A quarta edição do Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM) já foi lançada nas escolas do município com o tema: ‘Os desafios dos cidadãos em ano de Copa do Mundo e Eleição’. Nesta primeira fase, os alunos realizaram a produção de leituras, a criação literária e a realização de saraus de acordo com o tema, em forma de cordel.

FASE 2

Realização dos 07 (sete) saraus das escolas municipais por região, que oferece o Ensino Fundamental II e EJA eixos IV e V: 1.SEDE; 2.POÇOS; 3.TIQUARA; 4. LAGE DOS NEGROS; 5.BREJÃO DA CAATINGA; 6.SALITRE; 7.TUIUTIBA. Serão premiadas as 03 (três) melhores produções de cada região, para a realização da etapa final do Festival. – Nas Regiões – FASE REGIONAL;

FASE 3

Acontecerá a etapa final do Festival, com as três melhores produções da fase regional, somando assim 21 (vinte e uma) produções finalistas. Nessa etapa, oportunizará as pessoas da comunidade, que se destacam na música, literatura, arte, a expor seus dons artísticos, a fim de valorizar a cultura regional, desenvolver a autoestima dos artistas e incentivar a comunidade estudantil a participar ativamente no desenvolvimento das atividades escolares. - Na Sede – FASE FINAL.

Vinte e um finalistas apresentarão suas produções nesta sexta-feira (25), no auditório do Colégio Augusto Galvão a partir das 08h30, na final do III Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM), promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação do município.

O evento, que é aberto ao público, conta com a participação de estudantes da rede municipal de ensino, vindos de todas as regiões do município. Depois das 21 apresentações um grupo de jurados irá analisar os textos, no gênero Cordel, premiando ao final os três primeiros colocados que levarão 1 notebook, 1 tablete e 1 celular. Além dos três primeiros colocados, todos receberão um troféu de finalista e o certificado de participação do festival.

Para finalizar o evento, será lançada a segunda edição da coletânea, contendo os textos produzidos e apresentados pelos alunos do II FALEM, realizado em 2016.

Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Cultura, promoveu no Polo da UAB uma oficina de teatro, expressão corporal e voz com os 21 finalistas do III Festival de Arte Literária Estudantil Municipal (FALEM).

A oficina tem como objetivo deixar os alunos mais soltos no momento das apresentações, trabalhando a desenvoltura no palco, postura, entonação de voz, timidez, entre outros.

A final do festival será na próxima sexta-feira (25), com estudantes da sede e interior, na Concha Acústica da Praça Herculano Menezes.