O Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Universidade Aberta Do Brasil (Uab) ganhou uma nova sede nesta sexta-feira (15), em Campo Formoso. A partir de agora, ele passa a funcionar no espaço que abrigou, por muitos anos, o Colégio Araguacy Gonçalves. Participaram do evento de inauguração a prefeita, vice-prefeito, secretários, vereadores, o secretário de educação à distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Francisco Ricardo Duarte e população em geral.

Atualmente, o Polo oferece os cursos de Mineração e Meio Ambiente (UFRB), Gestão Pública (UFBA), Graduação em Formação Pedagógica em Física, Educação Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas e Artes. Em 2018, novos cursos serão oferecidos.

A Universidade Aberta do Brasil é um Sistema Integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para a população que têm dificuldade de acesso à formação universitária meio do uso da metodologia da Educação a Distância.
O Sistema Uab foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de Junho de 2006, para "O Desenvolvimento Da Modalidade De Educação A Distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no país".

Em Campo Formoso, o Polo UAB foi implantado em 2010 e funcionava nas instalações do antigo Mercado Velho.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Proporcionar saúde com dignidade para a população tem sido prioridade de 2017 em Campo Formoso. Nesse sentido, foi inaugurada na última terça-feira (12) a Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Ribeiro de Sousa, no bairro Alto do Cruzeiro, que vai beneficiar tanto os moradores do local, quanto os da Vila Encantada, Raulindo Saturnino e Barro Amarelo. Participaram do evento a prefeita, vice-prefeito, secretários, vereadores, a família de Dona Maria de Lourdes e a população em geral.

A nova UBS possui equipe médica qualificada, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários. Ela é dotada de estrutura completa com consultórios médicos, odontológicos, farmácia, sala de vacinação, procedimentos, esterilização, expurgo, almoxarifado, observação, enfermagem, depósito, área de estacionamento e banheiro adaptado para deficientes físicos.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A segunda etapa da Praça Dr. José Gonçalves foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (07), com a presença da prefeita, vice-prefeito, vereadores, secretários, moradores, imprensa e a população em geral. O local foi totalmente reconstruído e ganhou novo piso, arborização, bancos, iluminação de led, um parquinho para crianças e receberá, em breve, uma academia de saúde.

Seu Josa Veras, um dos moradores mais antigos do local, fez questão de mostrar a satisfação em ver tamanha mudança. “Isso aqui não é para o lado A ou B, não, É para todo mundo! Estou muito feliz porque a cada dia que passa, estamos vendo que Campo Formoso está no rumo certo, recebendo o carinho e atenção que há muito tempo não se via”, ressaltou.

Construída em 1930, a Praça Dr. José Gonçalves, mais conhecida por Rua Do Cais, foi a primeira Praça de Campo Formoso, onde até hoje abriga as casas mais antigas da cidade. Foi lá que aconteceu uma das primeiras feiras livres do município e, na década de 70, recebeu a famosa micareta que animava a população.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

A noite da última quinta-feira (30) foi histórica em Campo Formoso, após seis anos sem utilidade, a Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça 11, ganhou três quiosques novinhos e um canteiro para ninguém colocar defeito, dando maior visibilidade ao bairro e gerando emprego e renda.  Participaram do evento a prefeita, vice-prefeito, o Deputado Estadual Adolfo Menezes, secretários municipais, vereadores, imprensa e a população em geral. A partir de agora, a população ganha mais um espaço de lazer com um ambiente mais agradável e de ótima qualidade.

Por muitos anos, a Praça Getúlio Vargas funcionou como um espaço de eventos, sendo palco principal dos festejos de Santo Antônio, padroeiro do município. Por lá, se apresentaram desde bandas regionais a nacionais, como Aviões do Forró, Calcinha Preta, Calypso e tantas outras que deixavam o local sempre lotado. Em 2011, a festa precisou ser transferida para a Praça de Eventos Fernando Mendes, por determinação do Ministério Público, já que o local não comportava mais o grande número de pessoas.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Mais um espaço para beneficiar a população foi inaugurado na última sexta-feira (06), em Campo Formoso. Trata-se do primeiro Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar, localizado no Bairro São Francisco, que vai funcionar a partir da próxima segunda-feira (09) recebendo inscrições para quem quiser fazer atividades físicas, dança de salão, aula de canto, cursos de alfaiataria, costura, crochê e muitos outros serviços tudo de forma gratuita.  O espaço conta com um amplo salão para realização de atividades artísticas, sala de costura e alfabetização.

O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a população em geral. Para abrilhantar esse momento especial, os grupos de idosas de Tuiutiba e as mães dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da sede fizeram uma apresentação especial para o momento. 

Na ocasião, a prefeita assinou a ordem de serviço para a reforma de 55 escolas da sede e interior juntamente com os secretários de Infraestrutura e Educação e o representante da JNS Engenharia vencedora da licitação para as obras. 

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

A quinta-feira (14) foi dia de festa para a população de Campo Formoso com a inauguração da primeira Casa dos Conselhos do Município. Estiveram presentes no evento a prefeita, vice-prefeito, o Deputado Adolfo Menezes, colaboradores, representantes da sociedade civil, secretários, vereadores, os presidentes do conselhos e a equipe de coordenação do espaço. A partir de agora, o município terá um local específico para que tanto a sociedade civil quanto os representantes governamentais, trabalhem na fiscalização, acompanhamento e promoção das políticas públicas pertinentes ao seguimento de cada conselho. 

Os Conselhos gestores são resultado das lutas da sociedade civil pela elaboração e implementação de políticas públicas relativas aos direitos sociais, estabelecidos na Constituição Federal. Formados por membros do poder público e da sociedade civil, funcionam nos âmbitos federal, estadual e municipal como responsáveis pela formulação e controle das políticas públicas.

Saiba quais são os Conselhos que atuam no município:

 - Conselho Municipal de Assistência Social;

 - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

 - Conselho Municipal da Juventude;

 - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

 - Conselho Municipal de Alimentação Escolar;

 - Conselho Municipal do Fundeb;

 - Conselho Municipal  de Educação;

 - Conselho Municipal de Saúde;

 - Conselho Municipal de Cultura;

 - Conselho Municipal de Meio Ambiente;

 - Conselho Municipal de Agricultura.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

Na próxima quinta-feira (14), às 17h, a Prefeitura de Campo Formoso irá inaugurar a primeira Casa dos Conselhos do Município, localizada na Rua Cândido Ribeiro Peralva (esquina com o Centro Médico Campo Formoso. O espaço irá zelar pela defesa dos direitos dos cidadãos. É um local específico para que tanto a sociedade civil quanto os representantes governamentais, , trabalhem na fiscalização, acompanhamento e promoção das políticas públicas pertinentes ao seguimento de cada conselho. 

Saiba quais são os Conselhos que atuam no município:

 - Conselho Municipal de Assistência Social;

 - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

 - Conselho Municipal da Juventude;

 - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

 - Conselho Municipal de Alimentação Escolar;

 - Conselho Municipal do Fundeb;

 - Conselho Municipal  de Educação;

 - Conselho Municipal de Saúde;

 - Conselho Municipal de Cultura;

 - Conselho Municipal de Meio Ambiente;

 - Conselho Municipal de Agricultura.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação

 

Depois do Centro de Reabilitação, Caps e Marcação Municipal, na última quinta-feira (27) foi a vez das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente serem inauguradas. O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a comunidade. As duas secretarias agora funcionam no mesmo local, com estrutura totalmente reformada, móveis novos e uma organização técnica e de espaço que há anos Campo Formoso não via. 

Esse local foi no passado motivo de questões judiciais e muitos comentários negativos, devido  a má utilização dos recursos públicos na sua construção destinada ao funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores. Em 2009, a então presidente da Câmara Sra Sandra Madaly, conseguiu aprovar junto aos vereadores daquela época a transferência do imóvel para a prefeitura que instalou de forma improvisada a antiga secretaria de obras. 

Prefeitura de Campo Formoso  - Cidade em Transformação

A semana do aniversário de 137 anos da cidade está movimenta! Depois de mais um encontro do PPA, nesta quarta-feira (26) foi a vez da atual gestão entregar à comunidade as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O evento contou com a presença da prefeita, vereadores, secretários, pacientes e equipe gestora.  

De 2009 a 2012, o serviço atuava com uma equipe mínima de profissionais, hoje ela é formada por uma terapeuta ocupacional que assume a coordenação, uma assistente social, duas enfermeiras, 2 psicólogos, um médico psiquiatra, 01 farmacêutico, duas oficineiras, 01 cozinheira, duas auxiliares de serviços gerais, 01 recepcionista, 02 auxiliares administrativas, 01 técnica de enfermagem, 01 vigilante, totalizando: 18 profissionais. A equipe realiza o trabalho de acolhimento adulto/criança e adolescente; atendimento individual e familiar pelo serviço social; suporte psicoterápico; avaliação psiquiátrica; visita domiciliar; suporte de enfermagem; dispensa de medicação; orientação familiar; oficina de música; plantonista do dia, entre outros.

O CAPS

O Caps é um serviço especializado em saúde mental da ordem da média e alta complexidade dentro da assistência em saúde, e é responsável por acolher a demanda de casos de transtornos mentais graves e persistentes (a exemplo de depressão, esquizofrenia, transtorno do espectro autista), além de problemas decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas, onde apresentam um nível de sofrimento psíquico intenso onde a realização de atividades do cotidiano são prejudicadas.

Prefeitura de Campo Formoso - Cidade em Transformação