As inscrições do programa federal Garantia Safra edição 2018-2019 iniciam nesta quinta-feira (19) em Campo Formoso. Os agricultores devem se inscrever na Secretaria da Agricultura, localizada no Centro Administrativo (antigo Mercado Velho), levando documentos pessoais e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), das 7h30 às 14h. Para mais informações o agricultor pode procurar as entidades que prestam assistência rural como Fetraf, Irpaa, Feme e Idesa .

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

Com o objetivo de oferecer subsídios ao homem do campo que vem de consequentes perdas na safra agrícola, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, informa aos beneficiários do Garantia-Safra que o pagamento de 2016/2017 já está disponível para saque nas Casas Lotéricas e Caixa Econômica Federal.

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, entre outros, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, informa que os boletos para o pagamento do Garantia Safra pelos agricultores ainda estão disponíveis. O valor de R$ 8,50 deve ser pago até o próximo dia 20 de dezembro em qualquer casa lotérica. Os boletos para pagamento estão disponíveis de 8h às 17h, no Instituto CACTUS e FEME (Lage dos Negros); IDESA (São Tomé) e na sede do município:

- Nomes que iniciam com as letras A,B,C e D (Sindicato dos Pequenos Produtores de Campo Formoso);

- Nomes que iniciam com as letras E,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O e P (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, localizado no antigo Mercado Velho);

- Nomes que iniciam com as letras Q,R,S,T,U,V,W,X e Z (SINTRAF, localizado na Praça Dr. José Gonçalves).

O seguro Garantia Safra beneficia famílias agricultoras que vivem em municípios do semiárido brasileiro. Participam do programa os agricultores que plantam entre 0,6 a cinco hectares de arroz, feijão, milho, algodão ou mandioca, em área não irrigada, e que tenham renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio e excluídos os benefícios sociais como aposentadoria e Bolsa Família.

A seleção dos agricultores inscritos é feita eletronicamente, por meio do sistema de gerenciamento do Garantia-Safra, uma classificação dos inscritos que leva em consideração critérios estabelecidos em normas. Com isso, é gerada uma “Lista de Selecionados”, que deve ser homologada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), após verificar se todos os nomes que constam da lista são realmente agricultores familiares e se as informações relativas à renda e a outros critérios de participação estão corretas.

A Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo, informa que os boletos para o pagamento do Garantia Safra pelos agricultores já estão disponíveis. O valor de R$ 8,50 deve ser pago até o próximo dia 30 de novembro em qualquer casa lotérica.

As inscrições do programa federal Garantia Safra edição 2017-2018 seguem até o dia 20 de setembro em Campo Formoso. Os agricultores devem se inscrever na Secretaria da Agricultura, Sintraf ou em entidades que prestam assistência rural como Fetraf, Irpaa, Caactus e Feme levando documentos pessoais e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap). O valor do seguro permanecerá em 5 parcelas de R$ 170.

Importante: 625 dos 702 agricultores que no primeiro semestre deste ano tiveram dificuldades para sacar o benefício correspondente à edição 2015-2016, por conta de pendências, vão receber o valor a partir do próximo dia 19.