O trabalho não para! Local de muita circulação entre pedestres e ciclistas, a ciclovia da entrada da cidade está ainda mais iluminada e segura. Isso porque o outro lado da pista recebeu mais iluminação de led. Terminada esta etapa, a equipe segue para instalar a nova iluminação na avenida que liga a lateral da AC Veículos em direção à ponte do bairro Esplanada, nos dois sentidos.

Logo em seguida será a vez da iluminação de led ser implantada do início do asfalto de Poços ao trevo de entrada da Intercement, nos dois sentidos. Para finalizar essa etapa, a iluminação também chegará da Fazenda Recreio até a entrada do Brejo Grande, nos dois sentidos.

O trabalho não para! O Secretário de Infraestrutura de Campo Formoso, Valmir Ferreira se reuniu com o engenheiro Marcos Marton, da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, para fazer um levantamento da nova iluminação da cidade que vai acontecer em três etapas.

Confira: 1º - avenida que liga a lateral da AC Veículos em direção à ponte do bairro Esplanada (iluminação nos dois sentidos); 2º - do início do asfalto de Poços ao trevo de entrada da Intercement (iluminação nos dois sentidos). 3º - Fazenda Recreio até a entrada do Brejo Grande (iluminação nos dois sentidos).

O próximo passo é encaminhar esse levantamento para a Coelba, para que seja implantada a iluminação.

Prefeitura de Campo Formoso – Campo Formoso

Local de muita circulação entre pedestres e ciclistas, a ciclovia da entrada da cidade ficará ainda mais iluminada e segura nos próximos dias. Isso porque já foram iniciados os serviços preliminares como escavações para tubulações completando a iluminação que já existia do lado direito da via e iniciando o do lado esquerdo, que não recebeu iluminação na primeira etapa.

Até 2016, o local contava com acostamento estreito e inadequado e oferecia sérios riscos a vida de quem praticava atividades por lá. Sem falar na falta de iluminação, que era uma reivindicação antiga da população que sentia medo ao transitar pela via totalmente às escuras.

Em 2018, a gestão municipal deu início a obra de construção e requalificação do local, proporcionando um local digno para a prática de exercícios físicos ao ar livre.

A Praça Dr. José Gonçalves está nos ajustes finais para a sua reinauguração e, nesta semana, ganhou um toque especial: uma iluminação de LED.  Além de valorizar os traços arquitetônicos do ambiente, essa nova iluminação beneficia a população por gerar melhorias na qualidade de vida e na segurança, gera mais economia, é durável e eficiente e por ser luz fria (não possui radiação infravermelha e violeta), não atrai insetos.

Outro ponto que vale destacar é a taxa de falha bem menor apresentada pelas luminárias LED. Enquanto as luminárias em Vapor de Sódio atuais apresentam taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED será de até 1%.

A ideia é que com o passar do tempo, todas as praças do município recebam essa nova iluminação.

Melhorar toda a rede de iluminação pública da sede e do interior é uma das prioridades dessa gestão. Para suprir as demandas, que não são poucas, a Secretaria de Infraestrutura tem escalado as equipes para trabalhar nos turnos da manhã, tarde e noite.  Já foram mais de 1.450 lâmpadas substituídas de vapor de sódio para vapor metálico - que oferecem uma melhor luminosidade e tem a mesma duração das de vapor de sódio, que é em torno de 5 anos -, além de mais de 2 mil reparos em postes.

Veja os locais que já sofreram intervenções: Bairro Bosque Das Mangueiras, Guabiraba, São Francisco, Beco Do Achoco, Centro Cultural, Praça Castro Alves, Praça Dr José Gonçalves, Bairro Raulindo Saturnino, Rua Da Palha, Travessa Que Liga A Rodoviária A Vila Pernambucana, Barroca, Borges, Lagoa Do Toinho, Rancho Do Padre, Tuiutiba, Rancho Do Padre, Rego Do Adão e Sangradouro I E II.

Nova iluminação pública na sede do município; veja fotos

Canal direto com a população

As reclamações ou solicitações acerca de iluminação pública em Campo Formoso, que sejam de responsabilidade da prefeitura municipal, já podem ser comunicadas à Secretaria de Infraestrutura através do número 3645-1067. Além do canal telefônico, a população pode solicitar serviços diretamente na secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. A partir deste serviço, a comunidade poderá acionar a administração para resolver questões como lâmpadas apagadas de postes, trocas de kits de iluminação, entre outros. É importante ressaltar que no momento da solicitação ou reclamação, o cidadão precisa ter em mãos o endereço, acompanhado de um ponto de referência.

Para dar maior segurança, proporcionar o bem estar da população e deixar a cidade mais iluminada, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está instalando a nova iluminação em diversas vias da cidade. A população já percebe a diferença na ladeira da Praça Castro Alves que segue até a Vila Pernambucana; nas praças Herculano Menezes e dos Minérios; em toda a via que abrange desde o Colégio Maria Auxiliadora, Igreja Católica, Rua Quintino Bocaiúva, Praça 11 e Baixada da 12. Em breve, outros bairros também estarão de cara nova.

Aproximadamente 55 lâmpadas de vapor de sódio foram substituídas pelas luminárias de vapor metálico, transformando todos os espaços. As lâmpadas de vapor metálico oferecem uma melhor luminosidade e tem a mesma duração das de vapor de sódio, que é em torno de 5 anos.