Já pensou em ter no seu bairro um local onde os moradores possam cultivar plantas medicinais para consumo? Essa proposta está sendo implantada em Campo Formoso, no bairro Vila dos Sonhos, pela Secretaria de Saúde, por meio do NASF e agentes de saúde.

O objetivo do projeto Farmácia Viva é resgatar uma cultura que há muito tempo as pessoas têm deixado de lado, inserindo orientação profissional, para diminuir possíveis erros e intoxicações que acontecem no dia a dia. No final, as plantas usadas pela população e que tenham seus efeitos comprovados cientificamente viram remédios naturais e serão distribuídos.  IMPORTANTE:  esse projeto serve como um auxilio e não substituição de medicação.

O Projeto - A Farmácia Viva é um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade. Segundo o Ministério da Saúde, os fitoterápicos, aqueles feitos à base de plantas medicinais, são medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes. Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, esse tipo de remédio pode ser produzido a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados e têm várias diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.

A Escola Municipal Professora Maria do Carmo de Araújo Maia, funcionará, a partir de hoje, com a gestão compartilhada com a PM BA por meio do 54º Batalhão de Polícia Militar. A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (12) com a presença da prefeita, vereadores, secretários, policiais militares, alunos, pais e comunidade em geral.

Durante o evento, foi apresentada a nova metodologia implantada na unidade de ensino, pautada na disciplina, respeito e reconhecimento aos Profissionais da Educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, através da aquisição de habilidades e competências básicas do Ensino e aprendizagem.

“Lutei muito para que a gente conquistasse esse primeiro colégio de gestão compartilhada da Bahia. Tenho certeza que cada mestre aqui vai se esforçar para oferecer o melhor do ensino. Aproveitem essa oportunidade, em breve vocês serão presenteados com o fardamento completo! Quando passarem na rua, vão ser invejados por muita gente, viu? Escrevam o que estou dizendo. Agarrem essa oportunidade com força, para ter um futuro melhor!", disse a prefeita.

“Estou muito orgulhoso porque planejamos tudo com muito carinho: desde a escolha do colégio, corpo docente militar, fardamento, capacitação dos funcionários, até esse evento aqui, hoje. Reconheço que se não fosse a persistência da prefeita em trazer esse projeto inovador para Campo Formoso, isso não estaria acontecendo. E estou esperançoso que a realidade que a gente vê na cidade hoje, vai ser transformada através da educação”, comentou o Major Mascarenhas.

Segundo a diretora da Escola, Anália Freire, essa semana será de adaptação tanto para professores, quanto para alunos. “A partir de amanhã, todos os alunos já devem vir para a escola com calça jeans, blusa branca, cinto e sapato fechado. Não será permitido uso de celular, além do uso de qualquer adereço que não faça parte do fardamento militar. Na quinta-feira (15), já acontecerá o corte de cabelo tradicional da PM para os meninos, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As meninas, porém, usarão coque no cabelo”, explicou.

Essa gestão compartilhada traz uma série de mudanças que vão contribuir na formação dos estudantes, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] da escola.