Um verdadeiro show de talentos tomou conta do Auditório do Colégio Augusto Galvão na manhã desta sexta-feira (10), com a realização da IV edição do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM). Vinte e um finalistas de diversas escolas municipais da sede e comunidades, apresentaram literaturas de Cordel com o tema “Os desafios dos cidadãos em ano de Copa do Mundo e Eleição e emocionaram o público.

Em mais de três horas de declamações, cinco jurados estiveram atentos aos textos, desenvoltura e presença de palco. Os grandes vencedores foram: 1º Lauane Vieira da Silva; 2º Jussielton Vieira da Silva e 3º Sara Sofia dos Santos Cruz. Os três premiados levaram para casa: 1 bicicleta e uma caixa de som JBL, 1 bicicleta e 1 caixa de som JBL, carregador portátil e um fone de ouvido, respectivamente. Além dos três primeiros colocados, todos os participantes receberam troféu de finalista e certificado de participação do festival.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, vereadores, a secretária de Educação Anizete Laborda, a equipe do Departamento de Cultura, alunos, professores, pais e demais familiares dos participantes.

Preparação

Para a grande final, os 21 alunos participaram na semana passada de uma oficina de teatro, expressão corporal e voz. O objetivo foi deixar os alunos mais soltos no momento das apresentações, trabalhando a desenvoltura no palco, postura, entonação de voz, timidez, entre outros. Confira a lista dos participantes dessa terceira edição:

 Ana Cecília Neri Souza - Colégio Municipal João Severo da Cruz (Brejão da Caatinga)

Ana Isabela de Souza Viana - Centro Educacional Comunitário de Tiquara (Tiquara)

Beatriz da Silva Gama - Colégio Rosalvo Celestino (Lage dos Negros)

Gisele Vitória Lopes de Souza - Centro Experimental Rural de Torrões (Torrões)

José Claudemiro Dias da Silva Neto - Colégio Dr. Ulisses Gonçalves da Silva (Caraíbas)

Joseana Vieira Marques - Colégio Municipal José Pereira de Carvalho (Lagoa da Barra)

Jussielton Vieira Santos - Colégio Municipal Armando Trajano Maia (Pacuí)

Kauã Batista Santos - Centro Educacional Comunitário de Tiquara (Tiquara)

Lauane Vieira da Silva  - Colégio Municipal Dr Rômulo Galvão (Poços)

Luégia Teixeira Santos - Colégio Rosalvo Celestino (Lage dos Negros)

Maísa Carvalho Cardoso Lírio - Colégio Municipal Dr Rômulo Galvão (Poços)

Michele Guimarães Silva - Escola Municipal Dr Luiz Viana Filho (Sede)

Natália Danielly Ferreira Santana - Colégio Municipal José Telesphoro Ferreira de Araújo Maia (Sede)

Rafael Kalebe Monte dos Santos - Colégio Professora Maria do Carmo de Araújo Maia (Sede)

Raira de Souza Simplício -  Colégio Municipal Manoel Ricardo de Almeida (Baixio)

Raissa Ribeiro da Silva - Colégio Municipal Manoel Ricardo de Almeida (Baixio)

Sara Sofia dos Santos Cruz - Colégio Municipal Thierry Lins (Curral Velho)

Silvana Vieira Santos - Colégio Muncipal José Ferreira Jatobá (Gameleira do Dida)

Xaiane do Nascimento Reis - Colégio Municipal Thierry Lins (Curral Velho)

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

 

 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Faltando poucos dias para a grande final, os 21 finalistas do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM) participaram de uma oficina de teatro, expressão corporal e voz promovido pelo Departamento de Cultura de Campo Formoso. A oficina tem como objetivo deixar os alunos mais soltos no momento das apresentações, trabalhando a desenvoltura no palco, postura, entonação de voz, timidez, entre outros.

A final do festival será nesta sexta-feira (10), com estudantes da sede e interior, no Auditório do Colégio Augusto Galvão.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação  

Alunos do Ensino Fundamental II e EJA eixos IV e V das regiões de Poços, Tiquara, Lage dos Negros, Sede, Tuiutiba, Brejão da Caatinga e Salitre, participaram de saraus que fazem parte da segunda fase da IV edição do FALEM.  Na ocasião foram premiadas as 03 (três) melhores produções de cada região, para a realização da etapa final do Festival que acontece no dia 10 de agosto.

Próxima fase

Com as três melhores produções da fase regional, serão 21 (vinte e uma) produções finalistas. Essa etapa, oportunizará as pessoas da comunidade, que se destacam na música, literatura, arte, a expor seus dons artísticos, a fim de valorizar a cultura regional, desenvolver a autoestima dos artistas e incentivar a comunidade estudantil a participar ativamente no desenvolvimento das atividades escolares. - Na Sede – FASE FINAL.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A quarta edição do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM) já foi lançada nas escolas do município com o tema: ‘Os desafios dos cidadãos em ano de Copa do Mundo e Eleição’. Nesta primeira fase, os alunos realizaram a produção de leituras, a criação literária e a realização de saraus de acordo com o tema, em forma de cordel.

FASE 2

Realização dos 07 (sete) saraus das escolas municipais por região, que oferece o Ensino Fundamental II e EJA eixos IV e V: 1.SEDE; 2.POÇOS; 3.TIQUARA; 4. LAGE DOS NEGROS; 5.BREJÃO DA CAATINGA; 6.SALITRE; 7.TUIUTIBA. Serão premiadas as 03 (três) melhores produções de cada região, para a realização da etapa final do Festival. – Nas Regiões – FASE REGIONAL;

FASE 3

 Acontecerá a etapa final do Festival, com as três melhores produções da fase regional, somando assim 21 (vinte e uma) produções finalistas. Nessa etapa, oportunizará as pessoas da comunidade, que se destacam na música, literatura, arte, a expor seus dons artísticos, a fim de valorizar a cultura regional, desenvolver a autoestima dos artistas e incentivar a comunidade estudantil a participar ativamente no desenvolvimento das atividades escolares. - Na Sede – FASE FINAL.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Vinte e um finalistas apresentarão suas produções nesta sexta-feira (25), no auditório do Colégio Augusto Galvão a partir das 08h30, na final do III Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM), promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação do município.

O evento, que é aberto ao público, conta com a participação de estudantes da rede municipal de ensino, vindos de todas as regiões do município. Depois das 21 apresentações um grupo de jurados irá analisar os textos, no gênero Cordel, premiando ao final os três primeiros colocados que levarão 1 notebook, 1 tablete e 1 celular. Além dos três primeiros colocados, todos receberão um troféu de finalista e o certificado de participação do festival.  

Para finalizar o evento, será lançada a segunda edição da coletânea, contendo os textos produzidos e apresentados pelos alunos do II FALEM, realizado em 2016.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Cultura, promoveu no Polo da UAB uma oficina de teatro, expressão corporal e voz com os 21 finalistas do III Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM).

A oficina tem como objetivo deixar os alunos mais soltos no momento das apresentações, trabalhando a desenvoltura no palco, postura, entonação de voz, timidez, entre outros.

A final do festival será na próxima sexta-feira (25), com estudantes da sede e interior, na Concha Acústica da Praça Herculano Menezes.

 

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação