar, fardamento, capacitação dos funcionários, até esse evento aqui, hoje. Reconheço que se não fosse a persistência da prefeita em trazer esse projeto inovador para Campo Formoso, isso não estaria acontecendo. E estou esperançoso que a realidade que a gente vê na cidade hoje, vai ser transformada através da educação”, comentou o Major Mascarenhas.

Segundo a diretora da Escola, Anália Freire, essa semana será de adaptação tanto para professores, quanto para alunos. “A partir de amanhã, todos os alunos já devem vir para a escola com calça jeans, blusa branca, cinto e sapato fechado. Não será permitido uso de celular, além do uso de qualquer adereço que não faça parte do fardamento militar. Na quinta-feira (15), já acontecerá o corte de cabelo tradicional da PM para os meninos, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As meninas, porém, usarão coque no cabelo”, explicou.

Essa gestão compartilhada traz uma série de mudanças que vão contribuir na formação dos estudantes, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] da escola.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Os moradores de Brejão da Caatinga têm muito o que comemorar! A Escola São Joaquim – Alagadiço (Brejão da Caatinga) está passando por uma grande reforma que abrange serviços como retelhamento, recuperação de pontos do PVC, pintura, substituição das redes elétrica e hidráulica, troca de janelas, fechaduras e portas quebradas, entre outros serviços. A iniciativa garantirá maior acessibilidade e bem-estar para os alunos, que sofrem com o estado caótico que o local apresenta há anos.

Mais de 16 mil alunos da rede pública são beneficiados com merenda escolar de qualidade

Vale lembrar que a Creche Sorriso Infantil, na mesma localidade, o Colégio Davino Carneiro – São Tomé; Colégio José Pereira de Carvalho – Lagoa da Barra; Creche Maria Rodrigues Monteiro – São Tomé, além da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – São Tomé também estão sendo beneficiados com obras da Prefeitura.


Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação