O ano de 2020 chegou com tudo em Tuiutiba. Mais obras estão chegando para a região como a recuperação do trecho de estrada que liga o Distrito ao povoado de Boa Esperança, melhorando o fluxo de pedestres e veículos.

Sem falar no patrolamento da estrada da Ladeira Grande que liga o Povoado de Curral da Ponta à sede do Município de Campo Formoso, beneficiando os Povoados de Aldeia Velha, Sapucaia, Poço Velho, Cantinho, Panelinhas, Lagoa do Pastorador, além do Bairro Campo de Avião.

No povoado de Baixio, foi construído um ponto de saúde para a comunidade que tanto sofre, além dos agricultores das comunidades de Abóbora, Boi Morto, Cercadinho e Mandacarú serem beneficiados com o projeto Pró-Semiárido. Já na sede do distrito, diversas ruas estão sendo calçadas.

Mais obras estão chegando para a região de Tuiutiba! A reconstrução da estrada da Ladeira Grande que liga o Povoado de Curral da Ponta à sede do Município de Campo Formoso, que beneficiará os Povoados de Aldeia Velha, Sapucaia, Poço Velho, Cantinho, Panelinhas, Lagoa do Pastorador, além do Bairro Campo de Avião, está a todo vapor.

Já na sede do distrito mais calçamentos estão sendo realizados. No povoado de Baixio, foi construído um ponto de saúde para a comunidade que tanto sofre, além dos agricultores das comunidades de Abóbora, Boi Morto, Cercadinho e Mandacarú, serem beneficiados com o projeto Pró-Semiárido.

O maior programa de recuperação de estradas segue em ritmo acelerado pelos quatro cantos do município. São mais de cinco máquinas trabalhando diariamente para melhorar o deslocamento dos moradores, facilitando o acesso aos serviços públicos, além de contribuir na circulação do transporte escolar.

Veja a lista das comunidades que receberam intervenções nas vias nas últimas semanas:

Trecho de estrada que liga Brejão da Caatinga a Tiquara

Ladeira do povoado de Lagoa Branca

Serra das Araras

Trecho de estrada de Alagadiço do Flávio

Tuiutiba

Tranqueira a Lagoa Cavada

Lagoa Cavada a Vila

Vila a Boa Vista dos Pauzinhos

Vila dos Pauzinhos a João Gomes

Araras a Flamengo

Lagoa da Roça a Macambira

Caraíba a Campo Frio

Ainda há muito para se fazer, porque o trabalho vai continuar! São obras e ações para todo canto e feitas para todo mundo.

Na manhã desta sexta-feira (25), o governador Rui Costa desembarcou em Campo Formoso para entregar obras, assinar convênios e anunciar novidades. Ele posou no Estádio Municipal José Telesphoro e foi recepcionado pela prefeita Rose Menezes, o vice-prefeito Ismael Pereira, além do deputado estadual Adolfo Menezes. De lá, a comitiva seguiu para o trecho que liga Campo Formoso a Poços, para inaugurar a pavimentação da Rodovia BA-220.  Em seguida, o governador seguiu para a Fonte da Antonica, um dos pontos turísticos da cidade e ainda visitou o Centro Cultural totalmente reformado.

Chegando a Praça Deputado Herculano Menezes, no centro da cidade, o governador foi recebido por uma multidão que o aguardava para assinar a ordem de serviço do início de obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da sede e para o distrito de Poços; a autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural celebrar três convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no segmento socioambiental, além de autorizar a pavimentação nos distritos de São Tomé, Brejão da Caatinga, Tiquara e na sede. Durante a solenidade, Rui também faz a entrega simbólica do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Curralinho, Barrocas, Fazenda Nova, Rego do Adão e Mocambo. Ao todo, foram mais de R$ 22 milhões de investimento.

Em seu discurso, ele enalteceu o trabalho da prefeita do município e ainda aproveitou a oportunidade para anunciar alguns presentes para a população. São eles: iluminação do estádio de Campo Formoso, além da troca do alambrado; o esgotamento sanitário da cidade, reforma do Ginásio de Esportes e todo acabamento acústico do Centro Cultural, que será inaugurado no mês de março.

A prefeita Rose Menezes agradeceu todo o empenho do governo em sempre ajudar Campo Formoso. "O senhor é um exemplo para o Brasil e eu agradeço de coração o que tem feito por nossa cidade. Como um exemplo de gestão, eu copio tudo de bom que o senhor faz e espero que essa parceria perdure por muito tempo", disse.

O trabalho de recuperação das estradas segue em ritmo acelerado. Prova disso é a ação desenvolvida no trecho que liga Tombão a Pilões e Pilões a Vila dos Sonhos.  Toda a via passou por patrolamento permanente para mantê-la em perfeita condição de trafegabilidade, uma reivindicação antiga dos usuários e moradores da região.

Com o trecho recuperado, o escoamento da produção agropecuária, a circulação dos veículos que formam o sistema de transporte escolar e o deslocamento dos moradores para a área urbana será garantido com mais conforto.

De janeiro de 2017 até julho de 2018, mais de 1500 km de estradas em toda a região foram recuperadas.

O trabalho de recuperação das estradas segue em ritmo acelerado. Prova disso é a ação que está sendo desenvolvida no trecho que Mulungú a Riachão. Toda a via está passando por patrolamento permanente para mantê-la em perfeita condição de trafegabilidade, uma reivindicação antiga dos usuários e moradores da região, que informaram que a última vez que uma máquina passou pelo local  foi no ano de 1982.

A estrada que liga Curral Velho a Abreus está sendo totalmente recuperada pela Prefeitura Municipal de Campo Formoso. A ação é realizada e em duas etapas: sendo a primeira com o patrolamento permanente para mantê-la em perfeitas condições de trafegabilidade e a segunda de recuperação de trechos críticos e em condições de interdição parcial ou total, dificultando ou impedindo a acessibilidade dos moradores das mais diversas comunidades

Com este trabalho, a expectativa é melhorar o tráfego da população que passa por esses trechos diariamente. A Prefeitura estava esperando passar o período chuvoso para que a obra fosse realizada.