O currículo escolar é o que determina o que os alunos irão aprender ao longo dos anos escolares, tanto da Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, em todas as disciplinas. É um importante instrumento para os professores e, por isso, precisa refletir suas práticas pedagógicas, bem como as especificidades e necessidades de cada escola, seus alunos e da comunidade local.

O movimento de (re) elaboração curricular acontece em todo o país, impulsionado pela Base nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovada em dezembro de 2017, a BNCC é um referencial obrigatório que determina os direitos de aprendizagem dos estudantes de todo Brasil disciplina por disciplina.

Todas as redes, particulares e públicas, estão revendo os currículos locais à luz da BNCC e em regime de colaboração com os municípios, que podem ou não aderir ao currículo estadual. A participação de todos em sua construção, no entanto, é fundamental para garantir a diversidade local e dar unidade - e as mesmas oportunidades de aprender o que é essencial - para todos os alunos do território.

Em nosso estado, a construção do currículo também acontece em regime de colaboração e de forma participativa. A primeira versão do texto está em consulta pública e Campo Formoso irá participar e colaborar com a construção do currículo territorial, contribuindo nas consultas online, sugerindo organizando encontros formativos para mobilização e estudos da BNCC e informação sobre a rota/cronograma do Currículo com a participação das escolas, professores, secretaria e famílias.

MOBILIZAÇÃO

QUANDO: 29/09/18  2º DIA DE APROPRIAÇÃO DA BNCC NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (sábado letivo/ multiplicação da Formação nas escolas)

COMO? Encontro Formativo

QUEM PODE PARTICIPAR? Professores, equipes gestoras, alunos, pais etc.

ONDE? Unidades de Ensino

 

SOBRE A BNCC

Prevista no Plano Nacional de Educação e construída a partir de consultas públicas realizadas entre 2015 e 2017, a BNCC será referencial obrigatório para os currículos das redes públicas e particulares a partir de 2020. Ela determina quais são as aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de desenvolver na Educação Básica. Ao longo de 2018, as redes estaduais e municipais, em regime de colaboração, estão revendo seus currículos de acordo com a BNCC. Da mesma forma, materiais didáticos e a formação de professores devem ser alinhados ao que o documento determina.

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A Secretaria de Educação de Campo Formoso realizou na última sexta feira (13), o II Encontro Formativo: Alfabetização em língua portuguesa e matemática, destacando a leitura, escrita e oralidade nos Anos do Ensino Fundamental. O encontro teve como público alvo os mediadores de aprendizagem do Programa Novo Mais Educação (PNME), através das ações formativas do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

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Com o intuito de fortalecer a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano, a Secretaria de Educação de Campo Formoso realizou na última sexta-feira (23) o encontro do Programa Pacto pela Aprendizagem com a presença de equipe gestora.

O Programa UM PACTO PELA APRENDIZAGEM tem como uma das ações mais importantes o apoio à formação de professores do EFII, além de fomentar a constituição de políticas para este segmento, com orientações de acompanhamento, mecanismos de reconhecimento e incentivo. Para isso, o programa constitui-se dos seguintes eixos: Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos; Gestão Municipal; Avaliação Própria; Literatura e Formação do Leitor.

Além disso, apoiar as Escolas que ofertam Anos Finais na melhoria das práticas de gestão municipal, planejamento e acompanhamento pedagógico; Elevar a porcentagem de estudantes do 6º ao 9º ano no nível adequado de aprendizagem; Estimular a prática da leitura e formar leitores fluentes, aumentando o número de livros lidos por ano letivo; Reduzir o abandono, distorção idade/série e evasão no Ensino Fundamental II, aumentando a porcentagem de jovens que concluem a etapa na idade adequada.

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Cerca de 100 professores alfabetizadores e coordenadores participaram da Formação Continuada Intitulada: Diálogos e Reflexões da Prática  Docente, do Programa Pacto pele Alfabetização, na última sexta-feira (17), na Escola Integral Gilcina Carvalho. O evento é uma parceria entre o Governo do Estado e município.  

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Uma das principais ações promovidas por meio do pacto é a oferta de cursos de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas e os professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 3º ano). Em 2017, também puderam se inscrever os professores da educação infantil (pré I e II) e os articuladores e mediadores do programa Novo Mais Educação.

Para a realização desse evento, o estado oferece ao município um material pedagógico, acervo literário infantil, avaliação, treinamento e monitoramento.

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Esse mês de julho a Secretaria de Educação está com uma programação voltada para o Círculo I de Formação, direcionada para professores alfabetizadores e Coordenadores do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização. 

O evento é condição necessária para efetivar a meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), sendo realizado das 07h30 às 17 horas, nos seguintes dias e localidades:
10/07 – Escola Quilombola (Polo de Lage dos Negros)
11/07 – Escola José da Silva Nazário (Polo de Poços)
11/07 – Escola João Malta (Polo de Tuiutiba)
12/07 – Colégio Mul. Armando Trajano Maia (Polo Salitre)
13/07 – Escola Nestor Carvalho (Polo de Tiquara)
14/07 – Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Polo Brejão da Caatinga)
15/07 – Polo UAB (Polo da Sede)

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