Desde que foi implantada a primeira escola de gestão compartilhada entre a PM BA e a Prefeitura, Campo Formoso tem recebido muitas visitas de autoridades do estado, interessadas em replicar esse modelo de ensino nos municípios. E nesta sexta-feira (11), foi a vez do comandante geral da PM BA, Ancelmo Brandão, conhecer de perto a nova realidade da Escola Maria do Carmo.

“Tive a oportunidade de ouvir os alunos e ver no semblante de cada um, a alegria de ser integrantes da escola. Disse a eles, que nosso objetivo maior não é somente a disciplina, mas que eles tenham muito conhecimento e aprendam bastante. Isso para a gente, que é policial militar, é como se fosse uma prevenção primária, evitando que elas sejam captadas pelo crime. Campo Formoso está dando o exemplo de como fazer diferente e acreditando em uma proposta inovadora, apoiada por nós. Não tenho dúvida que esse modelo será replicado em todos os municípios da Bahia”, disse o coronel.

Quem também veio conhecer a Escola, foi o prefeito de Piritiba, Samuel Santana. “Fiquei muito empolgado quando cheguei aqui no Colégio porque percebi que não só a vida dos alunos mudou, mas de toda a família campo-formosense. Pretendemos implantar o mais rápido possível esse modelo de ensino. Já solicitamos ao Major para levar o projeto para apresentarmos a sociedade”, ressalta.

“O colégio se tornou modelo e estamos recebendo visitas de vários prefeitos do estado. Já observamos a mudança de comportamento dos alunos, pais e da comunidade e isso é um avanço”, relata a secretária de Educação, Anizete Laborda.

Para a diretora pedagógica da Escola, Anália Freire, a implantação foi um sucesso. “No início houve alguma resistência, mas com o tempo, as pessoas foram observando o fruto desse novo trabalho que gerou mudança na vida dos estudantes, família e equipe gestora”, finaliza.

Convênio

Foi assinado na tarde da quinta-feira (10), em Salvador, o termo de acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Bahia e a União dos Municípios da Bahia (UPB) para que seja cedida às prefeituras do interior do estado a metodologia educacional dos Colégios da Polícia Militar (CPMs). A medida tem o intermédio da Secretária da Segurança Pública e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Na cerimônia de assinatura do termo, a prefeita Rose Menezes falou sobre a experiência da implantação da metodologia em uma unidade escolar do seu município. “Temos uma escola com 450 alunos, circundada por quatro bairros populosos, onde de sete homicídios registrados cinco eram próximos à escola. E tivemos uma experiência exitosa com a implantação da gestão compartilhada que trouxe aos alunos mais disciplina, respeito e mudança de comportamento”.