A Prefeitura de Campo Formoso deu um presentão de Natal para nove gestantes acompanhadas nas Unidades de Saúde do município: um book fotográfico na Fonte da Antonica feito pelas lentes do fotógrafo Carlos Alberto Júnior. A ação fez parte da 5º Semana do Bebê, que aconteceu em novembro. Participaram dos ensaios moradoras das comunidades de Tiquara, São Tomé, Brejão da Caatinga, Caraíbas, Poços e bairro São Francisco.

Vale lembrar que elas foram escolhidas através de sorteio! Os critérios para participação eram:

- Estar no 3º trimestre de gestação;
- ter no mínimo cinco consultas de Pré-Natal;
- Ter participado de palestra na Unidade ou grupo de gestantes recentemente;
- Vacinação em dia;
- Exames em dia.

Books completos, clique aqui!

Essa é mais uma ação de valorização da autoestima da mulher campoformosense!

Mamães de primeira viagem, e também as mães mais experientes participaram de oficinas sobre aleitamento materno realizadas em Brejão da Caatinga, Poços, São Francisco, Caraíbas, Tiquara, São Tomé e bairro São Francisco. A ação faz parte da 5º Semana do Bebê "Estratégias de Mobilização para a Importância dos Cuidados e Investimentos na 1º Infância", com programação até o dia 09 de novembro.

Durante os encontros, equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde ressaltaram sobre a importância do leite materno para a formação da criança, além de tirar dúvidas das mães relacionadas à gestação.

Se você quer um motivo para dar o peito, nós damos 10!

1. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê;
  2. Até os 6 primeiros meses de vida, o bebê não precisa de outro tipo de alimento, basta o leite materno;
  3. A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os 6 primeiros meses de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê;
  4. A digestão do leite materno é mais fácil. Isso diminui a chance do bebê sofrer com enjoos e cólicas.
  5. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio.
  6. Está comprovado que bebês alimentados só com o leite materno, nos 6 primeiros meses de vida, ficam menos sujeitos a alergias;
  7. O leite materno é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal;
  8. A amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto;
  9. Amamentar reduz o risco de câncer de mama e de ovários;
  10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho, tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.

A equipe da Unidade de Saúde da Família de Santo Antônio, com o apoio da Atenção básica da Secretaria de Saúde, reuniu as gestantes da localidade para fazer uma orientação sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida.

Durante o encontro foram abordados os benefícios do aleitamento para o bebê, importância da saúde bucal na gestação, mitos sobre o atendimento odontológico no período gestacional e a importância da amamentação e os cuidados com a Saúde Bucal do bebê na primeira infância. Além disso, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C com leitura do resultado na hora.